Lista completa de Questões de Engenharia Química da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do processo de destilação destrutiva de substâncias carbonáceas, julgue os itens a seguir. Em uma refinaria de petróleo, os parâmetros produtivos independem da origem ou do produto a ser obtido.
A respeito do processo de destilação destrutiva de substâncias carbonáceas, julgue os itens a seguir. A desasfaltação a propano é um processo de separação, de natureza física, que gera como subproduto de extração o óleo combustível ultraviscoso.
A respeito do processo de destilação destrutiva de substâncias carbonáceas, julgue os itens a seguir. O processo de desaromatização a furfural, necessário para a produção de lubrificantes, é de natureza química e consiste na extração de compostos aromáticos polinucleados, com o emprego de furfural.
A respeito de craqueamento e hidrocraqueamento de petróleo, julgue os próximos itens. Diversas frações extraídas do processo de craqueamento catalítico do petróleo, incluídos o óleo leve e o óleo decantado, passam para a unidade de tratamento com dietilamina, seguido de tratamento cáustico para a remoção de H2S.
A respeito de craqueamento e hidrocraqueamento de petróleo, julgue os próximos itens. No craqueamento térmico ou catalítico, as reações da fase primária são endotérmicas, ao passo que as da fase secundária, que envolve isomerização, transferência de hidrogênio e condensação, são exotérmicas.
A respeito de craqueamento e hidrocraqueamento de petróleo, julgue os próximos itens. Os craqueamentos térmico e catalítico se diferenciam pelas pressões e temperaturas de trabalho: o processo catalítico apresenta maior rendimento em nafta e gás liquefeito de petróleo e o processo térmico produz maior quantidade de coque e gás combustível.
A respeito de craqueamento e hidrocraqueamento de petróleo, julgue os próximos itens. O coque pode ser formado pela reação de policondensação de aromáticos e de polimerização de olefinas. Essa reação de condensação é realizada via desidrogenação e desalquilação, com subsequente polimerização dos radicais livres formados.
Considerando a composição de lubrificantes, a natureza do óleo cru que lhes deu origem e o processo de refino, julgue os itens que se seguem. Para se determinar o melhor perfil de lubrificantes para o desempenho da função, deve-se considerar, principalmente, sua viscosidade e seu ponto de fulgor.
Considerando a composição de lubrificantes, a natureza do óleo cru que lhes deu origem e o processo de refino, julgue os itens que se seguem. Para conferir determinada característica aos lubrificantes ou melhorá-la, pode-se recorrer ao uso de aditivos como emulsificantes, biocidas, corantes, agente antidesgaste, melhoradores do índice de viscosidade e agentes de extrema pressão.
Considerando a composição de lubrificantes, a natureza do óleo cru que lhes deu origem e o processo de refino, julgue os itens que se seguem. O comportamento uniforme de um lubrificante em relação à viscosidade em condições de alta ou de baixa temperatura deve-se ao processo de alquilação que remove compostos aromáticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...