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As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.
Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.
Com base nesses resultados, são feitas as afirmativas a seguir.
I - Os alunos dessa IES, proporcionalmente, leram mais livros do que os demais alunos do mesmo curso no país.
II - A maioria dos alunos dessa área nessa IES tem o hábito de ler todos os assuntos dos jornais.
III - Os resultados observados na questão 24 podem ser representados graficamente por um histograma.
IV- Mais da metade dos alunos da região em que se encontra a IES leram, pelo menos, três livros no presente ano.
V - Os alunos dessa IES lêem menos livros técnicos do que os demais alunos da mesma área no estado da IES.
São corretas APENAS as afirmações
II e IV
I, II e III
I, II e III
II, III e IV
III, IV e V
Responda às questões de nos 48 e 49 utilizando as informações a seguir.
Analisando-se os dados da Capes e do CNPq, afirma-se que
I - a concessão de bolsas de doutorado no país não sofreu nenhuma inflexão no período;
II - a concessão de bolsas de mestrado pelo CNPq apresentou queda em três anos consecutivos no período;
III - a concessão de bolsas de mestrado no país teve queda superior a 10,0% no final do período em relação a 1997.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Responda às questões de nos 48 e 49 utilizando as informações a seguir.
A maior e a menor participação da Capes na concessão de bolsas de pós-graduação ocorreram, respectivamente, nos anos de
1997 e 1999
1998 e 2004
2000 e 2003
2001 e 1997
2002 e 2000
Responda às questões de nos 50 e 51 com base nos resultados das Avaliações Trienais de 2004 e 2007 realizadas pela Capes nos cursos de pós-graduação do país apresentados na tabela a seguir.
O conceito médio na Avaliação Trienal de 2004 é
3,0
4,0
4,5
4,5
5,5
As questões de nos 41 a 44 referem-se à Avaliação Trienal de 2007 realizada pela Capes em 2.256 cursos/programas de pós-graduação de 282 Instituições de Ensino Superior (IES).
Responda às questões de nos 41 e 42 utilizando a tabela a seguir, na qual estão relacionados os conceitos recebidos pelos cursos/programas nas duas últimas avaliações.
A proporção de cursos que, em 2007, mantiveram o conceito da avaliação anterior é
20,8%
21,6%
63,4%
66,1%
67,2%
A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das notas dos alunos de determinada área, que participaram do ENADE 2006. Estatísticas Básicas da prova de Componente Específico por grupo de estudantes
a distribuição das notas é assimétrica à esquerda nos dois grupos de estudantes.
a distribuição das notas dos concluintes apresenta-se mais homogênea do que a dos ingressantes.
pelo menos metade dos alunos ingressantes não alcançou a média de 1,9.
mais de 90,0% dos alunos dessa área compareceram ao ENADE 2006.
mais alunos ingressantes do que concluintes dessa área compareceram ao ENADE 2006.
Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
A produção, em toneladas, esperada para o ano de 2008 é superior a 22 mil e inferior a 23 mil ovos de Páscoa.
A tabela acima apresenta a evolução da população brasileira segundo os censos de 1991 e 2000, a contagem populacional de 1996 e uma projeção feita para o ano 2015. Com base nas informações apresentadas e na tabela, julgue os itens seguintes.
De 1991 a 1996, o crescimento relativo da população foi superior a 7% e inferior a 7,5%. O crescimento absoluto nesse período foi igual a 2 milhões de pessoas ao ano.
A tabela acima apresenta a evolução da população brasileira segundo os censos de 1991 e 2000, a contagem populacional de 1996 e uma projeção feita para o ano 2015. Com base nas informações apresentadas e na tabela, julgue os itens seguintes.
A taxa média anual de crescimento geométrico de 1996 a 2000 foi inferior a 2% ao ano.
O quadro acima apresenta uma tábua abreviada de mortalidade para determinada população, obtida a partir de um censo demográfico realizado em 2007. As duas primeiras colunas dessa tabela definem o início e o comprimento do intervalo de tempo dos grupos etários (terceira coluna). A probabilidade Q(X, N) é a estimativa do risco de morte de um indivíduo pertencente ao grupo etário (X, X + N). Com base nas informações apresentadas no texto e considerando-se que o número de sobreviventes à idade exata X = 0 foi igual a 100.000, julgue os itens subseqüentes.
Em 2007, a expectativa de vida ao nascer é superior a 70 anos e inferior a 70,5 anos.
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