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Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O cerne da maioria dos problemas do homem cidadão está relacionado à sua postura ética individual. A dignidade e a consciência dos princípios morais, entre outros valores intrínsecos, devem fazer parte da conduta do servidor público, no exercício de sua função ou cargo ou fora dele, uma vez que seus atos, comportamentos e atitudes refletirão na preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
Acerca do Código de Ética Profissional do servidor público e tendo como referência inicial o texto acima, que aborda aspectos desse código, julgue os itens a seguir.
O servidor público jamais pode desprezar o elemento ético de sua conduta, embora, em algumas situações, tenha de decidir entre o que é legal e ilegal.Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes
É permitido ao servidor da ANVISA retirar da repartição pública, mesmo sem expressa autorização legal, documentos pertencentes ao patrimônio público, desde que estes sejam utilizados como material de pesquisa ou como fonte de informações a outro órgão público, empresa ou estabelecimento sujeitos a vigilância sanitária.Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes
Um dos objetivos do Código de Ética da ANVISA é preservar a imagem e a reputação do servidor, cuja conduta ética deve estar de acordo com as normas estabelecidas no referido código.Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Todo servidor da ANVISA, independentemente da posição que ocupa na estrutura organizacional da agência, é merecedor da confiança da sociedade, devendo pautar-se pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da moralidade e da probidade. É o que preconiza o Código de Ética da ANVISA. Acerca dos princípios e deveres funcionais gerais e dos objetivos desse código, julgue os seguintes
O servidor da ANVISA deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação a lei.Sobre o regime disciplinar aplicável ao servidor público, é INCORRETO afirmar que:
todos os processos sumários de apuração da responsabilidade administrativa do servidor que não preservam o contraditório e a ampla defesa são inconstitucionais;
o processo disciplinar pode ser dispensado e a punição aplicada diretamente pela autoridade que presenciar prática de infração;
o Processo Administrativo não está sujeito às mesmas solenidades exigidas no processo judicial;
a sentença penal absolutória, por falta de provas, não impede a aplicação de punição administrativa ao servidor pelo mesmo fato;
o servidor punido em processo administrativo disciplinar pode tentar judicialmente anular a punição administrativa.
O Código Penal traz em seu texto capítulo dedicado a crimes cometidos contra a Administração Pública por servidores públicos. Um dos crimes é definido como "Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que forma da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida."
Trata-se de:
Segundo o Código de Ética Odontológica, é considerado dever fundamental do profissional:
1) exercer a profissão mantendo comportamento digno.
2) zelar pela saúde do paciente, bem como guardar segredo profissional.
3) manter atualizados os conhecimentos necessários para o exercício profissional.
4) priorizar, no desempenho de suas funções, o atendimento aos pacientes de melhor poder aquisitivo.
5) resguardar a privacidade do paciente durante o atendimento odontológico.
Estão corretas:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Lidar com reclamações é uma importante habilidade de relações públicas ou no atendimento ao público. Márcia foi designada para atendimento ao público na Biblioteca e recebe um usuário bastante zangado, porque pela terceira vez retorna para resolver um problema e ser atendido. Chega ao balcão alterado, falando alto e em tom agressivo. Neste caso, Márcia deve:
agir defensivamente, simplesmente reagindo às reclamações, procurando eliminar o confronto direto através de comportamento evasivo.
expressar uma consideração sincera sobre o problema e a situação do usuário, identificando claramente o problema e o que o tem agravado.
agir formalmente, mas tentando reduzir a importância da reclamação ou interrompendo sua explanação, de modo a agilizar a solução.
deixá-lo entender que sua reclamação está sendo ouvida, deixá-lo confiante que seu problema será resolvido é uma forma de acalmá-lo, mesmo que ao final lhe apresente uma desculpa qualquer por não ter uma solução.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos fatores essenciais em relações humanas no trabalho é a comunicação e, sobre este processo, é correto afirmar:
1- A comunicação bem sucedida depende de uma combinação de conhecimento do que dizer e conhecimento sobre como dizer.
2- Em termos de comunicação interpessoal, compreender significa concordar passivamente com as mensagens transmitidas por quem fala ou escreve.
3- A qualidade da comunicação face a face e a quantidade de informações corretas transmitidas aos empregados contribuem para a eficiência geral dos membros da organização, quando estes trabalham em conjunto, para a realização das metas comuns a todos.
4- Em comunicação, uma mensagem deve ser coerente. A coerência reduz a possibilidade de que uma mensagem seja entendida.
O correto está somente em:
Considerando que as condutas dos profissionais de enfermagem devem ser amparadas no seu código de ética, julgue os itens a seguir.
Um profissional viola os princípios da ética quando, durante a realização de um banho em um paciente no leito, não se preocupa com a privacidade e a intimidade desse paciente, deixando-o exposto.
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