Lista completa de Questões de Engenharia Sanitária da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os sistemas de esgotamento sanitário existentes, optou-se no Brasil pela adoção do sistema conhecido por separador absoluto que, segundo a NBR 9.648/1986 da ABNT, corresponde ao conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro. Por outro lado, o sistema de esgotamento sanitário conhecido como unitário consiste na coleta de águas pluviais e esgotos domésticos em uma única rede coletora. Diante do exposto indique a opção INCORRETA.
As canalizações do sistema separador absoluto são de dimensões menores, possibilitando o emprego de manilhas cerâmicas e outros materiais, como o PVC, facilitando sua execução e reduzindo os custos de implantação.
As estações de tratamento de esgoto são mais onerosas quando se utiliza o sistema separador absoluto, devido ao aumento da vazão afluente à estação e às descontinuidades na qualidade do esgoto a ser tratado.
As condições para o tratamento do esgoto no sistema separador absoluto são melhoradas, evitando-se a poluição das águas receptoras por ocasião das extravazões que se verificam nos períodos de chuvas intensas.
A implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário), no sistema separador absoluto, permite a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em algumas ruas.
O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.
As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento de esgotos simples, construídas através de escavação no terreno natural, cercado de taludes de terra ou revestido com placas de concreto, geralmente tendo a forma retangular ou quadrada. A lagoa que possui como principal finalidade a remoção de elevada quantidade de coliformes fecais contidos nos despejos de esgoto é a:
de maturação.
anaeróbia.
aeróbia.
facultativa.
associada (anaeróbia + aeróbia).
V = N.(C.T + 1000.K.Lf)
V = N.C.T + 1000.K.Lf
V = N.C.T + (K.Lf / 1000)
V = N.(C.T + K.Lf)
V = 1000 + N.(C.T + K.Lf)
O gerenciamento dos resíduos sólidos abrange medidas e práticas que vão desde a geração até o destino final dos resíduos produzidos. Uma fase importante desse gerenciamento é o tratamento dos resíduos sólidos, que consiste em eliminar ou reduzir o potencial poluidor que os mesmos apresentam, antes da destinação final. Com relação ao processo de tratamento de resíduos sólidos, conhecido como compostagem, é correto afirmar-se que:
é um processo somente físico de separação das frações orgânica e inorgânica dos resíduos sólidos.
quanto maior o teor de umidade da massa do resíduo sólido, mais eficiente e rápido é o processo de compostagem.
a fração inorgânica da massa do resíduo sólido é responsável pela aceleração do processo de compostagem.
a ausência de ar permite acelerar o processo de compostagem e evitar a existência de odores desagradáveis.
o resultado final do tratamento por compostagem é um composto orgânico estabilizado, que pode ser utilizado como recondicionador de solos.
Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e estético. Na maioria das cidades brasileiras, ainda predominam os chamados "lixões a céu aberto", como forma de disposição dos resíduos sólidos, enquanto que as soluções preconizadas por normas técnicas são os aterros controlado e sanitário. Com relação à disposição dos resíduos sólidos em aterros controlado e sanitário, estão corretas as afirmações, EXCETO uma. Assinale-a.
Para implantação de um aterro sanitário ou de um aterro controlado, é necessária a emissão da licença ambiental pelo órgão competente.
Os resíduos sólidos nos aterros sanitário e controlado devem ser cobertos, na conclusão de cada jornada de trabalho, com uma camada de terra ou material inerte.
Os aterros sanitário e controlado são métodos que utilizam princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível, reduzindo-os ao menor volume permissível, através de compactação.
O aterro controlado é, sob o ponto de vista sanitário e ambiental, uma solução mais adequada que a do aterro sanitário, em virtude da sua melhor qualidade técnica e maior controle.
O planejamento de aterros sanitário e controlado envolve estudo de localização quanto à proximidade de habitações, possibilidade de contaminação da água, distâncias, acesso ao local, obras de drenagem, planejamento da própria operação, entre outros fatores.
A drenagem urbana é, normalmente, dividida em macrodrenagem e microdrenagem. Para o dimensionamento das estruturas de captação e transporte das águas pluviais são utilizados fatores hidrológicos, como tempo de recorrência, tempo de duração e intensidade da chuva, escoamento superficial, entre outros. Com relação aos fatores hidrológicos para o dimensionamento de sistemas de drenagem urbana, marque a afirmativa INCORRETA.
Para as obras de macrodrenagem consideram-se geralmente tempos de retorno ou de recorrência superiores aos das obras de microdrenagem.
Para determinar a máxima vazão que ocorre numa bacia, deve-se igualar o tempo de concentração da bacia ao tempo de duração da chuva.
