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Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
Nessa situação, em que os tamanhos das amostras são iguais, é correto aplicar um teste pareado para reduzir a variância amostral da média das diferenças dos IRAs entre os dois grupos.Um analista coletou os dados a respeito da renda, do consumo e do número de filhos de uma amostra aleatória de 100 famílias. Em 21 dessas famílias, não há filhos, em 26 delas, há apenas um filho, em outras 43, há dois filhos, e em 10 delas, há três filhos. A média da renda das 100 famílias é R$ 5.389,00, e o desvio padrão é R$ 2.709,00.
Com base nessas informações, o analista elaborou um gráfico da relação entre renda e consumo (gráfico I). No entanto, posteriormente o analista verificou a existência de erro nesse gráfico, o que o levou a elaborar um segundo gráfico com os dados corretos (gráfico II).
Considerando que Z siga uma distribuição normal padrão, P(Z # 1,9600) = 0,975, e que T siga uma distribuição t com 99 graus de liberdade, P(T # 1,9840) = 0,975, julgue os próximos itens acerca da situação hipotética e dos gráficos apresentados, arredondando os valores encontrados ao inteiro mais próximo quando for o caso.
O valor referente à esperança do número de filhos de uma família escolhida aleatoriamente entre as famílias da amostra é 1,42.Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
De acordo com a suposição do administrador, deve-se aplicar um teste cujas hipóteses sejam as seguintes: H0: μP = μS e H1: μP > μS, em que μP e μS representam os IRAs médios, respectivamente, dos grupos P e S.Estatística - Distribuição t de Student - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
Suponha que o IRA não siga uma distribuição Normal. Nesse caso, seria correto aplicar um teste t de Student para comparar as médias dos grupos.Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
Considere que o intervalo de 95% de confiança para a diferença entre as médias dos dois grupos seja igual a (0,1, 1,2). Nesse caso, de acordo com o paradigma frequentista, existe uma probabilidade de 95% de que a verdadeira diferença entre as médias populacionais dos IRAs seja superior a 0,1 e inferior a 1,2.Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
Considere que uma análise bayesiana dos dados tenha produzido um intervalo de credibilidade de 95% para a diferença entre as médias dos IRAs nos dois grupos. De acordo com o paradigma bayesiano, existe uma probabilidade de 95% de que esse intervalo contenha a verdadeira diferença entre as médias populacionais dos IRAs nos dois grupos.
A estatística T({Xi}) = max(X1, þ, Xn) é suficiente para θ.
Cada membro de uma amostra aleatória de alunos respondeu ou sim ou não a uma das seguintes questões.
Q1: Se algum colega seu estivesse deprimido, você o encaminharia ao serviço de atendimento psicológico?
Q2: Se você estivesse deprimido, procuraria o serviço de atendimento psicológico?
Um teste qui-quadrado foi executado para analisar os dados com o nível de significância de 0,05 e hipótese nula H1: pQ1 = pQ2, em que pQ1 e pQ2 são as proporções de alunos que responderam sim às questões Q1 e Q2 respectivamente na população.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Se os dados coletados para Q1 forem 20 sim e 2 não, e para Q2 forem 2 sim e 7 não, então o teste qui-quadrado será válido.{TITLE}
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