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No que se refere às atividades de fiscalização e auditoria exercida pelo poder concedente, com o objetivo de assegurar-se de que o concessionário está cumprindo integral e rigorosamente com as obrigações por ele assumidas nos termos do contrato e da legislação brasileira aplicável, no que diz respeito a operação segura, integridade das instalações e atendimento aos preceitos legais ligados à conservação e à proteção do meio ambiente, tem-se que
somente a ANP exercerá o acompanhamento e a fiscalização permanentes das operações realizadas na área da concessão, não podendo delegar a nenhum outro órgão esta atividade, conforme estabelecido na legislação.
o acesso à área da concessão e às operações em curso, aos equipamentos e instalações e aos registros, estudos e dados técnicos para fins de fiscalização deverá ser precedido de um cronograma aprovado previamente pelo concessionário.
para fins do acompanhamento e fiscalização, o concessionário fornecerá à equipe de fiscais transporte, alimentação, alojamento e demais serviços adequados nas locações, em igualdade de condições àqueles fornecidos ao seu próprio pessoal.
é vedado à ANP prestar qualquer tipo de assistência ao concessionário na obtenção das licenças, autorizações, permissões e direitos referidos, mesmo quando solicitada.
a ação ou omissão da ANP no acompanhamento e fiscalização das operações poderá excluir ou reduzir a responsabilidade do concessionário pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas.
C representa um fluido Newtoniano e o eixo y, um sólido elástico.
B representa um sólido elástico e A, um plástico.
A representa um plástico e B, um fluido Newtoniano.
A representa um fluido Não-Newtoniano e o eixo x, um fluido ideal.
A representa um fluido Newtoniano e C, um fluido ideal.
A União, detentora dos recursos minerais do subsolo brasileiros, introduziu, através da nova legislação do setor de petróleo e gás no Brasil, quatro novos tipos de compensações financeiras, inexistentes na legislação anterior, pela transferência a terceiros da exploração destas riquezas e dos respectivos frutos resultantes. Essas novas compensações financeiras são:
Tributos municipais, Bônus de assinatura, Participação especial, Pagamento pela ocupação ou retenção de áreas.
Bônus de assinatura, Participação especial, Pagamento pela ocupação ou retenção de áreas e Pagamento aos proprietários da terra.
Pagamento pela ocupação ou retenção de áreas, Royalties, Tributos Municipais e Bônus de Assinatura.
Imposto de renda, Participação especial, Pagamento pela ocupação ou retenção de áreas e Pagamento aos proprietários da terra.
Imposto de Renda, Pagamento aos proprietários da terra, Tributos Municipais e Bônus de Assinatura.
A exploração e a lavra das jazidas de hidrocarbonetos líquidos ou gasosos necessitam de prévio licenciamento ambiental, quando forem planejadas para áreas próximas a áreas indígenas. Articular-se com o órgão indigenista oficial, o qual emitirá orientações para o desenvolvimento das atividades, cabe à(ao)
ANP.
MME.
IBAMA.
Empreendedor.
Órgão Estadual de Meio Ambiente.
A legislação brasileira estabeleceu os requisitos técnicos, econômicos e jurídicos a serem atendidos pelos concessionários, para as operações das instalações de perfuração e produção de petróleo e gás natural, contendo as exigências de projetos quanto à proteção ambiental e à segurança industrial e das populações. Para isto foram criados uma estrutura regulatória denominada de Regime de Segurança Operacional, o Regulamento Técnico do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) e a Documentação de Segurança Operacional (DSO). A respeito desse tema, no Regime de Segurança Operacional, NÃO compete à ANP
realizar auditorias na instalação para verificação do funcionamento do SGSO.
realizar inspeções dos elementos críticos de segurança operacional das instalações.
realizar ações de injunção quando constatadas nãoconformidades com o Regulamento Técnico do SGSO.
elaborar a Documentação de Segurança Operacional (DSO) das instalações.
investigar acidentes ocorridos em cada instalação de perfuração e produção.
Um projeto de petróleo registrou os seguintes valores nominais num horizonte de 15 anos entre as fases de investimentos e operação: investimentos de R$ 100 milhões; custos operacionais e impostos de R$ 155 milhões e receitas de R$ 329 milhões. Após a elaboração do fluxo de caixa no horizonte previsto, e adotado o valor de 10% como a Taxa Média de Atratividade (TMA) da empresa, foram obtidos os valores de R$ 40 milhões para o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto e 18% para a Taxa Interna de Retorno (TIR). No relatório final do projeto foi também informado que, ao ser adotado o valor de 18% para a TMA, o novo valor encontrado para o VPL seria
Nulo
R$ 71,30 milhões
R$ 74,00 milhões
R$ 100,00 milhões
R$ 174,00 milhões
Dentre os vários critérios de avaliação econômica de um projeto, o Tempo de Retorno do Capital (Pay Back ou Pay Out) é o tempo onde a(o)
acumulação temporal das receitas brutas se iguala ao valor do investimento.
acumulação temporal dos lucros se iguala ao valor do investimento.
valor nominal das receitas brutas se iguala ao valor do investimento.
valor nominal das despesas se iguala ao valor do investimento.
valor da Taxa Interna de Retorno se iguala à Taxa Média de Atratividade.
II
III
I e o II
I e o III
II e o III
Pólos petroquímicos, como os da PQU (São Paulo), COPENE (Camaçari) e COPESUL (Triunfo), recebem de refinarias os seguintes insumos:
BTX e GLP.
propeno e eteno.
nafta e gases leves.
polímeros diversos.
gasóleos leve e pesado.
No refino de petróleo, a destilação atmosférica tem a finalidade de
separar o petróleo em três frações: leve, média e pesada, de acordo com o ponto de ebulição.
separar por flash gás combustível e incondensáveis.
produzir unicamente GLP, gasóleo para FCC e resíduo.
produzir derivados para subseqüentes tratamentos.
retirar água e sais do petróleo cru.
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