Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para o controle da qualidade da água de um corpo hídrico, principalmente referente à poluição por esgotos domésticos, é necessária a medição contínua de substâncias indicadoras de poluição, tais como dos compostos nitrogenados. Com relação à presença de compostos de nitrogênio em corpos hídricos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A presença de compostos nitrogenados pode indicar poluição recente ou remota.
Quanto mais oxidados são os compostos de nitrogênio, mais recente é a poluição.
O nitrogênio amoniacal indica poluição relativamente recente.
O nitrato indica que a poluição ocorreu há mais tempo, ou seja, é mais remota.
O nitrito corresponde a uma forma intermediária, de muito curta duração, que ocorre após a oxidação da amônia.
A finalidade principal do dispositivo conhecido como tubo de queda, que pode ser instalado em poços de visita de uma rede coletora de esgotos, é:
permitir a limpeza e a desobstrução do coletor afluente ao poço de visita.
permitir a retenção de sólidos no fundo do poço de visita
efetuar o escoamento como um sifão invertido.
ligar um coletor afluente, que se encontra em cota mais alta, ao fundo do poço de visita
lançar o esgoto afluente de uma altura mínima de 30 centímetros em relação ao fundo do poço de visita.
0,20
0,25
0,30
0,35
0,40
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é a forma mais utilizada para se medir a quantidade de matéria orgânica presente no esgoto, através da obtenção da quantidade de oxigênio necessário para estabilizar a matéria orgânica com a cooperação de bactérias aeróbias. Quanto maior o grau de poluição orgânica, maior será a DBO. Em que condição de duração (dias) e de temperatura de incubação (°C) deve ser realizado o ensaio padrão para determinação da DBO, em laboratório?
Entre os sistemas de esgotamento sanitário existentes, optou-se no Brasil pela adoção do sistema conhecido por separador absoluto que, segundo a NBR 9.648/1986 da ABNT, corresponde ao conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro. Por outro lado, o sistema de esgotamento sanitário conhecido como unitário consiste na coleta de águas pluviais e esgotos domésticos em uma única rede coletora. Diante do exposto indique a opção INCORRETA.
As canalizações do sistema separador absoluto são de dimensões menores, possibilitando o emprego de manilhas cerâmicas e outros materiais, como o PVC, facilitando sua execução e reduzindo os custos de implantação.
As estações de tratamento de esgoto são mais onerosas quando se utiliza o sistema separador absoluto, devido ao aumento da vazão afluente à estação e às descontinuidades na qualidade do esgoto a ser tratado.
As condições para o tratamento do esgoto no sistema separador absoluto são melhoradas, evitando-se a poluição das águas receptoras por ocasião das extravazões que se verificam nos períodos de chuvas intensas.
A implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário), no sistema separador absoluto, permite a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em algumas ruas.
O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.
As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento de esgotos simples, construídas através de escavação no terreno natural, cercado de taludes de terra ou revestido com placas de concreto, geralmente tendo a forma retangular ou quadrada. A lagoa que possui como principal finalidade a remoção de elevada quantidade de coliformes fecais contidos nos despejos de esgoto é a:
de maturação.
anaeróbia.
aeróbia.
facultativa.
associada (anaeróbia + aeróbia).
V = N.(C.T + 1000.K.Lf)
V = N.C.T + 1000.K.Lf
V = N.C.T + (K.Lf / 1000)
V = N.(C.T + K.Lf)
V = 1000 + N.(C.T + K.Lf)
O gerenciamento dos resíduos sólidos abrange medidas e práticas que vão desde a geração até o destino final dos resíduos produzidos. Uma fase importante desse gerenciamento é o tratamento dos resíduos sólidos, que consiste em eliminar ou reduzir o potencial poluidor que os mesmos apresentam, antes da destinação final. Com relação ao processo de tratamento de resíduos sólidos, conhecido como compostagem, é correto afirmar-se que:
é um processo somente físico de separação das frações orgânica e inorgânica dos resíduos sólidos.
quanto maior o teor de umidade da massa do resíduo sólido, mais eficiente e rápido é o processo de compostagem.
a fração inorgânica da massa do resíduo sólido é responsável pela aceleração do processo de compostagem.
a ausência de ar permite acelerar o processo de compostagem e evitar a existência de odores desagradáveis.
o resultado final do tratamento por compostagem é um composto orgânico estabilizado, que pode ser utilizado como recondicionador de solos.
Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e estético. Na maioria das cidades brasileiras, ainda predominam os chamados "lixões a céu aberto", como forma de disposição dos resíduos sólidos, enquanto que as soluções preconizadas por normas técnicas são os aterros controlado e sanitário. Com relação à disposição dos resíduos sólidos em aterros controlado e sanitário, estão corretas as afirmações, EXCETO uma. Assinale-a.
Para implantação de um aterro sanitário ou de um aterro controlado, é necessária a emissão da licença ambiental pelo órgão competente.
Os resíduos sólidos nos aterros sanitário e controlado devem ser cobertos, na conclusão de cada jornada de trabalho, com uma camada de terra ou material inerte.
Os aterros sanitário e controlado são métodos que utilizam princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível, reduzindo-os ao menor volume permissível, através de compactação.
O aterro controlado é, sob o ponto de vista sanitário e ambiental, uma solução mais adequada que a do aterro sanitário, em virtude da sua melhor qualidade técnica e maior controle.
O planejamento de aterros sanitário e controlado envolve estudo de localização quanto à proximidade de habitações, possibilidade de contaminação da água, distâncias, acesso ao local, obras de drenagem, planejamento da própria operação, entre outros fatores.
A drenagem urbana é, normalmente, dividida em macrodrenagem e microdrenagem. Para o dimensionamento das estruturas de captação e transporte das águas pluviais são utilizados fatores hidrológicos, como tempo de recorrência, tempo de duração e intensidade da chuva, escoamento superficial, entre outros. Com relação aos fatores hidrológicos para o dimensionamento de sistemas de drenagem urbana, marque a afirmativa INCORRETA.
Para as obras de macrodrenagem consideram-se geralmente tempos de retorno ou de recorrência superiores aos das obras de microdrenagem.
Para determinar a máxima vazão que ocorre numa bacia, deve-se igualar o tempo de concentração da bacia ao tempo de duração da chuva.
O tempo de concentração de uma bacia corresponde ao intervalo de tempo da duração da chuva necessário para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão na seção de drenagem.
A relação entre o volume que escoa e o volume precipitado é conhecida como coeficiente de deflúvio ou de escoamento.
A adoção de baixos tempos de retorno no dimensionamento de sistemas de drenagem urbana conduz a chuvas mais intensas e a obras de maior porte e custo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...