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Os limites e as possibilidades da ética profissional na sociedade brasileira são dados pelas
emancipação, alteridade, liberdade, compromisso e justiça social.
tendências estruturais e conjunturais da sociedade capitalista e pela prática profissional orientada teleologicamente em função de um projeto coletivo.
dimensões filosófico-subjetiva, concreto-vivencial e normativo-diretiva.
particularidades que envolvem as esferas constitutivas da ética profissional e pelas tendências da profissão.
realização e ampliação de direitos sociais e humanos, que só se mantêm se contar com uma base social de sustentação político-partidária.
No processo de Governança Corporativa Governamental, são elementos que identificam a boa conduta e podem compor o código de ética:
integridade, negligência e honestidade.
relacionamento cordial, subjetividade e integridade.
probidade e propriedade, objetividade e integridade.
centralização, transparência e evidência.
parcialidade, imprudência e propriedade.
São comportamentos adequados ao profissional no relacionamento interpessoal:
sigilo, discrição e respeito.
objetividade, impaciência e discrição.
preconceitos, discriminação e respeito.
subjetividade, desrespeito e sigilo.
sigilo, indiscrição e intromissão.
Expressar suas opiniões com objetividade respeitando o ponto de vista das demais pessoas caracteriza a
subjetividade
assertividade
indiscrição.
espontaneidade.
persuasão.
Empatia está relacionada com eficiência no atendimento telefônico por tratar-se de
disfunção nas cordas vocais.
aversão pelo outro.
defeitos na transmissão de dados.
colocar-se no lugar do outro.
antipatia pelo outro.
São, dentre outras habilidades importantes para o profissional que atende o público:
paciência, resistência à pressão e objetividade.
introversão, distração e timidez.
bom humor, capacidade de colocar-se no lugar do outro e ansiedade.
atenção concentrada, habilidade em cálculos e impaciência.
habilidade em cálculos, redação técnica e distração.
Zeus, Técnico Judiciário, presta serviços de atendimento ao público. Apolo, trajando terno, identifica-se a Zeus, dizendo que perdeu o crachá, e que tem uma reunião importante com o Gerente Geral. Zeus não consegue contato com a Secretária do gerente, pois trata-se de horário de almoço. Apolo insiste, afirmando que é uma autoridade e que a demora no atendimento causa-lhe sérios problemas. Perante esses fatos, Zeus
libera imediatamente a entrada de Apolo, visto que trata-se de pessoa que apresentou RG e que conhece muitas pessoas do alto escalão.
solicita a Apolo que espere, pois não consegue checar as informações, porém, depois de 15 minutos, resolve liberá-lo mesmo assim.
trata Apolo de forma agressiva e informa que não recebe ordens de estranhos, e mantém a postura de não deixá-lo entrar.
libera a entrada de Apolo com uma condição: que Zeus deixe o RG na Portaria, assim terá certeza de que controlará o visitante.
pede gentilmente para Apolo aguardar, agindo de modo firme, porém educado, comunicando o fato ao seu superior imediato.
Zeus é Técnico Judiciário do período noturno e recebe uma equipe de reportagem da TV""Y" que lhe solicita informações sobre um grave acidente ocorrido há uma hora. Zeus, corretamente,
concede gentilmente a entrevista, informando todos os dados do acidente e pedindo ao repórter para tranqüilizar os familiares, visto que o acidentado sobreviveu.
informa que nada tem a declarar e pede rudemente que os repórteres se retirem imediatamente do local, pois atrapalham o trânsito e a ambulância precisará sair a qualquer momento.
chama seu colega Apolo, que sabe mais detalhes sobre o acidente, liga para o Presidente em sua residência e informa o ocorrido.
permite que adentrem na Portaria, utilizem o telefone, banheiro, tomem café, e, preocupado em auxiliar a equipe, fornece-lhes uma lista com os nomes e telefones de todos os Gerentes.
comunica imediatamente que a pessoa responsável em repassar as informações à mídia é o Gerente de Comunicações; trata a equipe de TV com discrição e limita-se a dizer que não possui informações sobre o ocorrido.
Pedro revista todos os dias o Lap Top (Computador) da empresa terceirizada X. Jó, engenheiro da X, não está agüentando mais tamanha humilhação e retalia, pedindo a troca de posto de Pedro ao superior deste. Diante dos fatos, Pedro deve
solicitar que lhe demitam, pois percebe que não está sendo prestigiado.
explicar com educação que a revista faz parte de sua rotina e é medida de segurança definida pela própria organização.
partir imediatamente para "as vias de fato" com Jó, fora do local de trabalho, pois não suporta esse tipo de desrespeito.
dirigir-se à Delegacia de Polícia para registrar um Boletim de Ocorrência.
aceitar passivamente uma bronca do seu superior, visto que precisa do seu emprego para sustentar a família.
Macabeus, Técnico Judiciário na área de segurança, em ronda rotineira pelo prédio administrativo, percebe que um empregado de empresa terceirizada está num andaime de 15 m de altura, sem utilizar cinto de segurança. Macabeus deve
ignorar a situação, visto que a segurança do trabalho não é de sua responsabilidade.
retornar à Portaria, preparar um e-mail detalhado a respeito das irregularidades observadas e enviá-lo ao seu chefe.
solicitar imediatamente que o empregado da empresa terceirizada desça do andaime, chamar seu superior hierárquico e comunicar o fato à Segurança do trabalho.
falar com o empregado da empresa terceirizada e, devido à urgência do serviço (troca de telha), permitir que este continue sem o cinto, porém adverti-lo de que, da próxima vez, comunicará a ocorrência ao chefe imediato.
anotar o fato em sua caderneta e voltar-se para suas atribuições, dado que deveria inspecionar um caminhão de sucata que sairia naquele momento.
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