Questões de Ética da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ética da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da ética no serviço público, julgue os itens subsequentes.

O relativismo gerencial é a estratégia mais utilizada pelos gestores públicos para institucionalizar a ética nas organizações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ética pública é o processo de geração de pautas de condutas, no intuito de desenvolver uma melhor convivência social e maior autonomia e liberdade de atuação das pessoas. Nesse sentido, a ética pública é classificada como

  • A.

    individual, pois enfatiza os direitos individuais.

  • B.

    valorativa, pois se baseia na valorização das regras culturais de conduta humana.

  • C.

    profissional, pois se refere a determinada área específica do conhecimento.

  • D.

    política, pois enfatiza a conduta de grupos ideológicos representativos.

  • E.

    coletiva, pois abrange organizações, instituições, grupos sociais e cidadãos.

A escolha entre ter uma conduta ética ou uma conduta corrupta é o resultado de um processo complexo de tomada de decisões, no qual influem múltiplas variáveis. Entre essas variáveis, é possível citar a autoestima, a idade, o gênero e o autocontrole, que estão relacionadas

  • A.

    aos aspectos normativos da conduta humana.

  • B.

    aos modelos de condutas sociais.

  • C.

    aos aspectos morais da conduta humana.

  • D.

    às características culturais e valorativas.

  • E.

    às características individuais.

Quando a distribuição de bens por determinado agente público resulta em benefícios aos desfavorecidos, é correto afirmar que os princípios e valores que regem a conduta desse agente se baseiam em uma abordagem

  • A.

    com ênfase na garantia de oportunidades a todos.

  • B.

    convencional da ética e do direito público.

  • C.

    utilitária da ética e da justiça social.

  • D.

    moralista dos direitos dos cidadãos.

  • E.

    individualista da ética.

A conduta de um servidor público que age em benefício da comunidade é condizente com

  • A.

    o poder-dever de probidade.

  • B.

    o dever de eficiência.

  • C.

    o poder-dever de agir.

  • D.

    o dever de eficácia.

  • E.

    o dever de prestar contas.

Acerca de ética e conduta pública, julgue os próximos itens.

A probidade, a retidão, a lealdade e a justiça devem fundamentar as ações dos servidores públicos no trato da coisa pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

A compreensão da conduta ética do servidor público deve ocorrer em níveis de análise, a fim de abranger princípios, valores, regras e contexto da ação humana. Conhecer e compreender o desenvolvimento moral da pessoa e como a cultura se relaciona com a moral social são exemplos dos níveis de análise individual

  • A.

    profissional.

  • B.

    societal.

  • C.

    jurídico.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    político.

Acerca de ética e conduta pública, julgue os próximos itens.

Veda-se ao servidor público a participação em movimentos político-partidários, dado o caráter apolítico do serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da ética no setor público, julgue os itens subsequentes.

O agente que mantiver com determinada fundação pública vínculo meramente contratual para a prestação de serviço de natureza excepcional, sem retribuição financeira, não estará sujeito à incidência das disposições constantes do referido código de ética, por não se enquadrar no conceito de servidor público, para fins de apuração do comprometimento ético.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da ética no setor público, julgue os itens subsequentes.

A manutenção da limpeza do local de trabalho, embora relevante, não se insere entre os principais deveres do servidor público previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, pois constitui atribuição de terceirizados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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