Questões sobre Distribuição t de Student

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Assinale a alternativa que apresenta a característica especial do teste T-student.

  • A. Destina-se exclusivamente à análise de dados a posteriori.
  • B. Serve apenas para uma amostra de população.
  • C. Possui graus de liberdade.
  • D. Não pode ser utilizado quando não se tem o desviopadrão.
  • E. Não se compara de forma alguma com o teste z.

  • A.

    [8,26 ; 17,74]

  • B.

    [8,38 ; 17,62]

  • C.

    [8,48 ; 17,52]

  • D.

    [9,24 ; 16,76]

  • E.

    [9,56 ; 16,44]

  • A.

    4,8.

  • B.

    7,2.

  • C.

    6,0.

  • D.

    5,0.

  • E.

    12,0.

Em uma propaganda, um fabricante afirma que os pneus produzidos por ele duram, em média, 50.000 km. Para testar essa afirmação, uma agência de fiscalização selecionou uma amostra aleatória de 36 pneus produzidos pelo fabricante. Nessa amostra, observou-se uma duração média de 48.000 km e desvio padrão amostral de 2.000 km. Considerando as hipóteses H0: μ = 50.000 km e H1: μ < 50.000 km e que a durabilidade do pneu segue uma distribuição normal, assinale a opção correta.

  • A.

    O nível descritivo de um teste, também conhecido como p-valor, representa a probabilidade de se decidir pela aceitação da hipótese nula, dado que ela é verdadeira.

  • B.

    O erro do tipo I, ou nível de significância do teste, representa o risco probabilístico de se decidir pela aceitação da hipótese nula, dado que ela é falsa.

  • C.

    No teste de hipóteses, controla-se, em geral, o erro do tipo II, também conhecido como poder do teste.

  • D.

    A estatística do teste t de Student é igual a 6.

  • E.

    O p-valor do teste é igual a P(T < -6), em que T representa a distribuição t de Student com 35 graus de liberdade.

Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.

Um diagnóstico acerca da normalidade de uma amostra pode ser obtido com base na média amostral (m) e no desvio padrão amostral (s). Se a amostra seguir aproximadamente uma distribuição normal, seu coeficiente de variação amostral — que se define pela razão s/m — deverá ser unitário.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    2,50.

  • B.

    2,25.

  • C.

    −2,00.

  • D.

    −2,25.

  • E.

    −2,50.

  • A.

    2,0.

  • B.

    1,8.

  • C.

    1,6.

  • D.

    1,5.

  • E.

    1,2.

  • A. “t” de Student com n-1 graus de liberdade.
  • B. Qui quadrado com n -1 graus de liberdade.
  • C. “t” de Student com 1 grau de liberdade.
  • D. F com 1 grau de liberdade no numerador e n -1 graus de liberdade no denominador.F
  • E. F com 1 grau de liberdade no denominador e n -1 graus de liberdade no numerador.
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