Questões de Ética na Administração Pública do ano 2020

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Analise a figura a seguir:




A imagem expressa que:


I- Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível.

II- Há um movimento intrínseco entre ética e moral.

III- Pode-se tratar ética e moral como antônimos.


É correto o que se afirma em:

    A) III, apenas.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II, apenas.

    E) I, II e III.

Marque a alternativa na qual a correlação entre ética e moral está invertida e, portanto, incorreta.

    A)

    ÉTICA MORAL

    Principio Aspectos de condutas específicas



    B)

    ÉTICA MORAL

    Permanente Temporal



    C)

    ÉTICA MORAL

    Prática Teoria



    D)

    ÉTICA MORAL

    Universal Cultural



Analise as assertivas e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso, no que se refere à ética e moralidade no cargo público:

( ) A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
( ) Em regra, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
( ) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina.
( ) Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    A) V, F, V, V.

    B) V, V, V, V.

    C) F, V, F, V.

    D) V, V, V, F.

    E) F, F, F, F.

Assinale a alternativa CORRETA quanto à ética e moralidade no exercício da atividade pública:

    A) Ao ser investido de um cargo público, o servidor assume, além das tarefas inerentes ao cumprimento da função que lhe é atribuída, o dever subjacente de cuidar do bem-estar da coletividade, zelar pelo patrimônio público e evitar o desperdício.

    B) O servidor público deve sempre escolher quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para a administração pública.

    C) Quando for solicitado por um cidadão, o servidor público deve ater-se somente às suas atribuições, definidas por lei.

    D) As ordens dos superiores hierárquicos devem ser sempre acatadas, pois o servidor deve sempre absoluta obediência a hierarquia funcional.

    E) Não fere a ética e a moralidade o servidor público ausentar-se do seu trabalho, para tratar de assuntos pessoais, desde que comunique seus colegas de trabalho.

O conjunto de normas que fundamenta a consciência profissional de um trabalhador no exercício de sua função, fornecendo imperativos de uma boa conduta e integridade profissional recebe o nome de:

    A) Ato Administrativo.

    B) Improbidade.

    C) Ética Profissional.

    D) Comunicação.

A ética refere-se a como as coisas deveriam, de fato, ser ou ocorrer. Um servidor público em qualquer esfera deve ter sua conduta pautada pela ética. Representa um desvio de conduta ética

    A) tratar com descortesia um pagador de tributos com dificuldades de expressar suas necessidades.

    B) nomear para cargo de assessoramento, seu primo, filho da irmã de seu pai, com competência técnica comprovada e compatível com os requisitos do cargo.

    C) aceitar brindes de divulgação, como canetas e chaveiros, de valor insignificante, de prestadores de serviços da organização.

    D) deixar de atender a cidadão cuja conduta inapropriada fere as normas do serviço e reportar o ocorrido formalmente.

_____________ são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, enquanto que __________________ são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.
A sequência de palavras que completam os espaços em branco acima é:

    A) Princípios – Valores.

    B) Valores – princípios.

    C) Ética – valores.

    D) Princípios – ética.

    E) Valores – cidadania.

