Lista completa de Questões de Ética do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em um grande escritório de advocacia, trabalham cinco secretárias. À hora do almoço, Luana, a mais antiga delas, reúne as demais para falarem dos segredos e da vida privada dos seus respectivos chefes. Sem o mínimo de ética profi ssional, Luana revelou às colegas que seu chefe lhe confi denciou que tem uma doença grave, mas não quer que ninguém saiba.
Neste caso, faltou a Luana
Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.
Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.
No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.
O funcionário, ao atender o usuário de seu serviço, deve ser cortês e interessado, mesmo que este usuário apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconômica inferior à sua ou, ainda, ostente símbolos religiosos diferentes de sua religião.
No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.
O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.
Analise a conduta de quatro funcionários públicos durante o atendimento ao telefone e assinale a alternativa que indica a conduta correta:
Funcionário MC atende ao telefonema de um usuário que deseja falar com o Chefe do Setor, mas este está fora da repartição. O funcionário, sem saber com quem está falando, pede que a pessoa tente ligar mais tarde.
Funcionário JC atende ao telefonema de um usuário que necessita deixar um recado com informações sobre datas de entregas de produtos. O funcionário se prontifica a dar o recado mais tarde, mas não anota nada.
Funcionário AR atende a um telefonema, identifica a repartição, é cordial, transmite prontamente as informações solicitadas e anota o nome da pessoa que ligou, com data, horário e assunto.
Funcionário OS sabe que o telefone de repartição pública deve ser utilizado para assuntos e interesse da repartição, mas, sempre que possível, faz uso do telefone para resolver questões particulares.
Para garantir um bom clima de trabalho e o bemestar do grupo como um todo e do seu próprio sucesso pessoal e profissional, o funcionário público precisa considerar que:
A existência de "grupinhos" ou "panelinhas" entre os funcionários da repartição é considerada uma excelente solução para resolver problemas de relações humanas.
O estabelecimento do bom relacionamento humano no trabalho depende não só do seu próprio empenho e motivação, mas também do esforço das demais pessoas pertencentes à repartição.
O estabelecimento de um bom relacionamento humano no trabalho depende de treinamento, que deve ser proporcionado pela repartição.
Somente no ambiente de trabalho a pessoa consegue buscar a motivação suficiente para o estabelecimento de boas relações humanas.
A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional, julgue os itens seguintes.
O magistério de serviço social é atribuição privativa do assistente social somente quando referir-se ao nível de graduação.
Ética pode ser entendida como os valores e crenças que fazem parte de determinado grupo social, (cultural e profissional). Estas crenças são um guia para os membros do grupo, quando se diferencia o certo do errado. Com relação à ética e à legislação profissional, assinale a opção correta.
O termo deontologia está relacionado à ciência que estuda os comportamentos de indivíduos que não obedecem aos códigos de ética e moral de determinada sociedade.
O respeito à dignidade, o sigilo e a leal concorrência são princípios do código de ética profissional do terapeuta ocupacional.
O termo altruísmo refere-se ao ato ou atitude de fazer o bem, que deve pautar as relações profissionais dos terapeutas ocupacionais com seus pacientes.
A fixação da jornada máxima de trabalho para os profissionais terapeutas ocupacionais é instituída pelas associações de terapia ocupacional de cada estado brasileiro.
O simples fato de a sonegação fiscal implicar um dilema ético leva ao resultado de ser ela também uma conduta vedada pela lei, já que as normas jurídicas devem estar sempre voltadas ao bem comum.
Com relação à ética e legislação profissional, julgue os próximos itens.
Apesar de moral e ética distinguirem-se uma da outra, a ética constitui-se na resposta consciente do grupo profissional, relativo à moral profissional.
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