Questões de Estatística

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Considere as afirmações abaixo:

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Considerando duas variáveis aleatórias independentes X e Y que seguem distribuições normal padrão, julgue o próximo item. A diferença X-Y segue uma distribuição normal cuja variância é igual ou inferior a 1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas hipóteses do modelo keynesiano básico e, especificamente, da cruz keynesiana, julgue os próximos itens. De acordo com a cruz keynesiana, o equilíbrio é representado pelo ponto em que a renda se iguala à despesa planejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas hipóteses do modelo keynesiano básico e, especificamente, da cruz keynesiana, julgue os próximos itens. Quando resulta especificamente do aumento nos gastos do governo, a elevação na renda agregada da economia é maior que a variação dos gastos governamentais positiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito médio da graduação (G) é um indicador calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de 2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes a essas distribuições.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

O intervalo interquartílico do indicador G correspondente às instituições públicas é maior que o intervalo interquartílico desse indicador para instituições particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito médio da graduação (G) é um indicador calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de 2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes a essas distribuições.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Na figura, os diagramas box-plot indicam pelo menos três observações atípicas (outliers).

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se verificar a natureza e a extensão da associação linear entre duas variáveis, deve-se usar

  • A. o teste do qui-quadrado.
  • B. a análise de regressão.
  • C. o teste “t” de Student.
  • D. o coeficiente de correlação de Pearson.
  • E. o coeficiente de correlação de Spearman.

O conceito médio da graduação (G) é um indicador calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de 2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes a essas distribuições.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

A comparação entre os coeficientes de variação das distribuições do indicador G nas instituições privadas e públicas permite concluir que a primeira distribuição é mais homocedástica que a segunda.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito médio da graduação (G) é um indicador calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de 2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes a essas distribuições.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

De acordo com os coeficientes de assimetria de Pearson, que consideram a média amostral, a mediana e os quartis, sugerem que ambas as distribuições são simétricas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito médio da graduação (G) é um indicador calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de 2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes a essas distribuições.

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

O coeficiente percentílico de curtose da distribuição do indicador G nas instituições privadas é inferior ao coeficiente percentílico de curtose desse mesmo indicador nas instituições públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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