Lista completa de Questões de Engenharia Química da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tomando como base a análise de um ciclo de Carnot para refrigeração, pode-se demonstrar que o trabalho necessário cresce quando a temperatura da etapa isotérmica de absorção de calor (TA) diminui, aumentando quando a temperatura da etapa isotérmica de rejeição de calor (TR) aumenta. Nesse contexto, a potência usada na compressão para a absorção de uma taxa de calor Q é representada pela seguinte expressão:
Q[(TR TA)/TR]
Q(TR/TA)
Q(TR/TA) Q
Q(TA/TR)
(TA TR)/Q
menos seletivo que o S e irá produzir extratos mais pobres no soluto Q do que os rafinados.
menos seletivo que o S e irá produzir extratos mais ricos no soluto Q do que os rafinados.
mais seletivo que o S e irá produzir extratos mais pobres no soluto Q do que os rafinados.
mais seletivo que o S e irá produzir extratos mais ricos no soluto Q do que os rafinados.
tão seletivo quanto o S e irá produzir extratos com igual teor do soluto Q no extrato e no rafinado.
temperatura após a válvula será sempre inferior à temperatura antes da válvula.
razão V/L após a válvula será igual à razão V/L obtida na saída do vaso.
vazão de carga F, se aumentar, mantendo-se a pressão no vaso, mudará a razão V/L obtida anteriormente.
vapor será formado por expansão da mistura líquida que sai da válvula, quando essa mistura entra no vaso.
balanço de energia no sistema global é dado pela equação: FhF=VhV+LhL, desprezando-se a variação de energia cinética antes e após a válvula.
carga é alimentada na torre como vapor saturado.
razão de refluxo de operação é de 2,5.
razão mínima de refluxo é de 2,0.
razão L/V na seção de absorção da torre é de 5/3.
razão L/V na seção de esgotamento da torre é de 5/3.
No dimensionamento de colunas de destilação para misturas multicomponentes, métodos não rigorosos podem ser utilizados para uma primeira estimativa, usando o conceito de chave leve e chave pesado. Esses métodos estimam o número mínimo de estágios, a razão de refluxo mínima, a localização do prato ótimo e o número real de estágios para uma dada separação. A respeito desses métodos e dos conceitos envolvidos, sabe-se que o
método de Underwood estima o número mínimo de estágios, usando uma média das volatilidades relativas dos componentes entre o topo e o fundo da coluna, mas não considera vazão molar constante ao longo da coluna.
método de Underwood estima a razão mínima de refluxo, admitindo que a vazão molar e a volatilidade relativa entre o chave leve e o pesado sejam constantes, ao longo da coluna.
método de Fenske estima a razão mínima de refluxo, admitindo vazão molar constante ao longo da coluna.
método de Fenske estima o número de estágios teóricos ou a razão de refluxo, a partir do conhecimento da razão mínima de refluxo e do número mínimo de estágios.
componente chave leve é o mais leve e o chave pesado é o mais pesado entre os componentes presentes nessa mistura multicomponente.
Uma mistura de n-butano e n-pentano é obtida como líquido saturado em um vaso de topo de uma coluna de destilação, no qual a temperatura é 44 ºC e a pressão é 204 kPa. Considerando-se que sejam válidas as leis de Raoult e de Dalton e que as pressões de vapor dos hidrocarbonetos a 44 ºC sejam: n-butano = 420 kPa e n-pentano = 132 kPa, o percentual molar de n-butano na mistura líquida é
25%
30%
50%
70%
75%
Uma torre absorvedora com 2 metros de altura de leito recheado realiza uma separação correspondente a 5 estágios de equilíbrio. Nessa condição, o HETP desse leito recheado será
0,4 m
2,0 m
2,5 m
5,0 m
10,0 m
Pratos e recheios são internos de torres, sendo empregados para promover o íntimo contato entre as fases líquido e vapor numa torre de destilação. Para que os mesmos operem com uma eficiência adequada de transferência de massa, é preciso que as condições hidrodinâmicas da operação destes internos sejam adequadas. Comparando-se os diferentes tipos de pratos e recheios, sabe-se que
os recheios estruturados apresentam pior desempenho (eficiência de transferência de massa e capacidade) do que os recheios randômicos.
os pratos valvulados são menos sujeitos aos problemas de gotejamento (weeping) e arraste (jet flooding) do que os pratos perfurados.
entre os tipos usuais de pratos, aqueles dotados de borbulhadores são os que apresentam menor flexibilidade operacional.
entre os tipos usuais de pratos os perfurados são os menos sujeitos aos problemas de gotejamento (weeping) e arraste (jet flooding).
nos recheios randômicos o HETP é uma função diretamente proporcional ao tamanho nominal do recheio, não importando a sua dimensão.
ML−3
L−2
adimensional
L−2T2
ML−1T−2
Em relação ao comportamento reológico de fluidos, analise as proposições a seguir.
I - A viscosidade de um fluido sempre diminui com o aumento da temperatura.
II - Fluidos nos quais a tensão de cisalhamento não é proporcional ao quadrado da taxa de deformação são ditos fluidos não newtonianos.
III - Um fluido plástico de Bingham não escoa quando submetido a uma tensão de cisalhamento inferior a um determinado valor limite.
IV - Há fluidos não newtonianos nos quais a viscosidade aparente varia com o tempo.
São corretas APENAS as proposições
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...