Na relação entre ética, democracia, cidadania e a função pública é CORRETO afirmar:
1) Que a ética da administração pu?blica é orientada para o serviço pu?blico, deve ser suportada por comportamentos congruentes com o interesse geral. O primado do interesse pu?blico impõe aos funcionários uma pluralidade de deveres como o dever de neutralidade; o dever de legalidade; justiça e imparcialidade; igualdade; proporcionalidade; colaboração e boa fé; informação e qualidade, lealdade; integridade; competência e responsabilidade, deveres estes preconizados na Carta Ética da Administração Pu?blica (1989).
2) Que uma administração pu?blica moderna é uma administração receptiva, que não encara os cidadãos apenas como votantes, contribuintes ou consumidores, mas sim como cidadãos ativos com direitos e obrigações, a quem a administração se abre para que possam intervir no processo de gestão pu?blica. Na gestão da vida econômica, social, política e cultural. Não ó adquirem a capacidade de influenciar os resultados das políticas pu?blicas, como sãoco-responsáveis pelas mesmas.
3) Que é importante produzir e disponibilizar informação de qualidade, organizada na perspectiva dos cidadãos, horizontal e integrada, simples, que forneça elementos concretos, como padrão ao perfil dos diferentes destinatários melhorando a qualidade da participação cívica, com a utilização de uma comunicação como resposta a crises ou pressões de cidadãos insatisfeitos, uma vez que, o cidadão só tende em participar quando sente que o seu envolvimento terá influência nos assuntos em debate.
4) Que trata-se de governação centrada nos cidadãos, pelo conjunto de práticas governamentais que encorajam de forma permanente o exercício da cidadania plena e as suas responsabilidades, em que a Administração Pu?blica estabelece novas bases e processos de envolvimento dos cidadãos na vida pu?blica. Um conceito caracterizado pelo exercício de poderes e responsabilidades nas políticas pu?blicas no contexto de governação do dia-a-dia através da participação cívica. Em relação à causa pu?blica e de abertura do funcionamento da administração aos cidadãos.
5)Que a comunicação pu?blica permite desenvolver uma ética de responsabilidade pelo bem comum partilhada para quem procura a atividade administrativa, levando-os a participar mais e melhor na gestão dos assuntos pu?blicos, de modo que a capacidade de estabelecer uma relação de comunicação com o maior nu?mero de atores envolvidos passa por recorrer a canais exclusivos de acesso a comunicação e atendimento pessoal.
Estão CORRETA(S):

    A) 1, 3 e 5.

    B) 1, 2 e 4.

    C) 2, 4 e 5.

    D) 2, 3 e 4.

    E) 3, 4 e 5.

Ao considerarmos que os agentes pu?blicos devem possuir características éticas e morais para poder administrar o bem pu?blico e não ser corruptível. E que esses princípios devem ter características universais e precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre. É CORRETO afirmar que:


1) A ética na administração e a moralidade administrativa representam a face da moralidade pu?blica que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pu?blica, torna-se imperioso o baixo grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e pu?blico, não um ato individual e privado.


2) O bom agente pu?blico é o que, usando de sua competência para o preenchimento das atribuições legais, se determina não só pelos preceitos vigentes, mas também pela moral comum. Se os primeiros delimitam as fronteiras do lícito e do ilícito, do justo e do injusto – a segunda espera dele conduta honesta, intrínseca e extrinsecamente conforme a função realizada por seu intermédio, Isso porque eles desempenham um papel fundamental como elementos reguladores do comportamento das pessoas.


3) O maior teste para a ética é a relação de poder. A ética deve ser mais forte que o poder, os princípios éticos precisam estar acima das manifestações de poder. A sociedade ideal sempre se guia pelos valores da ética e da moral adaptada. A felicidade humana se produz pela ética, e não pela política, mas, por um conjunto cotidiano das ações dos agentes pu?blicos que reproduzem interesses como padrão das relações humanas.


4) A moralidade da administração pu?blica não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pu?blico, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo, da mesma forma que tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.


5) O interesse pu?blico, objetivo supremo dos esforços dos servidores pu?blicos, deve estar associado aos valores da confiança e do relacionamento entre cidadãos, e não simplesmente à satisfação de demandas de consumo, o que significa a busca de um interesse pu?blico formado por interesses individuais compartilhados e responsabilidades divididas entre todos em um processo de construção do bem público de forma colaborativa.


Estão CORRETAS:

    A) 1, 3 e 5.

    B) 1, 2 e 4.

    C) 2, 4 e 5.

    D) 2, 3 e 4.

    E) 3, 4 e 5.

Considerando o assunto “ética e responsabilidade social”, é correto afirmar que:

    A) A retidão, a conivência e a lealdade são condutas éticas dos agentes públicos.

    B) Quaisquer ausência injustificada do agente público é fator de desmoralização do serviço público.

    C) Os deveres e obrigações constantes nos códigos de ética devem ser taxativos e objetivos.

    D) Através da conduta concreta, a ética da responsabilidade distingue o correto do incorreto.

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