Questões de Engenharia Naval

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Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.

O valor da profundidade requerida pela embarcação-tipo no canal de acesso portuário pode ser considerado como um somatório que inclui aspectos relacionados à maré local, efeitos de onda, variação da densidade da água, entre outros

  • C. Certo
  • E. Errado

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.

Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.

Em canais de acesso de mão dupla, deve-se considerar uma largura adicional entre as faixas de manobra, que leva em conta a redução da interação hidrodinâmica navio-navio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 21 a 23

 

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

Com base nas especificações técnicas do veículo referido no texto, é correto concluir que

  • A.

    o motor do veículo aspira, a cada ciclo, 2,0 litros de mistura ar-combustível em cada cilindro.

  • B.

    o volume total deslocado pelo pistão entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior somado ao volume da câmara de combustão de cada cilindro corresponde a 2,0 litros.

  • C.

    o volume de mistura ar-combustível aspirado a cada ciclo, em cada cilindro, multiplicado pelo número de cilindros é igual a 2,0 litros.

  • D.

    a soma dos volumes das quatro câmaras de combustão é igual a 2,0 litros.

Texto para as questões de 21 a 23

 

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de

  • A.

    0,7 CVAN -1 Am -1 de torque.

  • B.

    7 CV por válvula.

  • C.

    28 CV por cilindro.

  • D.

    56 CV por litro.

Texto para as questões de 21 a 23

 

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

Considere que, durante o seu funcionamento, o motor citado no texto tenha apresentado aquecimento excessivo. Entre as possíveis causas desse problema, encontra-se

  • A.

    o travamento, na posição aberta, da válvula termostática do motor.

  • B.

    a remoção da válvula termostática do motor.

  • C.

    o funcionamento ininterrupto do eletroventilador.

  • D.

    a falta de solução arrefecedora no respectivo sistema.

Em relação aos vários tipos de bombas hidráulicas existentes no mercado, assinale a opção correta.

  • A.

    No interior de bombas volumétricas, o fluido ocupa e desocupa, de forma sucessiva, espaços com volumes conhecidos. Essas bombas são também denominadas bombas de deslocamento positivo, pois o movimento geral do fluido se dá na mesma direção das forças a ele transmitidas.

  • B.

    Em bombas centrífugas radiais puras, o movimento do fluido ocorre paralelamente ao eixo de rotação.

  • C.

    Bombas de engrenagens, de lóbulos e de palhetas são classificadas como centrífugas de fluxo misto, pois o movimento do fluido ocorre em direção inclinada, também chamada de direção diagonal, ao eixo de rotação.

  • D.

    Bombas peristálticas apresentam baixa vazão e são tipicamente utilizadas em aplicações que requerem dosagens intermitentes. Sua forma de construção, porém, torna o fluido bombeado sujeito a contaminação externa, o que impede o seu emprego em aplicações que requerem transporte asséptico de fluidos.

A norma NB-54R da ABNT estabelece um padrão de cores para identificar tubulações industriais. De acordo com essa norma, tubulações por onde circulam ácidos devem ter cor

  • A.

    amarela.

  • B.

    laranja.

  • C.

    verde.

  • D.

    vermelha.

Válvulas em que o acionamento é manual ou por meio de dispositivo elétrico, pneumático ou hidráulico, cuja função é promover a abertura e o fechamento total da passagem de fluidos em tubulações industriais, são denominadas válvulas

  • A.

    de regulagem.

  • B.

    de controle.

  • C.

    de bloqueio.

  • D.

    unidirecionais.

Quadros de comando, controle e proteção agregam um conjunto de dispositivos eletromecânicos destinados a permitir a manobra e a proteção de circuitos elétricos. Um dos dispositivos de manobra mecânica, de operação não-manual, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive sobrecargas de funcionamento previstas, denomina-se

  • A.

    disjuntor.

  • B.

    chave-piloto.

  • C.

    interruptor.

  • D.

    contator.

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