Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Em geral, podem ser encontrados diferentes tipos de leiaute. Assim, na seção de corte de chapas e montagem de painéis, usa-se o leiaute por processo ou funcional, ao passo que, na seção de shot-blasting, utiliza-se o leiaute por produto.
Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de conveses, podem ser usados os sistemas transversal e longitudinal. O sistema longitudinal é adequado para conveses resistentes de navios de carga seca com comprimento superior a 120 m.
Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de petroleiros, usam-se espaços entre tanques de óleo vegetal, óleo mineral, óleo lubrificante, água doce, entre outros para evitar riscos de contaminação. Para esses espaços, chamados de COFERDANS, é correto utilizar praças de bombas e tanques de lastro.
Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. Seções de vigas primárias podem ser soldadas, principalmente no caso de módulos pequenos.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. No contrato de afretamento de navio por tempo, o afretador recebe a embarcação armada e fica responsável pelo pagamento do aluguel, dos gastos de combustível, da remuneração dos tripulantes e das despesas portuárias.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. A arqueação bruta (AB) corresponde ao peso que o navio pode transportar, incluídos carga, combustível, lubrificantes, aguada, sobressalentes e mantimentos.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Graneleiros de menor porte, usualmente, são dotados de equipamentos de bordo para movimentação de carga, pois é comum esses navios freqüentarem portos desprovidos de guindastes adequados para efetuar operações de carga e descarga.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Navios petroleiros modernos, empregados no transporte de óleo cru, apresentam, usualmente, formas cheias, casco duplo, arranjo com máquinas e superestrutura localizadas a ré e baixas velocidades, normalmente entre 14 e 16 nós.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.
Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.
No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.
A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...