Questões de Engenharia Naval do ano 2009

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Quando vazia, uma balsa de transporte de óleo de comprimento C, altura H e largura L, ilustrada na figura I acima, flutua em água — cuja densidade é PA — com calado D. Essa balsa é enchida com óleo de densidade PO até a iminência de afundar, conforme ilustrado na figura II.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Na condição mencionada, a máxima quantidade de óleo que pode ser colocada na balsa corresponde ao caso em que a altura da superfície do óleo posto na balsa em relação à base da balsa é dada por .

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o escoamento de um fluido incompressível, cujo campo de velocidades é dado por   julgue os itens subsequentes.

O campo de velocidades é válido, porém o escoamento é não-permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o escoamento de um fluido incompressível, cujo campo de velocidades é dado por   julgue os itens subsequentes.

O escoamento é irrotacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Casco é o corpo da embarcação sem mastreação ou equipamentos acessórios. A principal característica da forma de um casco é a existência de um plano de simetria que passa pelo eixo da quilha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O metacentro transversal é o centro de curvatura do lugar geométrico dos centros de carena para pequenos ângulos de banda. Assim, a altura metacêntrica é a distância vertical entre o centro de carena e o metacentro transversal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Em navios graneleiros, a carga de grãos pode se deslocar, produzindo banda permanente. A embarcação que transporta essa carga deve incorporar, em sua estrutura, condições para atenuar o possível deslocamento de carga. Complementar o carregamento dos porões com sacos contendo grãos é uma estratégia eficiente para evitar o deslocamento da carga.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Existem critérios de estabilidade intacta e em avaria regulamentados por órgãos internacionais ou nacionais, como IMO e Norman, que servem como parâmetros para a avaliação do comportamento de uma embarcação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Durante as operações de salvamento, os tanques do navio acidentado devem ser mantidos parcialmente cheios para que a ação da superfície livre interceda em favor da estabilidade da embarcação. Manter esses tanques totalmente cheios comprometeria a flutuabilidade e favoreceria o emborcamento do navio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O caimento, diferença de calado entre a vante e a ré, é um fator importante na docagem. O caimento deve ser à popa, enquanto o picadeiro de rotação deve ser posicionado à proa.

  • C. Certo
  • E. Errado
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