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Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
simplesmente simétrica.
simétrica, positiva e de área 1.
qualquer função de área é 1.
simétrica e de área 1.
positiva e de área 1.
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
É correto afirmar que o teste de Kolmogorov-Smirnov é um teste
que permite avaliar a simetria dos dados.
de aderência que permite avaliar a hipótese de assimetria dos dados.
de aderência que somente permite verificar se uma amostra segue a distribuição Normal ou t-Student.
de aderência usado para verificar se uma amostra segue determinada distribuição de probabilidade.
específico para avaliação da normalidade dos dados.
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Assinale a opção correspondente à estatística que pode ser obtida diretamente da estatística do teste t-Student para a comparação de médias entre dois grupos não pareados em pequenas amostras.
estatística F de uma análise de variância para um fator em dois níveis
estatística t para a comparação de média entre dois grupos pareados
estatística F de uma análise de variância para dois fatores
estatística do teste de Wilcoxon
estatística z para a comparação de média entre dois grupos não pareados
Estatística - Definição e Conceito Sobre Estatística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O período da sequência pseudo-aleatória {Xn} depende de uma escolha apropriada do valor inicial X0. Por isso, recomenda-se que se utilize sempre o mesmo valor inicial X0 nas simulações, como, por exemplo, a constante π = 3,14159.
Para inicializar o gerador de forma apropriada, deve-se escolher um número inteiro ⎯ denominado semente ⎯ para a constante M, de tal maneira que se tenha M < a.
O valor de M se relaciona com o período da sequência pseudoaleatória {Xn}. Para um estudo estatístico por simulações computacionais, o analista deve utilizar valores grandes, como, por exemplo, M = 224, 232 ou 264.
Para gerar uma sequência de números pseudo-aleatórios, permite-se ao analista atribuir à constante a denominada incremento qualquer valor real não nulo.
Se b = 0, o método chama-se gerador linear congruencial inversível (inversive congruential generator); e se b < 0, o gerador intitula-se gerador de Park-Miller.
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O modelo G/M/m descreve uma fila cuja distribuição dos intervalos de tempos entre as chegadas de dois clientes consecutivos segue uma distribuição arbitrária, não necessariamente exponencial.
Uma fila do tipo M/M/m é composta por M servidores e a taxa de entrada na fila é igual a m.
O tempo médio de espera por cliente na fila tende a ser menor no sistema M/M/1 em m filas paralelas e independentes do que no sistema M/M/m em fila única.
No sistema M/M/1, considera-se que há correlação linear entre os tempos de atendimentos de dois clientes consecutivos.
O sistema M/G/1 representa uma fila em que a taxa de chegada de clientes na fila segue uma distribuição geométrica, e cada cliente é atendido por um único servidor.
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Uma análise de componentes principais considerou 20 variáveis. Com base na matriz de covariância entre essas variáveis, observouse que os cinco maiores autovalores foram iguais a 6, 4, 3, 2 e 1. Considerando esses resultados, assinale a opção correspondente ao percentual de variação explicada por esses cinco maiores autovalores.
80%
40%
50%
60%
70%
Existem três classes de modelos decisórios em relação à natureza: decisões com certeza, decisões com risco e decisões com incerteza.
Para decisões com incerteza, o método mais conservador de tomar decisões, que avalia cada decisão pelo mínimo retorno possível associado a ela, é o critério
I.
I e II.
I, II e III.
I e III.
III e IV.
Considere:
I. Na análise de agrupamentos, os objetos resultantes de agrupamentos devem exibir elevada homogeneidade interna (dentro dos agrupamentos) e reduzida homogeneidade externa (entre agrupamentos).
II. A análise de correspondência não pode ser usada com variáveis do tipo nominal.
III. Na análise discriminante a variável dependente deve ser não métrica, representando grupo de objetos que devem diferir nas variáveis independentes.
Está correto o que se afirma APENAS em
II.
III.
I.
I e III.
II e III.
I, II, III e IV.
I, e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
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