Questões de Ética

Lista completa de Questões de Ética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de ética e função pública, julgue os itens que se seguem. Para que a conduta do servidor público seja considerada irrepreensível é suficiente que ele observe as leis e as regras imperativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética e da moralidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos. A conduta ética do servidor deve basear-se não somente na legalidade, mas também em ações fundamentadas na dignidade, no decoro, na eficácia e na consciência dos princípios morais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da ética e da moralidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos. Ética e moral são termos que têm raízes históricas semelhantes e são considerados sinônimos, uma vez que ambos se referem a aspectos legais da conduta do cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ética é inerente à vida humana, sendo sua importância evidenciada na vida profissional do ser humano, pois cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, sendo um requisito indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. Analisando do ponto de vista ético, o fazer e o agir citado no texto, referem-se a:

  • A. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
  • B. O fazer diz respeito à disposição de trabalhar que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à competência individual, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
  • C. O fazer diz respeito ao salário que todo profissional deve receber para exercer bem a sua profissão. O agir se refere às ações profissionais, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.
  • D. O fazer diz respeito à vontade de trabalhar que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à competência coletiva, ao conjunto de atitudes que o profissional deve assumir no desempenho de sua profissão.

Um dos objetivos da Ética é a existência de certo equilíbrio e funcionamento social de qualidade, fazendo com que ninguém saia prejudicado. A ética é construída por uma sociedade com base:

  • A. Na genética das pessoas que se passa por geração.
  • B. Na educação que é dada nas escolas.
  • C. Nos ensinamentos oferecidos nas faculdades.
  • D. Nos valores históricos e culturais.

Em se tratando de Sigilo Profissional é CORRETO afirmar que:

  • A. O Sigilo Profissional trata de resguardar informações acerca do histórico de trabalho do funcionário, em suas passagens por outras empresas.
  • B. O Sigilo Profissional trata de resguardar informações importantes ou valiosas sobre conteúdos da vida empresarial, inclusive quando essas informações representarem alguma transgressão a Lei.
  • C. O Sigilo Profissional trata de uma conduta requerida dos funcionários comuns, não sendo, pois, requerido das funções de chefia e direção das empresas.
  • D. O Sigilo Profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

Ética é um conjunto de regras relacionadas aos valores e conceitos morais de um indivíduo ou grupo social. A ética está diretamente conectada aos princípios que disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano. Um código de ética definido formalmente é positivo porque remove dúvidas que possam surgir por divergências de opinião de cunho moral ou valorativo. Em relação ao Código de Ética e suas regras, analise os itens a seguir:

I. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais privilegiar o subordinado que lhe é próximo.

II. Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou ao público.

III. Críticas e repreensões devem ser feitas primeiro à pessoa a quem se referem, “cara a cara”. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja às ocultas.

IV. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância.

V. Em ações e discussões internas, assume sempre seus valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio.

Analisados os itens acima, é CORRETO afirmar que:

  • A. Apenas o item I está incorreto.
  • B. Apenas os itens II, III e V estão incorretos.
  • C. Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • D. Todos os itens estão corretos.

Acerca da ética no serviço público, cada um dos itens que se seguem apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Mirtes, que é servidora pública com mais de vinte anos de ofício em um TRE, acostumou-se com a forma tradicional de realizar suas tarefas e, por isso, se recusa a utilizar os sistemas eletrônicos institucionais que foram instalados em seu departamento. Nessa situação, a chefia imediata de Mirtes deve adaptar a rotina de trabalho para que ela possa continuar a trabalhar da forma que lhe é mais conveniente em respeito a sua longa carreira no tribunal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria, servidora pública federal estável, integrante de comissão de licitação de determinado órgão público do Poder Executivo federal, recebeu diretamente, no exercício do cargo, vantagem econômica indevida para que favorecesse determinada empresa em um procedimento licitatório. Após o curso regular do processo administrativo disciplinar, confirmada a responsabilidade de Maria na prática delituosa, foi aplicada a pena de demissão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com base na legislação aplicável ao caso.

Supondo o regular funcionamento de uma comissão de ética no órgão ao qual pertencia Maria, é correto afirmar que a pena de demissão poderia ter sido diretamente aplicada por essa comissão, caso o parecer que fundamentasse essa decisão fosse assinado por todos os seus integrantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à ética no serviço público, julgue o item a seguir. Considere que um servidor público tenha deixado, sem justo motivo, muitas pessoas à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, o que resultou na formação de longas filas e atraso na prestação do serviço. Nessa situação, a atitude do servidor, além de ter sido contra a ética, pode ser caracterizada como de grave dano moral aos usuários do serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...