Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para controle da poluição do ar gerada por atividades industriais, existem dois grupos de equipamentos: os que controlam a emissão de material particulado e os que retêm gases e vapores. Atualmente, para cada um desses grupos existem vários equipamentos, aplicáveis a diferentes casos. Os materiais gasosos podem ser removidos por absorção, adsorção, condensação ou queima. Sobre a adsorção para a remoção dos materiais gasosos é correto afirmar-se que:
é feita, em geral, pela passagem do gás através de uma camada de líquido que tem a propriedade de diluir ou reagir quimicamente com as substâncias ou compostos nocivos que se deseja eliminar.
é uma propriedade de certas substâncias dotadas de grande superfície molecular, como o carvão vegetal, o carvão ativado, a sílica e a alumina ativada, o que as faz reter certos tipos de moléculas com as quais mantêm contato.
é utilizada quando se trata de uma emissão de gases inflamáveis, ou cuja composição química seja alterada a altas temperaturas, sendo então esses gases submetidos a um processo de combustão ou queima.
é utilizada no caso de o poluente ser emitido na forma de vapores, sendo que quando a sua temperatura é reduzida, o vapor é condensado na forma líquida e, portanto, retirado.
consiste na simples redução da velocidade do fluxo ou corrente do material gasoso fazendo-o passar por membranas que reagem quimicamente com os poluentes do ar, transformando-os em substâncias mais estáveis.
Para cálculo dos sistemas de drenagem, é importante o conhecimento do volume total de água precipitado sobre uma bacia, daí a importância do conhecimento dos conceitos de intensidade e duração de uma chuva ou precipitação. Se, em uma bacia de drenagem com área de 200 hectares, ocorreu uma precipitação constante de 24mm/hora durante 10 minutos, o volume total de água precipitado, em m3, sobre essa bacia foi de:
8.000
6.800
4.000
800
400
Os efeitos da presença de poluentes na forma de gases ou de partículas no ar atmosférico podem ser classificados em estéticos, irritantes e tóxicos. Algumas das substâncias que freqüentemente produzem ações tóxicas em conseqüência do ar poluído são o monóxido de carbono (CO), os compostos de enxofre (SOx), os compostos de nitrogênio (NOx) e os hidrocarbonetos. Com relação a esses poluentes do ar, estão corretas as afirmações, EXCETO uma. Assinale-a.
No processo de respiração do organismo humano, o monóxido de carbono (CO) combina-se rapidamente com a hemoglobina do sangue, tomando, dessa forma, o lugar do oxigênio que deveria ser transportado pela hemoglobina até as células, produzindo, então, a asfixia.
Nos combustíveis de origem fóssil (gasolina e diesel), o enxofre está presente como impureza, que é oxidada quando se dá a explosão no motor, resultando em óxidos de enxofre, como o SO2, que em concentrações altas, pode ocasionar inflamações graves nas mucosas, bem como o aumento das suas secreções nas vias respiratórias superiores.
Não há muita variedade de hidrocarbonetos no ar, sendo os mesmos considerados inertes, ou seja, não se combinam com outras substâncias, daí o seu efeito reduzido na saúde humana, mesmo em altas concentrações.
Os compostos gasosos de nitrogênio (NOx), formados durante as combustões, a partir do próprio nitrogênio do ar, são altamente tóxicos, pois, além de irritar os olhos, podem provocar um tipo de lesão denominada enfisema pulmonar.
A destilação da hulha (carvão mineral) usada nas atividades industriais libera os chamados hidrocarbonetos aromáticos ou gases anestésicos, pertencentes à série do benzeno, que, caso se desprendam na atmosfera, podem constituir fonte de graves intoxicações, principalmente em ambientes confinados que manipulam ou operam com tintas e solventes.
A seqüência que MELHOR ordena 4 das etapas do desequilíbrio que se desenvolve em lagos eutrofizados é:
aumento de biomassa vegetal, diminuição do processo de aeração superficial, morte de organismos sensíveis à redução da concentração de oxigênio e excesso de nutrientes.
diminuição do processo de aeração superficial, morte de organismos sensíveis à redução da concentração de oxigênio e excesso de nutrientes, aumento de biomassa vegetal.
excesso de nutrientes, aumento de biomassa vegetal, diminuição do processo de aeração superficial e morte de organismos sensíveis à redução da concentração de oxigênio.
morte de organismos sensíveis à redução da concentração de oxigênio, excesso de nutrientes, aumento de biomassa vegetal e diminuição do processo de aeração superficial.
Avaliando-se a influência da cobertura vegetal na erosão dos solos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
A planta protege o solo em 3 níveis.
Quanto mais coberto o solo menor a erosão.
As plantas sombreiam o solo, diminuindo a evaporação.
As raízes das plantas, enterradas no solo, quando morrem, dificultam a penetração da água.
Com relação ao projeto de casas de química em estação de tratamento de água, deve-se:
considerar a topografia e as condições climáticas da região.
considerar a topografia, mas não as condições climáticas da região.
desconsiderar a topografia e as condições climáticas da região.
desconsiderar a topografia, mas considerar as condições climáticas da região.
Consideradas as alternativas de disposição final dos efluentes de fossa séptica no solo, em relação às taxas de infiltração, expressas em L/m².d,é CORRETO afirmar:
A vala de infiltração é indicada para taxas entre 20 e 40.
A vala de filtração é indicada para taxas inferiores a 20.
O sumidouro é indicado para taxas superiores a 40.
O filtro biológico é indicado para os casos em que haja disponibilidade de área para disposição no solo.
De acordo com BRAGA (2002), um resíduo perigoso e o seu setor de origem estão indicados CORRETAMENTE em:
Lodos contendo mercúrio / de serviços.
Resíduos oleosos / de indústrias de grande porte.
Resíduos patogênicos / de indústrias de pequeno porte.
Resíduos de pesticidas / de indústrias de grande porte.
Dentre os problemas mais comuns de suprimento de águas, associados à presença de microrganismos, é INCORRETO apontar:
o aspecto repulsivo nos sistemas de distribuição.
a redução de vazões nos filtros de areia nas estações de tratamento.
o aumento da quantidade de lodo sedimentado nas águas represadas.
o aumento da concentração de matéria orgânica, pelo aumento dos organismos nas águas represadas.
Dos processos de tratamento dos líquidos percolados de aterros sanitários, o que consiste na descarga contínua ou intermitente desse líquido através de um meio biológico ativado é:
tratamento químico.
tratamento por filtro biológico.
recirculação.
tratamento em estações de tratamento de esgotos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...