Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma estação de tratamento de água, utiliza-se 8 kg/dia para 20.000 m3/dia. O residual após 10 minutos de contato é 0,20 mg/L. Assinale a dosagem certa de cloro em mg/L e a demanda de cloro na água.
Dosagem 0,40 mg/L e demanda 0,20 mg/L.
Dosagem 0,60 mg/L e demanda 0,40 mg/L.
Dosagem 1,00 mg/L e demanda 0,60 mg/L.
Dosagem 0,20 mg/L e demanda 0,10 mg/L.
Dosagem 1,20 mg/L e demanda 1,00 mg/L.
A importância de se racionalizar o uso da água vai além das crises de abastecimento, pois as cidades sofrem também com problemas de enchentes. Assim, vem-se tornando cada vez mais necessário a adoção de tecnologias seguras que possibilitem o uso racional da água potável, principalmente através da redução per capita do consumo. Nesse sentido, a captação da água de chuva surge como uma boa alternativa. Face ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
A captação da água de chuva serve além de fonte de água como uma medida não-estrutural para drenagem urbana.
A área de captação é aquela onde ocorre toda a coleta da água pluvial. É um ponto crítico para o dimensionamento correto do sistema, pois a partir dele será determinada a quantidade de água possível de ser captada e aproveitada.
As águas de outras fontes podem ser misturadas com a água contida nas cisternas de armazenamento.
Os componentes de transporte de água pluvial (calhas e condutores verticais e horizontais) são fundamentais para o funcionamento correto de um sistema. Estes elementos são responsáveis pelo transporte da água do ponto de coleta (cobertura) até o ponto de armazenamento (cisterna).
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o documento mais importante de todo o processo de avaliação de impacto ambiental.
Em relação ao EIA, é correto afirmar:
A compensação ambiental não é obrigatória para empreendimentos que necessitam da elaboração de um EIA.
A primeira atividade a ser desenvolvida em um EIA é o estudo in situ das condições do meio ambiente, levantando os principais impactos no meio físico, biótico e sócioeconômico.
O EIA não trabalha com situações concretas de impactos ou risco ambiental, mas com situações potenciais, de modo que as medidas de gestão propostas só poderão ser aplicadas na eventualidade de o empreendimento ser aprovado e efetivamente implantado.
Os programas de controle ambiental em um EIA têm por objetivo contribuir para criação de rotinas que gerenciem atividades com potencial poluidor, na fase de operação do empreendimento
Em um EIA, os limites das áreas geográficas de influência de um empreendimento podem ser definidos como o espaço geográfico potencialmente afetado, direta ou indiretamente, pelas ações a serem desenvolvidas. Neste contexto, a área de influência direta (AID) compreende a área que absorve indiretamente os efeitos das modificações que ocorrem na área diretamente afetada (ADA).
Assinale a alternativa que apresenta doenças que podem ser transmitidas através da ingestão de água contaminada por fezes humanas.
Dengue e Escabiose
Giardíase e Amebíase
Malária e Febre Amarela
Doença de Chagas e Pediculose
Esquistosomose e Leishmaniose
Assinale a ordem correta dos elementos/processos de um Sistema Público de Abastecimento de Águas:
Captação, Manancial, Adução de água bruta, Tratamento, Adução de água tratada, Reservação e Distribuição.
Captação, Manancial, Adução de água bruta, Tratamento, Reservação, Adução de água tratada e Distribuição.
Manancial, Adução de água bruta, Captação, Tratamento, Adução de água tratada, Reservação e Distribuição.
Manancial, Captação, Adução de água bruta, Tratamento, Adução de água tratada, Reservação e Distribuição.
Manancial, Captação, Adução de água bruta, Tratamento, Reservação, Adução de água tratada e Distribuição.
Sobre os processos utilizados no tratamento preliminar de efluentes líquidos, é incorreto afirmar:
A caixa de gordura remove gordura e sólidos sedimentáveis, evitando a formação de odores e aspectos desagradáveis nos processos posteriores.
A desarenação tem por finalidade retirar do efluente todo o material mineral pesado, tais como: pedriscos, escórias, cascalhos, areia, etc.
O gradeamento retém o material grosseiro transportado pelo efluente, de modo a permitir o fluxo normal dos esgotos, evitando grandes perdas de carga.
A equalização melhora as características de tratabilidade do efluente, permitindo um maior controle na dosagem dos reagentes no tratamento físico-químico.
O peneiramento é utilizado para a remoção de sólidos finos e/ou fibrosos, sendo o material retido encaminhado para um dispositivo de coleta.
A principal função do tratamento da água é, através de processos químicos e físicos, deixá-la apropriada para o consumo humano.
Em relação às etapas deste processo, assinale a alternativa incorreta.
A filtração utiliza camadas de areia e pedra de diversos tamanhos para retirar flocos de pequena dimensão.
Na coagulação, ocorre grande movimentação da água para promover a mistura do coagulante.
Na floculação, ocorre a aglutinação das partículas decantadas devido à movimentação lenta imposta à água.
Na decantação, a ação da gravidade provoca a queda dos flocos que ficam armazenados no fundo dos tanques.
Na desinfecção, cloro é aplicado na água para eliminar organismos causadores de doenças e garantir a desinfecção nas redes de distribuição e reservatórios.
Com relação aos processos de desinfecção da água, assinale a alternativa incorreta.
Os raios ultravioleta têm sido empregados por possuírem elevado poder germicida.
A ozonização possui ótima ação bactericida e possibilita a remoção de gostos e odores.
A fervura ainda é utilizada em muitas regiões para destruir os microrganismos patogênicos das águas.
A supercloração é a aplicação de cloro à água de modo a deixar um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L.
A pré-cloração é utilizada para eliminar e evitar a formação de bolas de lama no interior dos filtros de areia.
A autodepuração é um mecanismo natural que ajuda na recuperação de um curso dágua que recebeu uma grande quantidade de esgotos.
Em relação a esse fenômeno, é correto afirmar:
Na zona de decomposição ativa, a concentração de oxigênio dissolvido é praticamente zero, tornando esta zona anaeróbia.
Na zona de recuperação, voltam a existir organismos mais resistentes devido ao aumento da quantidade de matéria orgânica e a diminuição do teor de oxigênio dissolvido na água.
Na zona de águas limpas, a concentração de oxigênio dissolvido é suficiente para manter toda a vida anaeróbia do curso d água.
Na zona de degradação, a matéria orgânica do esgoto faz com que a quantidade de oxigênio dissolvido torne-se máxima.
Na zona de recuperação, a quantidade de oxigênio dissolvido cai devido ao aumento da quantidade de microrganismos presentes.
Lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica e redução fotossintética das algas.
Em relação a esse sistema, é correto afirmar:
As lagoas de maturação têm como objetivo a remoção de organismos patogênicos e o aumento da remoção da matéria orgânica.
Nas lagoas aeradas facultativas os aeradores mecânicos introduzem todo o oxigênio necessário para a degradação aeróbia e impedem a sedimentação dos sólidos em suspensão.
Nas lagoas anaeróbias não há oxigênio livre na massa líquida, de maneira que os organismos vivos nela existentes utilizam-se do oxigênio do ar.
As lagoas facultativas depuram o esgoto através de fenômenos aeróbios na camada inferior e de oxidação anaeróbia e redução fotossintética nas camadas superiores.
Nas lagoas aeradas são utilizados aeradores mecânicos que impedem a sedimentação dos sólidos em suspensão, ocorrendo a estabilização da matéria orgânica apenas pela via aeróbia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...