Questões de Ética do ano 2008

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Considere a seguinte situação hipotética.

Em um grande escritório de advocacia, trabalham cinco secretárias. À hora do almoço, Luana, a mais antiga delas, reúne as demais para falarem dos segredos e da vida privada dos seus respectivos chefes. Sem o mínimo de ética profi ssional, Luana revelou às colegas que seu chefe lhe confi denciou que tem uma doença grave, mas não quer que ninguém saiba.

Neste caso, faltou a Luana

  • A. coragem.
  • B. sigilo.
  • C. competência.
  • D. humildade.

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.

O funcionário, ao atender o usuário de seu serviço, deve ser cortês e interessado, mesmo que este usuário apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconômica inferior à sua ou, ainda, ostente símbolos religiosos diferentes de sua religião.

  • C. Certo
  • E. Errado

No serviço público, o funcionário deve-se guiar pela conduta ética, que abrange aspectos da atuação e da relação com os públicos externo e interno. Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento ético do servidor público e suas implicações.

O funcionário que, no exercício de suas funções, deixa o usuário de seu serviço à espera enquanto atende ligação telefônica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usuário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise a conduta de quatro funcionários públicos durante o atendimento ao telefone e assinale a alternativa que indica a conduta correta:

  • A.

    Funcionário MC atende ao telefonema de um usuário que deseja falar com o Chefe do Setor, mas este está fora da repartição. O funcionário, sem saber com quem está falando, pede que a pessoa tente ligar mais tarde.

  • B.

    Funcionário JC atende ao telefonema de um usuário que necessita deixar um recado com informações sobre datas de entregas de produtos. O funcionário se prontifica a dar o recado mais tarde, mas não anota nada.

  • C.

    Funcionário AR atende a um telefonema, identifica a repartição, é cordial, transmite prontamente as informações solicitadas e anota o nome da pessoa que ligou, com data, horário e assunto.

  • D.

    Funcionário OS sabe que o telefone de repartição pública deve ser utilizado para assuntos e interesse da repartição, mas, sempre que possível, faz uso do telefone para resolver questões particulares.

Para garantir um bom clima de trabalho e o bemestar do grupo como um todo e do seu próprio sucesso pessoal e profissional, o funcionário público precisa considerar que:

  • A.

    A existência de "grupinhos" ou "panelinhas" entre os funcionários da repartição é considerada uma excelente solução para resolver problemas de relações humanas.

  • B.

    O estabelecimento do bom relacionamento humano no trabalho depende não só do seu próprio empenho e motivação, mas também do esforço das demais pessoas pertencentes à repartição.

  • C.

    O estabelecimento de um bom relacionamento humano no trabalho depende de treinamento, que deve ser proporcionado pela repartição.

  • D.

    Somente no ambiente de trabalho a pessoa consegue buscar a motivação suficiente para o estabelecimento de boas relações humanas.

A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional, julgue os itens seguintes.

O magistério de serviço social é atribuição privativa do assistente social somente quando referir-se ao nível de graduação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ética pode ser entendida como os valores e crenças que fazem parte de determinado grupo social, (cultural e profissional). Estas crenças são um guia para os membros do grupo, quando se diferencia o certo do errado. Com relação à ética e à legislação profissional, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo deontologia está relacionado à ciência que estuda os comportamentos de indivíduos que não obedecem aos códigos de ética e moral de determinada sociedade.

  • B.

    O respeito à dignidade, o sigilo e a leal concorrência são princípios do código de ética profissional do terapeuta ocupacional.

  • C.

    O termo altruísmo refere-se ao ato ou atitude de fazer o bem, que deve pautar as relações profissionais dos terapeutas ocupacionais com seus pacientes.

  • D.

    A fixação da jornada máxima de trabalho para os profissionais terapeutas ocupacionais é instituída pelas associações de terapia ocupacional de cada estado brasileiro.

O simples fato de a sonegação fiscal implicar um dilema ético leva ao resultado de ser ela também uma conduta vedada pela lei, já que as normas jurídicas devem estar sempre voltadas ao bem comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética e legislação profissional, julgue os próximos itens.

Apesar de moral e ética distinguirem-se uma da outra, a ética constitui-se na resposta consciente do grupo profissional, relativo à moral profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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