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Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A insatisfação com a conduta ética no serviço público é um fato que vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. Nesse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos. Com referência à ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Os códigos não deixam dúvidas quanto às questões que envolvem interesses particulares, as quais podem ser priorizadas em detrimento daquelas de interesse público.
Ética - Ética na Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A insatisfação com a conduta ética no serviço público é um fato que vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. Nesse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos. Com referência à ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
O comportamento profissional do servidor deve ser formal, frio, distante e objetivo, de modo a garantir impessoalidade no tratamento aos cidadãos usuários.
Ética é (ou diz respeito a) um padrão de conduta de um grupo bem definido, padrão esse que permite aprovar ou desaprovar agentes e suas ações. Acerca desse tema, julgue os itens de 61 a 68.
Considere a seguinte situação hipotética. No seu setor, Caio, servidor público, possui sete subordinados diretos, estagiários e servidores, que são universitários. Caio constata que seus subordinados imprimem seus trabalhos acadêmicos na copiadora do setor no intervalo de almoço. Por serem funcionários dedicados, Caio estabeleceu algumas regras. Para evitar os exageros, foi estabelecido um número máximo de cópias de interesse particular, e a impressão só é permitida mediante reposição do papel utilizado. Nessa situação, devido à solidariedade de Caio e à dedicação ao trabalho de seus subordinados, a utilização do equipamento do setor para trabalhos particulares não caracteriza infração à ética profissional.
Considerando o texto acima, assinale a opção que descreve um comportamento correto de um profissional de atendimento ao público.
Deixar o cliente esperando na fila enquanto conversa com um colega de trabalho sobre assuntos pessoais.
Agir com desconfiança diante de um cliente mal vestido ou de aparência incomum.
Empregar a primeira pessoa do singular ao se dirigir ao cliente, evitando atribuir à organização responsabilidades e decisões.
Sorrir a todo instante e para todos os clientes, independentemente da situação e do estado de humor do cliente.
Quanto à empatia no atendimento ao público, assinale a opção que descreve uma conduta correta de um profissional de atendimento Nota 10 ao público.
Indignar-se tanto quanto o cliente que se mostra insatisfeito com um serviço ou produto da organização.
Um exemplo de resposta a uma cliente insatisfeita que demonstre a empatia de um profissional de atendimento é: Compreendo por que a questão relativa ao seu pedido a deixou tão aborrecida!
Diante de clientes irritados, o profissional critica o colega que não conseguiu resolver o problema do cliente.
Priorizar o atendimento de clientes calmos e educados.
À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.
Especificamente em relação ao exercício de determinada atividade profissional, a ética pode reportar-se ao conjunto de normas e de princípios que o grupo fixa para balizar a execução de seu trabalho, a exemplo, entre tantos outros, dos códigos de ética dos advogados e dos médicos.
Quanto à cortesia no atendimento, assinale a opção que descreve uma conduta correta.
Diante de uma pergunta do cliente para a qual o profissional de atendimento não tem resposta pronta, ele diz algo do tipo: Nossa, essa é uma boa pergunta! Vou verificar e tentar descobrir a resposta agora mesmo!
Diante de um pedido muito difícil de atender, o profissional de atendimento termina o atendimento dizendo ao cliente: "Não podemos fazer isto".
Não dizer ao cliente, quanto tempo levará para atendêlo, dizendo frases como: Espere um segundo, volto logo.
Dirigir-se ao cliente chamando-o de querido, meu bem ou similares.
À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.
Para os padrões culturais do mundo contemporâneo, a relatividade dos conceitos e dos princípios torna naturalmente compreensível e aceitável, sob o ponto de vista ético, a tese segundo a qual cada um é livre para fazer suas opções e escolher os valores que quiser.
Sobre trabalho em equipe e relacionamento, assinale a opção que apresenta atitude correta a ser tomada diante de uma situação de trabalho.
Diante de um colega de trabalho que frequentemente grita, fica enraivecido e agitado, levantar a voz para ele e revidar nas agressões verbais é o melhor a fazer neste caso.
Diante de um colega que age como um ditador, que dita regras o tempo todo e só aceita fazer as coisas do jeito dele, obedecer e entrar no jogo dele é a melhor atitude.
Deve-se prestar pouco auxílio profissional aos menos experientes, evitando que eles fiquem mais competentes que os demais colegas.
Deve-se tratar indistintamente bem todas as pessoas, internas e externas à equipe de trabalho.
À luz do ordenamento jurídico brasileiro, que tem na Constituição Federal de 1988 (CF) seus pressupostos essenciais, e considerando as normas legais que regem a administração pública, além dos códigos de conduta normalmente adotados por corporações empresariais e pelas mais diversas instituições, julgue os itens que se seguem, relacionados ao tema da ética e da postura profissional.
Revolucionárias descobertas científicas do século XX, como as ocorridas na área biológica, em especial na engenharia genética, suscitam a questão sobre a natureza da vida e sobre os limites da possibilidade da interferência humana nos organismos vivos, o que leva a preocupações éticas impensáveis no passado não muito distante.
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