Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são:
planejar, executar, verificar e atuar corretivamente.
planejar, programar, executar e verificar.
planejar, gerenciar, verificar e atuar corretivamente.
gerenciar, planejar, executar e atuar corretivamente.
programar, planejar, gerenciar e verificar.
O chapeamento das anteparas estruturais de um navio é reforçado através da colocação de perfis dispostos verticalmente, denominados
borboletas
escoas
prumos
travessas
vaus
Para amortecer a amplitude do movimento de balanço de um navio, são utilizadas, perpendicularmente ao seu casco, na altura da curva do bojo, no sentido longitudinal e em ambos os bordos, peças estruturais denominadas
bolinas
buchas
vigias
verdugos
pés de galinha
Um dos tratamentos térmicos mais importantes, utilizados em ligas de aço, é a têmpera. Esse tratamento tem como inconveniente a geração de tensões internas no material, em grande intensidade, que exigem um outro tratamento térmico corretivo posterior, que é a(o)
austêmpera
normalização
endurecimento
recozimento
revenido
O projeto de uma embarcação prevê a substituição do aço empregado na construção do convoo e da superestrutura por uma liga de alumínio naval. Essa medida visa, essencialmente, a
aumentar o peso e a reduzir a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.
aumentar o peso e a aumentar a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.
reduzir o peso e a reduzir a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.
reduzir o peso e a aumentar a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.
reduzir o peso e a manter a posição vertical do centro de gravidade da estrutura.
A propriedade segundo a qual um metal acumula energia quando sofre deformação elástica, retornando à sua forma original após aliviar-se dessa energia, é denominada
ductilidade
dureza
fluência
resiliência
tenacidade
O sistema de construção transversal de um navio é caracterizado por apresentar muitos reforçadores
leves, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal.
leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal.
leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção transversal.
pesados, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção longitudinal.
pesados, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção transversal.
No sistema de construção longitudinal, diversos elementos estruturais são responsáveis por proporcionarem resistência longitudinal da viga navio. Um elemento que contribui para essa resistência é a(o)
caverna
escoa
hastilha
quilha
vau
No processo de fabricação da estrutura de um navio, são utilizados diferentes tipos de desenhos. Aquele que apresenta, de forma simplificada, todas as chapas que compõem o casco do navio é denominado plano de
arranjo geral
capacidade
expansão do chapeamento
perfil estrutural
seção mestra
1 e 2
1 e 3
3 e 2
4 e 2
4 e 3
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