Lista completa de Questões de Engenharia Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
catagênese ocorre na fase inicial de maturação da matéria orgânica, quando há formação de metano, por processos abióticos e por decomposição bacteriana da matéria orgânica.
catagênese ocorre nas condições existentes no campo C da figura, sendo a fase final de maturação da matéria orgânica, quando inicialmente é gerado o gás e, posteriormente, o petróleo.
metagênese ocorre na fase final de maturação da matéria orgânica, como ilustrado no campo C, que culmina com a formação da grafita.
metagênese ocorre sob condições de baixa temperatura e pressão, gerando principalmente hidrocarbonetos com alta razão hidrogênio/carbono, conforme as condições existentes no campo A da figura.
liberação de metano, dióxido de carbono e água ocorre durante a diagênese sob as condições ilustradas no campo B da figura.
Para que ocorra uma redução de 50% da concentração inicial nessa reação, é necessário um volume inicial de 20L
a migração primária é o deslocamento do hidrocarboneto entre a rocha geradora e a rocha reservatório, como indicado pelas setas grandes e brancas na figura.
as acumulações de óleo e gás geralmente estão estratificadas, indicando que inicialmente o gás e posteriormente o óleo foram expulsos da rocha geradora.
a migração secundária entre a rocha geradora e a armadilha de acumulação de hidrocarbonetos só acontece após eventos de deformação que permitem a formação de novas rotas de migração de óleo e gás, como indicado pelas setas pequenas na figura.
a migração secundária dentro do reservatório promove a acumulação de óleo na armadilha.
com o soterramento progressivo e a maturação do querogênio há, inicialmente, a formação de óleo e, posteriormente, de gás, promovendo a migração primária do óleo e a migração secundária do gás em direção à armadilha.
Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens que se seguem.
O calor perdido é influenciado pela espessura do vidro. Assim, em outra janela com L1 + L3 = 5 mm e L3 = 2 L1, o calor perdido sofreria uma redução de 50%, em comparação com a janela mostrada na figura.
Diagênese refere-se a qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição, excluindo alteração superficial e metamorfismo. Com relação à diagênese, é característica do seu processo:
a conversão de rochas sedimentares em sedimentos inconsolidados ocorre sob a influência de alta pressão.
a cimentação de uma rocha ocorre na fase de soterramento profundo e sob a influência de altas temperaturas.
a redução de óxidos (ou hidróxidos) férricos pela matéria orgânica ou a expulsão da água em sedimentos lamosos impedem a diagênese dos sedimentos.
os sedimentos passam por cimentação, compactação, desidratação, recristalização, redução e dissolução diferencial.
os estágios diagenéticos precoces se iniciam sob temperaturas altas, devido, entre outras causas, à superposição de sedimentos mais novos.
Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens que se seguem.
O calor perdido nesse processo é igual a 400 W.
Analisando-se a sequência estratigráfica representada na figura ao lado, constata-se que a evolução dessa sequência é
de linha de costa transgressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao continente, passando por cima de sequências lagunares e de planícies de maré.
de linha de costa transgressiva onde o cordão arenoso migrou em direção aos depósitos de plataforma continental.
de linha de costa regressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao continente, passando por cima de sequências lagunares e de planícies de maré.
de linha de costa regressiva, onde o cordão arenoso litorâneo migrou em direção ao oceano, passando por cima de sequências lagunares e de planícies fluviais.
de um ambiente lagunar preenchido por sedimentos de leques aluviais das áreas proximais.
Suponha que um sistema de exaustão faça sucção de uma corrente de gás que escoa através de uma tubulação, como ilustrado no esquema da figura acima. No sistema, há um manômetro diferencial funcionando com pressão de vácuo de 2,5 cm de coluna de água. Tendo como base essas informações e considerando que a densidade do gás equivale a 1,25 kg × m-3, julgue os itens subsecutivos.
A vazão do ar na saída da tubulação é superior a
As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?
A maioria dos recifes é composta por corais e outros organismos menos conhecidos, como as algas, nos mares quentes atuais.
O mineral dolomita se forma como precipitado primário a partir da água do mar comum e poucos organismos secretam conchas desse mineral.
O processo diagenético da formação da dolomita, ocorre abaixo da profundidade de compensação do carbonato.
Os processos inorgânicos são os responsáveis pela formação dos estromatólitos recentes.
As rochas carbonáticas são abundantes nas regiões temperadas por causa da grande quantidade de cálcio e carbonato presentes nos organismos planctônicos.
Suponha que um sistema de exaustão faça sucção de uma corrente de gás que escoa através de uma tubulação, como ilustrado no esquema da figura acima. No sistema, há um manômetro diferencial funcionando com pressão de vácuo de 2,5 cm de coluna de água. Tendo como base essas informações e considerando que a densidade do gás equivale a 1,25 kg × m-3, julgue os itens subsecutivos.
A velocidade na saída da tubulação é igual a 20 m × s-1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...