Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a legislação brasileira, específica para a medição do petróleo e gás natural, os pontos de Medição Fiscal devem localizar-se imediatamente após a instalação do sistema de
tratamento, para o caso das medições de petróleo.
transferência, para o caso das medições de petróleo.
separação primária, para o caso das medições de petróleo.
separação e condicionamento, para o caso das medições de gás natural.
condicionamento e processamento, para o caso das medições de gás natural.
Instruções: Utilize o texto a seguir para responder às questões de números 34 e 35.
Um processo industrial de fabricação de 1,5-diaminonaftaleno fornece, num dado estágio de fabricação, uma solução aquosa de 1,5-diaminonaftaleno contendo 3% desta base em massa. A recuperação do produto é feita por extração da solução aquosa em contracorrente com éter etílico (éter isento) contendo 1% de água em massa. O extrato etéreo contém 15% da base e 4% de água em massa. A fase aquosa extraída (refinada) encerra quantidade desprezível da base, mas contém 3% de éter em massa.
A porcentagem aproximada do éter utilizado contida na fase aquosa extraída (refinado) é, em %,
35
30
25
20
15
A regulamentação brasileira para a medição de petróleo e gás natural é aplicável a todos os sistemas de medição em linha ou em tanques destinados a medir, computar e mostrar os volumes de petróleo e gás natural. Em relação aos volumes medidos para as importações e exportações de petróleo e gás natural, essas medições estão ligadas à categoria de medição
fiscal
operacional
compartilhada
de apropriação
de transferência
Considere a figura abaixo.
Os mecanismos de reação observados na obtenção dos produtos preferenciais são, em I e II, respectivamente, as substituições
por radical livre e nucleofílica.
por radical livre e eletrofílica.
nucleofílica e por radical livre.
nucleofílica e eletrofílica.
eletrofílica e nucleofílica.
Dentre os procedimentos de aplicação de penalidades sobre as infrações das disposições legais e dos termos do contrato de concessão do segmento petróleo e gás no Brasil, a associação correta entre o tipo de penalidade e sua causa é
multa - deixar de entregar cópias dos dados e relatórios devidos, em decorrência de contrato de concessão nos prazos determinados.
advertência - deixar de notificar a descoberta de qualquer outro recurso mineral na área de concessão.
suspensão temporária do direito de participar de futuras licitações - quando a continuidade das operações estiver em desacordo com os planos e programas aprovados pela ANP ou ocasionar risco à integridade de equipamentos e instalações, risco de danos ao meio ambiente ou à saúde humana.
suspensão temporária, parcial ou total - praticar atos em prejuízo dos objetivos de licitação para outorga de contrato de concessão.
rescisão do contrato de concessão - se o concessionário ou qualquer dos seus integrantes for declarado falido, insolvente ou requerer recuperação judicial.
Em virtude de restrições locais e dispondo apenas de fio de platina, bórax e chama de um bico de Bunsen, desejase determinar qualitativamente duas amostras contaminadas por metais desconhecidos. A primeira amostra forneceu uma pérola azul, tanto em chama redutora quanto em chama oxidante. A segunda amostra forneceu uma pérola azul esverdeada em chama oxidante e vermelha em chama redutora. Os possíveis metais contidos nas amostras I e II são, respectivamente,
cobalto e cobre.
silício e bismuto.
bismuto e silício.
tungstênio e cádmio.
cádmio e ferro.
No que se refere às atividades de fiscalização e auditoria exercida pelo poder concedente, com o objetivo de assegurar-se de que o concessionário está cumprindo integral e rigorosamente com as obrigações por ele assumidas nos termos do contrato e da legislação brasileira aplicável, no que diz respeito a operação segura, integridade das instalações e atendimento aos preceitos legais ligados à conservação e à proteção do meio ambiente, tem-se que
somente a ANP exercerá o acompanhamento e a fiscalização permanentes das operações realizadas na área da concessão, não podendo delegar a nenhum outro órgão esta atividade, conforme estabelecido na legislação.
o acesso à área da concessão e às operações em curso, aos equipamentos e instalações e aos registros, estudos e dados técnicos para fins de fiscalização deverá ser precedido de um cronograma aprovado previamente pelo concessionário.
para fins do acompanhamento e fiscalização, o concessionário fornecerá à equipe de fiscais transporte, alimentação, alojamento e demais serviços adequados nas locações, em igualdade de condições àqueles fornecidos ao seu próprio pessoal.
