Lista completa de Questões de Estatística da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estatística - Teste de Hipótese - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Uma linha de produção apresenta 15% de itens defeituosos. Após a aquisição de novas máquinas, uma amostra de 300 peças revelou que 27 eram defeituosas. Por meio de um teste unilateral de proporções, com nível de significância de 5%, chega-se à seguinte conclusão:
Houve melhoria na qualidade da peças produzidas com a aquisição das novas máquinas.
O tamanho da amostra é inadequado para realização do teste de hipótese.
Houve uma redução na qualidade das peças produzidas
Não houve modificação na qualidade das peças produzidas
Em 2003, a relação entre os preços unitários de dois produtos, X e Y, foi igual a 1,60, passando para 2,50 em 2004.
Considerando-se o período de 2003 a 2004, a relação entre os preços unitários dos produtos X e Y foi, em média, igual a:
2,02.
1,96
2,05
2,00
Um aluno obteve as notas 4,5 ; 8,0 e 7,0 nas três avaliações realizadas durante o semestre.
O aluno que não consegue a média 7,0 nas três avaliações mensais deve realizar a prova final. Na composição da média final, a média das três avaliações têm peso 4, e a nota da prova final tem peso 6.
O aluno será considerado aprovado com a média final superior ou igual a 5.
Para obter aprovação, o aluno citado deverá conseguir no exame final, nota mínima igual a:
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
De 240 empregados, 120 dominam a matemática, 100 dominam o português e 40 dominam as duas áreas.
Considerando-se que um empregado seja escolhido ao acaso, perguntase: Qual a probabilidade desse empregado não dominar nem matemática nem português?
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Uma caixa contém 8 cilindros, sendo 5 brancos e 3 verdes. A caixa também contém 6 cubos, sendo 4 brancos e 2 verdes.
Retirando-se apenas uma peça de forma aleatória, a probabilidade de encontrar um cubo ou uma peça qualquer da cor verde é:
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Uma caixa de ferramentas contem 5 martelos, sendo 3 com cabo de madeira e 2 com cabo de borracha. A caixa também contem 7 limas, sendo 3 com cabo de madeira e 4 com cabo de borracha.
Retirando-se 2 ferramentas de forma aleatória e sem reposição, a probabilidade de que uma seja martelo com cabo de madeira e a outra uma lima com cabo de borracha é:
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Uma caixa contém 4 peças, sendo 3 perfeitas e 1 defeituosa. Uma segunda caixa contém 6 peças sendo 4 perfeitas e 2 defeituosas.
Uma experiência consiste em retirar uma peça de cada caixa com a expectativa de que ambas as peças selecionadas sejam perfeitas. Após a realização de cada experiência, as peças retiradas voltam à caixa de origem. Se a experiência for realizada 3 vezes, a probabilidade de que a expectativa seja satisfeita em 2 oportunidades é:
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Se a probabilidade de ganhar um certo jogo é 25%, a probabilidade de um jogador que participa de 3 partidas, ganhar pelo menos uma vez é:
Estatística - Probabilidade - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Em um lote de 80 peças, 10 são defeituosas. Escolhendo-se 4 peças sem reposição, a probabilidade de se obter pelo menos uma defeituosa é:
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Ao se calcular uma regressão a partir de uma amostra contento 20 observações, foram encontrados os seguintes valores:
onde, entre parênteses, são mostrados os desvios-padrão dos coeficientes e F é resultado da estatística de Fisher-Snedecor. De acordo com os resultados pode-se afirmar que:
caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles não são significantes (menores que 1,0 ou ligeiramente maiores), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão não é válido, podemos afirmar que tal modelo apresenta MULTICOLINEARIDADE, heterocedasticidade e autocorrelação SERIAL.
em modelos como o apresentado não existe a possibilidade presença de MULTICOLINEARIDADE.
caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles não são significantes (menores que 1,0 ou ligeiramente maiores), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão é válido, identificaremos uma contradição que muito provavelmente é causada pela MULTICOLINEARIDADE entre as variáveis explicativas, superestimando a variância dos parâmetros e, assim, subestimando o resultado das estatísticas t.
caso seja realizado o teste t para os diversos parâmetros e for verificado que todos eles são significantes (maiores que 1,0), e pelo teste F (conjunto) verificamos que o modelo de regressão é válido, podemos afirmar categoricamente a existência de MULTICOLININEARIDADE entre as variáveis explicativas.
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