O tempo de concentração de uma bacia corresponde ao intervalo de tempo da duração da chuva necessário para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão na seção de drenagem.
A relação entre o volume que escoa e o volume precipitado é conhecida como coeficiente de deflúvio ou de escoamento.
A adoção de baixos tempos de retorno no dimensionamento de sistemas de drenagem urbana conduz a chuvas mais intensas e a obras de maior porte e custo.
Observe: I - sarjeta; II - tubo de ligação; III - boca de lobo; IV - galeria; e V - poço de visita. Marque a opção que apresenta a seqüência correta do percurso das águas pluviais, de montante para jusante, em um sistema de drenagem urbana, tendo em vista seus elementos de captação e transporte.
I – II – III – IV – V
I – II – III – V – IV
I – III – II – V – IV
III – I – IV – II – V
III – II – I – V – IV
Para controle da poluição do ar gerada por atividades industriais, existem dois grupos de equipamentos: os que controlam a emissão de material particulado e os que retêm gases e vapores. Atualmente, para cada um desses grupos existem vários equipamentos, aplicáveis a diferentes casos. Os materiais gasosos podem ser removidos por absorção, adsorção, condensação ou queima. Sobre a adsorção para a remoção dos materiais gasosos é correto afirmar-se que:
é feita, em geral, pela passagem do gás através de uma camada de líquido que tem a propriedade de diluir ou reagir quimicamente com as substâncias ou compostos nocivos que se deseja eliminar.
é uma propriedade de certas substâncias dotadas de grande superfície molecular, como o carvão vegetal, o carvão ativado, a sílica e a alumina ativada, o que as faz reter certos tipos de moléculas com as quais mantêm contato.
é utilizada quando se trata de uma emissão de gases inflamáveis, ou cuja composição química seja alterada a altas temperaturas, sendo então esses gases submetidos a um processo de combustão ou queima.
é utilizada no caso de o poluente ser emitido na forma de vapores, sendo que quando a sua temperatura é reduzida, o vapor é condensado na forma líquida e, portanto, retirado.
consiste na simples redução da velocidade do fluxo ou corrente do material gasoso fazendo-o passar por membranas que reagem quimicamente com os poluentes do ar, transformando-os em substâncias mais estáveis.
Para cálculo dos sistemas de drenagem, é importante o conhecimento do volume total de água precipitado sobre uma bacia, daí a importância do conhecimento dos conceitos de intensidade e duração de uma chuva ou precipitação. Se, em uma bacia de drenagem com área de 200 hectares, ocorreu uma precipitação constante de 24mm/hora durante 10 minutos, o volume total de água precipitado, em m3, sobre essa bacia foi de:
8.000
6.800
4.000
800
400
Os efeitos da presença de poluentes na forma de gases ou de partículas no ar atmosférico podem ser classificados em estéticos, irritantes e tóxicos. Algumas das substâncias que freqüentemente produzem ações tóxicas em conseqüência do ar poluído são o monóxido de carbono (CO), os compostos de enxofre (SOx), os compostos de nitrogênio (NOx) e os hidrocarbonetos. Com relação a esses poluentes do ar, estão corretas as afirmações, EXCETO uma. Assinale-a.
No processo de respiração do organismo humano, o monóxido de carbono (CO) combina-se rapidamente com a hemoglobina do sangue, tomando, dessa forma, o lugar do oxigênio que deveria ser transportado pela hemoglobina até as células, produzindo, então, a asfixia.
Nos combustíveis de origem fóssil (gasolina e diesel), o enxofre está presente como impureza, que é oxidada quando se dá a explosão no motor, resultando em óxidos de enxofre, como o SO2, que em concentrações altas, pode ocasionar inflamações graves nas mucosas, bem como o aumento das suas secreções nas vias respiratórias superiores.
Não há muita variedade de hidrocarbonetos no ar, sendo os mesmos considerados inertes, ou seja, não se combinam com outras substâncias, daí o seu efeito reduzido na saúde humana, mesmo em altas concentrações.
Os compostos gasosos de nitrogênio (NOx), formados durante as combustões, a partir do próprio nitrogênio do ar, são altamente tóxicos, pois, além de irritar os olhos, podem provocar um tipo de lesão denominada enfisema pulmonar.
A destilação da hulha (carvão mineral) usada nas atividades industriais libera os chamados hidrocarbonetos aromáticos ou gases anestésicos, pertencentes à série do benzeno, que, caso se desprendam na atmosfera, podem constituir fonte de graves intoxicações, principalmente em ambientes confinados que manipulam ou operam com tintas e solventes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...