é vedado à ANP prestar qualquer tipo de assistência ao concessionário na obtenção das licenças, autorizações, permissões e direitos referidos, mesmo quando solicitada.
a ação ou omissão da ANP no acompanhamento e fiscalização das operações poderá excluir ou reduzir a responsabilidade do concessionário pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas.
Instruções: Utilize a figura e o enunciado a seguir para responder às questões de números 38 e 39.
A figura abaixo representa um tanque de estocagem de uma substância. A alimentação desse tanque é feita pelo topo através de uma linha de 2" que virá do ponto de alimentação e tem uma válvula de bloqueio e válvula de bloqueio de emergência (EBV) que deverá ser acionada quando o nível estiver muito alto. A malha apresenta um transmissor de nível eletrônico com registro e alarme de nível alto no painel. Possui, ainda, uma chave de nível muito alto com alarme na sala de controle que deverá acionar a válvula de bloqueio de emergência. A linha identificada por LP 4000 (3") é a sucção das bombas que mandam o material para o processo.
Os instrumentos representados por 1, 2 e 3 são, respectivamente,
transmissor de nível (campo); chave de nível muito alto (campo) e alarme de nível muito alto (painel).
transmissor de nível (painel); chave de nível baixo (painel); alarme de nível muito alto (campo).
registrador de nível (painel); chave de nível muito baixo (painel); alarme de nível muito alto (campo).
registrador de nível (campo); chave de nível muito alto (campo); alarme de nível muito alto (painel).
transmissor de nível (campo); chave de nível muito baixo (campo); alarme de nível muito alto (painel).
Instruções: Utilize a figura e o enunciado a seguir para responder às questões de números 38 e 39.
A figura abaixo representa um tanque de estocagem de uma substância. A alimentação desse tanque é feita pelo topo através de uma linha de 2" que virá do ponto de alimentação e tem uma válvula de bloqueio e válvula de bloqueio de emergência (EBV) que deverá ser acionada quando o nível estiver muito alto. A malha apresenta um transmissor de nível eletrônico com registro e alarme de nível alto no painel. Possui, ainda, uma chave de nível muito alto com alarme na sala de controle que deverá acionar a válvula de bloqueio de emergência. A linha identificada por LP 4000 (3") é a sucção das bombas que mandam o material para o processo.
A substância contida no tanque FV 400 apresenta simbologia de identificação de risco recomendada pela NFPA (National Fire Protection Association). De acordo com esta representação, a substância armazenada no tanque apresenta as seguintes características:
risco de sérias lesões temporárias mesmo com tratamento médico imediato; não inflamável; material instável mas que não detona e que não reage violentamente com a água; permitido uso de água no combate ao fogo.
risco de irritação temporária mesmo com tratamento médico imediato; não inflamável; material instável mas que não detona e que reage violentamente com a água; proibido uso de água no combate ao fogo.
risco de sérias lesões temporárias mesmo com tratamento médico imediato; não inflamável; material instável mas que não detona e que reage violentamente com a água; proibido uso de água no combate ao fogo.
risco de sérias lesões temporárias mesmo com tratamento médico imediato; não inflamável; material instável mas que detona e que reage violentamente com a água; proibido uso de água no combate ao fogo.
risco de sérias lesões temporárias mesmo com tratamento médico imediato; inflamável; material instável mas que não detona e que reage violentamente com a água; proibido uso de água no combate ao fogo.
C representa um fluido Newtoniano e o eixo y, um sólido elástico.
B representa um sólido elástico e A, um plástico.
A representa um plástico e B, um fluido Newtoniano.
A representa um fluido Não-Newtoniano e o eixo x, um fluido ideal.
A representa um fluido Newtoniano e C, um fluido ideal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...