Lista completa de Questões de Engenharia Química do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um tanque A (cilíndrico) descarrega água, por um orifício, para um tanque B, que, por sua vez, descarrega a água por um orifício. Supondo o sistema em equilíbrio, ou seja, tanto o nível do tanque A quanto o de B permanecem constantes. Determine o valor do coeficiente de velocidade do orifício do tanque B.
Dados:
g = 10m/s2
área da base do tanque A= 20m2
área da base do tanque B= 10m2
coeficiente de contração dos orifícios=0,6
área de cada orifício=0,1m2
coeficiente de velocidade de (CV) vazão do orifício do tanque A=0,97
CV = 19,4/2.
Faltam dados para determinar o coeficiente de velocidade de vazão do orifício do tanque B.
A produção de petróleo vem sempre acompanhada de gás e água. Uma das formas de medir a produção de um poço de petróleo é descarregá-la para um tanque cilíndrico, por um determinado tempo, e esperar de vinte e quatro a quarenta e oito horas para liberar todo o gás em solução. Determine a relação entre os volumes de água e óleo em função dos dados da figura a seguir.
Dados:
g = 10m/s2
Massa específica do óleo = 800 kg/m3
Massa específica da água = 1000 kg/m3
Área da base do tanque = 10m2
QA= volume de água
QO= volume de óleo
A figura a seguir mostra uma evolução cíclica de um gás no diagrama PV, onde, na abscissa, temos o volume (V) e na ordenada a pressão (P). Com este gráfico, podemos afirmar que:
o trabalho realizado pelo sistema independe da trajetória do processo no plano PV.
de acordo com a primeira lei da termodinâmica, a energia interna não é função de estado.
o processo A representa um trabalho positivo, e o B, um trabalho negativo.
a variação da energia interna do gás indo do estado 2 para o estado 1 e retornando ao estado 2 é zero.
o calor não é igual ao trabalho no ciclo fechado (2-1-2).
Qual tipo de metal deve ser usado nos equipamentos das refinarias para suportar acidez elevada de alguns tipos de petróleo?
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Uma das importantes utilizações do gás natural é como combustível para veículos automotores, que são uma das fontes de emissão de poluentes atmosféricos, prejudicando a qualidade do ar. Para os veículos leves fabricados a partir de primeiro de janeiro de 1997, os limites máximos para níveis de emissão de monóxido de carbono (CO) no escapamento foram determinados pela legislação em
2,0 g / Km.
0,2 g / Km.
0,6 g / Km.
0,03 g / Km.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considerando que a atividade de exploração, perfuração e produção de petróleo e gás natural se reveste de intenso dinamismo, e também para garantir a segurança na execução do projeto, é necessário que o empreendedor obtenha, junto aos órgãos competentes, a
licença prévia de perfuração.
licença do FUNDACENTRO.
licença do SESMT da Empresa.
autorização de produção para prospecção.
licença prévia de perfuração e a licença do FUNDACENTRO.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Nos estudos de um reservatório de petróleo ou gás natural, é fundamental o conhecimento das propriedades das rochas e dos fluidos nela contidos. A propriedade que mede a capacidade de uma rocha permitir o fluxo de fluidos é chamada de
porosidade.
corrosividade.
condutividade.
permeabilidade.
compressibilidade.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A corrosão conhecida como corrosão por pite, é um tipo que pode causar sérios danos a tubulações e equipamentos metálicos. Em relação a esse tipo de corrosão, indique a alternativa correta.
A corrosão por pite diminui significativamente a resistência à fadiga de um metal.
O pite é uma cavidade que apresenta um diâmetro significativamente maior que a sua profundidade.
A corrosão por pite ocorre principalmente em meios agressivos constituídos por ácidos nítrico e fosfórico.
A corrosão por pite é danosa ao material metálico principalmente porque causa grandes perdas de massa.
Em um ambiente fechado e na ausência de água, uma tubulação metálica revestida com um material que contém ions cloreto deverá apresentar corrosão por pite.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em relação aos métodos de proteção catódica contra a corrosão, é correto afirmar:
Na proteção catódica de uma tubulação de aço comum, através de corrente impressa, o eletrodo conectado à tubulação deve ser menos resistente à corrosão que o aço.
Em atmosfera marinha, para proteger catodicamente uma estrutura de aço inoxidável, é mais adequado utilizar anodo de magnésio em vez de anodo de alumínio.
O revestimento do aço inoxidável ferrítico com uma super liga de níquel é um exemplo de proteção catódica do aço inoxidável através de anodo de sacrifício.
A proteção catódica de uma tubulação de aço 1020, através de um revestimento de zinco, poderá ser realizada mesmo que a camada de zinco apresente fissuras.
Na proteção de tubulações enterradas em solos de elevada resistividade o método de proteção por anodo de sacrifício é mais eficaz que o de corrente impressa.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Uma tubulação exposta a uma atmosfera marinha, mesmo que seja de aço inoxidável austenitico 317L, que apresenta elevada resistência à corrosão, não está imune à corrosão sob tensão, devendo receber uma proteçao a mais.
Em relação à proteção contra a corrosão dessa tubulação, é correto afirmar:
A utilização de IVC (Inibidor Volátil de Corrosão) é uma medida eficaz para elevar a resistência à corrosão da superfície externa da tubulação.
O uso correto de inibidor solúvel de corrosão inibe a corrosão da superfície interna da tubulação somente se a temperatura do fluído for inferior a 100°C.
Se a temperatura externa da tubulação chegar a 200°C, uma solução adequada, para inibir a corrosão dessa superfície, é utilizar um revestimento de resina epóxi.
A fostatização da superfície externa da tubulação é suficiente para elevar significativamente a sua resistência à corrosão.
Na temperatura ambiente, o revestimento da superfície externa da tubulação com alumínio, através de aspersão térmica, deve elevar a sua resistência à corrosão sob tensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...