Questões de Ética na Administração Pública

Lista completa de Questões de Ética na Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir: I. O servidor público deve ser assíduo e frequente ao serviço. II. Um código de ética não deve descrever direitos e deveres. Marque a alternativa CORRETA

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas

Analise as afirmativas a seguir:


I. É vedado ao servidor público facilitar a fiscalização de quaisquer atos ou serviços por órgãos ou entidades de controle interno ou externo.

II. Promover a cidadania é colocar o cidadão em posição de exclusão da vida social e da tomada de decisões.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O servidor público deve buscar continuamente aperfeiçoar o processo de comunicação e contato com o público, sempre com o objetivo de tornar o atendimento aos cidadãos menos eficiente ou eficaz.

II. É dever do servidor público alterar ou deturpar o teor de documentos que devem ser encaminhados para providências.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do servidor público manter-se indisponível e desatento durante a realização das suas atividades.

II. Nenhum servidor público deve tratar mal um usuário dos serviços, devendo privilegiar o uso de boas práticas de atendimento e de cortesia.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento é um dever fundamental do servidor público.

II. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. É vedado ao servidor público desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo de que seja titular, exceto quando, para isso, tenha recebido alguma gratificação financeira extra por parte dos usuários dos serviços.

II. Propugnar pela harmonia na classe é um dever fundamental dos profissionais e entidades públicas.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo de que seja titular é dever do servidor público municipal.

II. É vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores da instituição.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O servidor nunca deve tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

II. É dever do servidor público apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) No setor público, a troca e o compartilhamento de informações sempre deve se estabelecer entre profissionais que possuem a obrigação do sigilo, pois todos os indivíduos, sejam eles servidores ou cidadãos, têm o direito de acesso a quaisquer informações no âmbito governamental, a qualquer momento.

    B) A conduta ética não possui relação com a consciência sobre a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado. A ética é um conceito universal, inequívoco e contínuo, que se mantém uniforme e invariável no tempo e no espaço, perpassando as culturas e civilizações. A ética é, portanto, um conceito anterior à própria existência da humanidade.

    C) O sigilo profissional é um importante aspecto da ética de um servidor. Esse aspecto trata de uma informação que deve ser propagada, ainda que de forma contrária às determinações da justiça ou dos interesses da segurança nacional, e impõe uma relação de privacidade e publicidade entre os servidores de um órgão e a sociedade em geral.

    D) Toda pessoa tem direito à verdade e, por isso, o servidor público não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Assim, deve o servidor adotar a publicidade e o acesso à comunicação como um princípio, e o sigilo como uma exceção, de acordo com a legislação vigente.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção no exercício do seu trabalho. Deve, também, respeitar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, nunca demonstrando preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade ou de qualquer outro tipo.

    B) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços públicos e aperfeiçoar o processo de comunicação e contato com os cidadãos são atitudes incongruentes com a função de um servidor público no âmbito da instituição.

    C) No exercício do direito de greve, todos os servidores públicos devem manter-se desatentos em relação às exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. Assim, é possível garantir que os cidadãos estarão amparados em relação aos serviços públicos essenciais.

    D) O trabalho do servidor público é regido por princípios éticos que se materializam na prestação dos serviços de forma incongruente e despropositada, conforme determinam os princípios constitucionais da Administração Pública.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...