Lista completa de Questões de Engenharia Química da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Química - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Vasos cilíndricos ou esféricos são usados comumente na indústria como caldeiras ou reservatórios. A Bahiagás, uma grande empresa do ramo de distribuição de gás na Bahia, utiliza em uma de suas unidades vasos de pressão cilíndricos como reservatório de gás natural. O gás natural contido nos vasos está sob uma pressão de P = 2500 kPa. O material usado na fabricação do vaso de pressão é o aço estrutural A36, cuja tensão de escoamento média é Se = 250 MPa. Dados: a tensão circunferêncial
O coeficiente de segurança (n), utilizado pela Bahiagás, na fabricação dos vasos de pressão, sabendo-se que a espessura das chapas de aço é de t = 50 mm, e o diâmetro interno dos vasos é de d = 4 m, é:
n = 3
n = 2
n = 3.5
n = 1.5
n = 2.5
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Sobre os processos de fabricação de tubos, é correto afirmar que
I. os tubos com costura são fabricados por laminação de tiras ou chapas. As bordas da chapa são laminadas juntas, criando costuras que são extremidades soldadas.
II. os tubos sem costura são fabricados ao se laminar e perfurar uma barra sólida aquecida com um mandril (punção) de perfuração, chamado de processo Mannesmann.
III. os tubos com costura podem ser fabricados pelo processo de extrusão direta, na qual produz uma estrutura de grão refinado que resulta em resistência e ductilidade aumentadas.
IV. o processo de trefilação pode ser utilizado para alterar as dimensões e melhorar o acabamento tanto interno como externo de tubos.
V. os processos de fabricação comumente utilizados para fabricação de tubos são: fundição, extrusão e laminação.
Das afirmativas acima, está(ão) correta(s), apenas,
I, II, IV e V
I, II, III e IV
I, II, III e V
I, II e IV
I, II e V
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A falta de análise do problema faz com que a maioria das decisões gerenciais nas empresas brasileiras seja tomada pelo bom senso, experiência e feeling, contribuindo para a ocorrência de decisões equivocadas. O MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – estabelece uma seqüência de procedimentos lógicos, baseados em fatos e dados, que objetiva identificar a causa raiz (fundamental) de um problema.
Sobre o MASP, é correto afirmar:
O MASP não deve ser utilizado no Gerenciamento Interfuncional, pois os problemas prioritários da alta administração devem ser resolvidos pelo Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia.
O MASP difere do 5W1H, pois, enquanto aquele visa a solução de um problema, este visa garantir a perfeita satisfação das necessidades dos clientes a um preço que estes possam pagar.
O Gerenciamento Funcional (rotina do trabalho) tem, como objetivo, estabelecer as diretrizes estratégicas da empresa, definidas pela Unidade Gerencial Básica através do QC STORY.
O MASP difere do QC STORY, pois o primeiro analisa o problema, visando identificar a causa raiz e este consiste no relato histórico do problema.
O domínio e a elevada competência do MASP são condições essenciais para a implantação do Gerenciamento pelas Diretrizes.
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Os indicadores de performance são características numéricas sobre as quais é necessário exercer o controle (gerenciamento). Somente algo que é medido é gerenciado. O que não é medido está, portanto, sem controle. Sobre o gerenciamento desses indicadores, é correto afirmar que
os indicadores de performance que devem ser mantidos não precisam de gerenciamento.
para melhorar os indicadores, pode-se usar como ferramenta o PCDA (planejar, checar, executar e agir).
o gerenciamento dos indicadores é conduzido para manter os resultados atuais ou para melhorar estes resultados.
a utilização de itens de controle é menos eficiente para o gerenciamento do que os indicadores de performance.
em uma carta de controle, o LIC (limite inferior de controle) deve estar acima do LSC (limite superior de controle) para garantir um gerenciamento eficaz.
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