Questões de Ética

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Aristóteles distingue vícios e virtudes pelo critério do excesso, da falta e da moderação. Um vício é um sentimento ou uma conduta excessivos, ou, ao contrário, deficientes. Uma virtude é um sentimento ou uma conduta moderados. A partir do trecho anterior, assinale a alternativa que apresenta, nesta ordem: uma virtude, um vício por excesso e um vício por deficiência.

  • A. Prudência, moleza e ambição.
  • B. Coragem, temeridade e covardia.
  • C. Vileza, magnificência e vulgaridade.
  • D. Condescendência, amizade e enfado.

A ética e a moral são amplamente discutidas no nosso dia a dia, seja no trabalho, seja em casa com a família ou com os amigos. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Quando alguém se refere a outro e diz: “Você não tem moral para dizer isso”, na realidade ele quis dizer que falta a essa pessoa um conjunto de valores, que podem ser sociais ou humanos.

( ) A moral é um conjunto de valores pelos quais as pessoas guiam seus comportamentos e, por isso, não está sujeita a mudanças da localidade (país) ou período de tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F; V
  • B. F; F
  • C. V; F
  • D. V; V

“Conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes e a conduta das pessoas” refere-se a:

  • A. Normas de Conduta.
  • B. Ética.
  • C. Valores.
  • D. Responsabilidade Social.
  • E. Justiça.

A respeito de ética, considere as seguintes afirmativas:

1. A ética empresarial fortalece uma empresa.

2. Ética e lucro são incompatíveis.

3. Ética empresarial é uma tendência atual das instituições, organizações e empresas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Para um profissional manter o comportamento ético em uma organização, ele deve EVITAR

  • A. se colocar no lugar das outras pessoas em qualquer situação.
  • B. os elogios frequentes e a divisão do sucesso com todos.
  • C. críticas a colegas na frente de outras pessoas ou responsabilizá-los na ausência.
  • D. fazer comentários sobre a ação ou atitude de alguém em particular.

Todo profissional que mantenha contato com o cidadão e a sociedade precisa ter comportamento de alto nível, uma maneira ética de ser e agir. Ética, como ensinaram os filósofos gregos da estrutura básica do conhecimento e da sabedoria, é exatamente um valor seguido por pessoas que respeitam o outro indivíduo. O funcionário público municipal, que segue o Estatuto do Servidor, precisa incorporar normas e valores de ética profissional. Isto significa que o servidor deve

  • A. ignorar normas do Código de Defesa do Consumidor.
  • B. seguir de modo inflexível quaisquer normas administrativas.
  • C. agir e comportar-se adequadamente em relação ao público em geral.
  • D. cumprir apenas, e sem diálogo com outras pessoas, as ordens superiores.

Para se promover a construção de um bom ambiente de trabalho, no qual as informações sejam passadas de maneira eficiente e clara, e no qual seja sempre realizado um bom atendimento ao contribuinte, é importante que o servidor público apresente:

  • A. Ética e comprometimento.
  • B. Trabalho em equipe e objetividade.
  • C. Respeito e assertividade.
  • D. Honestidade e responsabilidade.
  • E. Todas as alternativas anteriores.

A atuação do servidor público deve ser compatível com a legislação em vigor e com os padrões éticos próprios dos cargos que são exercidos. Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Usar de sua liberdade de expressão para promover manifestação de apreço no recinto da repartição.

II. Manter atividade político-partidária, ainda que fora da repartição.

III. Praticar usura sob qualquer de suas formas.

verifica-se que é(são) conduta(s) incompatível(eis) com os padrões éticos no serviço público

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

No que tange à ética profissional, observe o seguinte comando deontológico dos servidores públicos federais: “a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”. A partir do comando ético anterior pode-se concluir que:

  • A. O servidor pode agir como quiser na sua vida pessoal, já que a imagem individual jamais afetará a sua imagem pública.
  • B. O servidor público deve ser leal à instituição pública a que serve, devendo, por exemplo, abster-se de comentar fatos internos da repartição nas redes sociais.
  • C. O preceito ético apresentado no enunciado está equivocado porque a função pública não é uma profissão e sim um meio de o servidor obter estabilidade financeira.
  • D. Um agente público que cumpre sua missão no trabalho não pode ser questionado quanto a atividades ilícitas ou imorais que exerce fora do horário de expediente.

O conjunto de normas que indica como os indivíduos devem se comportar na qualidade de membros de um determinado corpo socioprofissional é denominado

  • A. responsabilidade.
  • B. moralidade.
  • C. ética profissional.
  • D. empatia.
  • E. solidariedade.
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