Questões de Estatística da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Um estudo aponta como resultado o grau de associação moderado, de valor 0,6, entre a variável A e a variável B, estabelecendo um nível de confiança de 95%. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A confiança em 95% implica uma probabilidade de 5 casos em 100 de haver erro amostral.

  • B.

    Os intervalos de confiança dizem respeito ao ato de prever que uma quantidade de questionários será invalidada por mau preenchimento.

  • C.

    No caso acima, p = 0,05, indicando que a hipótese nula deve ser aceita em 95% dos casos.

  • D.

    O tratamento estatístico garante a interpretação dos dados, sem necessidade de teoria prévia, como demonstra o exemplo acima, no qual o valor 0,6 garante que A causa B em 60% dos casos.

  • E.

    P = 0,05, ou seja, há 95% de chance de aceitação da hipótese nula e rejeição da hipótese de trabalho, o que, por si só, invalida o resultado do grau de associação.

Considerando os níveis de mensuração das variáveis, assinale a alternativa correta:

  • A.

    As variáveis nominais são passíveis de estatísticas paramétricas simples, com cálculos de médias.

  • B.

    As variáveis ordinais apenas permitem análises qualitativas.

  • C. Variáveis intervalares propõem uma hierarquização das categorias ou qualidades, por exemplo, renda “alta” ou “baixa”.
  • D.

    As variáveis racionais são preferenciais para tratamentos estatísticos paramétricos, quando se obtém normalidade na distribuição dos casos.

  • E.

    As variáveis nominais nunca devem ser comparadas com variáveis de outro nível de mensuração, pois não há testes estatísticos capazes de realizar tal comparação.

É requisito para que uma hipótese seja verificada:

  • A.

    explicitar as variáveis e as técnicas de mensuração.

  • B.

    fazer projeções para situações semelhantes.

  • C.

    interrogar o objeto de estudo a partir do marco teórico adotado.

  • D.

    estabelecer indicadores para avaliar a veracidade dos resultados alcançados.

  • E.

    referir-se a um universo e contexto específicos.

O planejamento da pesquisa social tem como etapas fundamentais:

1. A construção de um problema de pesquisa.

2. A produção de questionários e modelos estatísticos.

3. Uma metodologia adequada aos objetivos da pesquisa.

4. A aplicação de questionários pré-testes.

Assinale a alternativa que contém apenas as proposições corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    1 e 3.

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa que busca intervir na realidade estudada. São características desse tipo de pesquisa:

1. Desenvolvida pelo psicólogo Kurt Levin.

2. Orientada ao conhecimento e resolução de problemas práticos entre os pesquisados.

3. Inclui os pesquisados na construção dos objetivos da pesquisa.

4. Apenas os pesquisados devem gerenciar a pesquisa.

Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1 e 3

  • C.

    2 e 4

  • D.

    1 e 4

  • E.

    1, 2 e 4

Durante a realização de um experimento podem se apresentar diversas situações que constituem ameaça à validade interna do projeto. Analise as afirmativas abaixo:

1. Os participantes do grupo controle se comunicam um com o outro.

 2. Alguns participantes abandonaram a experiência em andamento e, por essa razão, são desconhecidos os resultados para esses indivíduos.

3. Os participantes do grupo controle acham que estão sendo desvalorizados em comparação com o grupo experimental pelo fato de não receberem o mesmo tratamento (estímulo).

4. Os participantes do experimento são submetidos a um mesmo instrumento para as medidas pré-teste e pós-teste.

5. Os participantes do experimento foram selecionados entre aqueles com características que os predispõem a determinados resultados na avaliação.

Está (ão) correta(s) apenas:

  • A.

    1, 2 e 5.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    3 e 5.

  • E.

    4.

Sobre a escolha entre métodos qualitativos e quantitativos, analise as afirmativas abaixo:

1. A escolha entre os dois métodos varia de acordo com o problema de pesquisa, que determina o planejamento e a execução da coleta de dados.

2. Os métodos quantitativos são preferíveis, pois garantem uma explicação matemática adequada dos fenômenos sociais, sem margens para erro.

3. Métodos qualitativos são mais simples e não necessitam de critérios de objetivação, dada a natureza dos seus dados: depoimentos verbais, a partir dos quais se faz análise do discurso.

4. A composição mista de métodos quali-quanti apenas se aplica quando o objeto da pesquisa é composto por populações distintas.

Está(ão) correta(s) apenas

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1.

  • D.

    4.

  • E.

    1, 2 e 4.

A escolha do caminho metodológico a ser adotado na pesquisa científica depende

1. da experiência do pesquisador e do material coletado por ele na pesquisa de campo.

2. dos estudos censitários disponíveis e outros dados secundários sobre a situação ou objeto do estudo.

3. da confiabilidade dos instrumentos de mensuração e expectativas de validade dos resultados.

4. dos objetivos propostos, dos recursos disponíveis e das condições pessoais do pesquisador.

5. da vontade dos implementadores da pesquisa e das metas fixada no cronograma de atividades.

Está (ão) correta(s) apenas

  • A.

    4 e 5

  • B.

    3 e 4

  • C.

    1

  • D.

    1 e 2

  • E.

    2 e 4

A categorização é uma das operações adotadas na análise de conteúdo, na pesquisa social. A respeito da categorização, assinale a alternativa correta.

  • A. As categorias têm como características: objetividade e fidelidade,homogeneidade, concretude, exclusividade e exaustividade.
  • B.

    É uma técnica essencialmente quantitativa.

  • C.

    É condicionada a tratamentos estatísticos prévios de correlação múltipla e dispensa a codificação.

  • D.

    É um sistema interativo que obedece a critérios lingüísticos e às técnicas de comunicação oral.

  • E.

    O sistema de categorização prévia resulta da classificação progressiva dos elementos classificados na análise dos dados.

Sobre a análise de conteúdo, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A análise de conteúdo é um método puramente quantitativo, capaz de reforçar a análise de discurso a partir da contagem de palavras repetidas num texto.

  • B.

    A análise de conteúdo propõe a busca de regularidades textuais, mas não possui capacidade de desenvolver o rigor quantitativo, pois não alcança o grau de estatística não-paramétrico.

  • C.

    A análise de conteúdo qualitativa permite o desenvolvimento de categorias-chave e hipóteses, que são ou não confirmadas a partir da análise de conteúdo quantitativa, capaz de estabelecer a significância da correlação entre variáveis.

  • D.

    A análise de conteúdo qualitativa é imprecisa, porém, sua grande qualidade está na superação da análise de discurso tradicional, pois não torna necessária a construção de um corpus de dados.

  • E.

    A análise de enunciação diz respeito à análise de discurso clássica, e se baseia no estruturalismo para afirmar que os textos são atos de fala cujo sentido é variável, de acordo com cada indivíduo.

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