Questões de Engenharia Sanitária

Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os sistemas de tratamento de água para abastecimento urbano, é correto afirmar que:

  • A. A potabilização das águas naturais, para fins de abastecimento humano, tem como principal função adequar a água bruta afluente da estação de tratamento ao padrão de potabilidade vigente.
  • B. Em relação aos padrões de potabilidade a serem alcançados com o tratamento, estes são estabelecidos pela Portaria nº 518 de 2004, do Ministério da Saúde. Entre os padrões estabelecidos citam-se: turbidez (10 uT), cor aparente (25 uC) e pH (6,0 a 9,5).
  • C. A filtração direta é utilizada como única forma de tratamento para tratar pequenas vazões, quando a água apresenta reduzida turbidez, como águas subterrâneas, por exemplo, e quando se dispõe de grandes áreas.
  • D. A floculação consiste na desestabilização das partículas coloidais e suspensas, realizada pela conjunção de ações físicas e reações químicas. A eficiência desta etapa influencia o desempenho das etapas seguintes do sistema de tratamento de água.
  • E. A fluoretação tem o objetivo de inativar os micro-organismos patogênicos e os micro-organismos indicadores.

No que se refere às questões relacionadas ao saneamento básico, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O saneamento básico deve ser considerado como um conjunto de atividades que incluem o tratamento e o abastecimento de água, coleta e disposição de esgotos e resíduos sólidos, controle de vetores e drenagem urbana.
  • B. O saneamento básico é considerado como um importante indicador da qualidade de vida da população, já que sua existência acarreta mais conforto, melhor condições de saúde para os indivíduos e preservação da qualidade ambiental.
  • C. As doenças de transmissão feco-oral são aquelas ocasionadas pelo contato e/ou ingestão de alimentos ou água contaminada com fezes. Como exemplos deste tipo de doenças citam-se: malária e febre amarela.
  • D. As doenças relacionadas ao lixo e transmitidas por vetores são ocasionadas pelo contato dos vetores com ambiente contaminado e posterior disseminação ou transmissão de doenças cujos vetores são portadores.
  • E. As ações de saneamento básico refletem diretamente nas condições ambientais e, em consequência, no bem-estar humano, produzindo a redução da morbidade e da mortalidade.

Em relação aos sistemas de esgotos sanitários, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O sistema unitário apresenta como desvantagem, maior deposição de sólidos sedimentáveis e orgânicos no sistema coletor.
  • B. O sistema separador necessita de extravasores e as estações de tratamento de esgotos que recebem os esgotos coletados devem ser de maior porte, para suportarem a grande variação da carga hidráulica provocada pelas cheias.
  • C. O sistema estático é recomendado para residências isoladas ou grupos de residências não beneficiadas pelo sistema de rede de coleta de esgotos.
  • D. O sistema condominial consiste na implementação, no interior dos quarteirões, de uma faixa de domínio público onde são lançados os coletores de esgotos para atendimento aos domicílios.
  • E. O sistema unitário provoca poluição à jusante, quando os extravasores de cheia entram em funcionamento.

Em relação ao Estudo de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto Ambiental, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O estudo de impacto ambiental deverá contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
  • B. O estudo de impacto ambiental englobará o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, descrevendo e analisando os recursos ambientais e suas interações, de modo a caracterizar o meio físico, o meio biológico e o meio socioeconômico.
  • C. O estudo de impacto ambiental definirá as medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas, equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando sua eficiência.
  • D. O relatório de impacto ambiental conterá síntese dos resultados dos estudos de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto. E por se tratar de um resumo do EIA, o RIMA não precisa apresentar a descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação da atividade, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidência dos impactos.
  • E. O relatório de impacto ambiental deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se entendam as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.

Em relação à caracterização das águas residuárias, é correto afirmar que:

  • A. O conceito de vazão doméstica engloba, usualmente, os esgotos oriundos dos domicílios, atividades comerciais, institucionais e industriais, componentes de uma localidade sendo a coleta, o transporte e o tratamento de responsabilidade do poder público municipal.
  • B. A DBO considerada padrão, está associada à quantidade de oxigênio requerida pelos micro-organismos, após 20 dias, para estabilização bioquímica da matéria orgânica.
  • C. A DQO representa a quantidade de oxigênio requerida para estabilizar quimicamente a matéria orgânica carbonácea e o seu valor obtido em uma amostra, engloba o valor da DBO.
  • D. Os nutrientes nitrogênio e fósforo são causadores de poluição, quando lançados em grandes quantidades no meio aquático e não são necessários à estabilização biológica da matéria orgânica.
  • E. A presença do grupo de bactérias denominado coliformes totais, é indicativo de contaminação fecal no ambiente.

Em relação à drenagem urbana, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A macrodrenagem envolve bacias, geralmente, com maiores áreas onde o escoamento é composto pela drenagem de áreas urbanizadas e não urbanizadas.
  • B. O termo microdrenagem aplica-se em áreas onde o escoamento natural não é bem definido e, portanto, acaba sendo definido pela forma de ocupação do solo.
  • C. Em área urbana, a microdrenagem é determinada pelo traçado das ruas. O sistema de microdrenagem é composto por sarjetas, meio-fio, bocas-de-lobo, poços de visita, galerias circulares e, quando necessário, por estações elevatórias.
  • D. Uma estratégia essencial para a obtenção de soluções eficientes em relação à drenagem urbana é a elaboração de planos diretores. Estes devem evitar medidas locais de caráter restritivo (que, frequentemente, deslocam o problema para outros locais, chegando mesmo a agravar as inundações à jusante), através de um estudo da bacia hidrográfica como um todo.
  • E. Em projetos de drenagem urbana, o Método Racional tem sido utilizado para a estimativa das vazões na macrodrenagem, enquanto os modelos hidrológicos, que determinam o hidrograma do escoamento, são utilizados para as obras de microdrenagem.

Os estudos de inventário de obras de captação de água para abastecimento têm, como critério básico, a maximização da eficiência econômico-hidráulica do empreendimento, considerando os impactos socioambientais oriundos da implantação da obra na bacia hidrográfica de maneira a minimizar aqueles que são negativos. Conseqüentemente, para sua realização, devem ser estabelecidos critérios técnicos de engenharia, além de critérios econômicos, socioambientais e de usos múltiplos da água. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Para as avaliações socioambientais a serem realizadas nos estudos preliminares e nos estudos finais, deverão ser consideradas a situação socioambiental atual da bacia em questão e suas tendências evolutivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos estudos de inventários de obras de saneamento, são estimados os custos socioambientais que serão efetivamente incorporados no custo de implantação das obras e nos índices de custo/benefício. A respeito dos diversos custos socioambientais que podem ser considerados nesses estudos, julgue os próximos itens.

Os custos de controle são aqueles assumidos para evitar a ocorrência, total ou parcial, dos impactos socioambientais negativos de obras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos estudos de inventários de obras de saneamento, são estimados os custos socioambientais que serão efetivamente incorporados no custo de implantação das obras e nos índices de custo/benefício. A respeito dos diversos custos socioambientais que podem ser considerados nesses estudos, julgue os próximos itens.

Os custos de mitigação são os relativos às ações que compensam os impactos socioambientais provocados por uma obra nas situações em que a reparação é impossível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos estudos de inventários de obras de saneamento, são estimados os custos socioambientais que serão efetivamente incorporados no custo de implantação das obras e nos índices de custo/benefício. A respeito dos diversos custos socioambientais que podem ser considerados nesses estudos, julgue os próximos itens.

Os custos de monitoramento são relativos às ações de acompanhamento e avaliação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...