Questões de Ética da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Ética da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra (do grego, ethos), não seja entendida consensualmente como sinônimo de moral (do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos e costumes de uma sociedade ou cultura.Assim, é correto afirmar que:

  • A. os valores éticos e morais são transmitidos de pai para filho, geneticamente, assim como os caracteres físicos de uma pessoa.
  • B. a ação moral, para as religiões como um todo, é autônoma e independente, já que o homem age não por dever, mas de acordo com o que a Razão estabelece.
  • C. o sujeito moral é aquele que busca o bem e evita o mal, segundo as definições da cultura de certo e errado, justo e injusto.
  • D. os princípios éticos e morais são comuns a todos os povos e lugares, a despeito das condições em que vivem as pessoas, segundo o relativismo moral.
  • E. a origem da moral e do senso de moralidade é notada pela maioria das pessoas, que tendem a não naturalizar costumes e valores coletivos.

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da Filosofia que discute os efeitos negativos da ciência e das tecnologias sobre a vida das pessoas. NÃO é, filosoficamente, visto como problema ético:

  • A. o uso militar dos conhecimentos genéticos, como a produção de armas biológicas.
  • B. a produção de alimentos transgênicos, muito mais resistentes a pragas e outros problemas ambientais,emsubstituição a alimentos naturais.
  • C. a chamada “sondagem genética”, por meio da qual se pretende detectar, por exemplo, pessoas que teriam genes predispostos a certas doenças e a práticas criminosas.
  • D. a biologia molecular que, descobrindo a origem da vida, abalou as concepções religiosas e a moral tradicional.
  • E. a modificação das células reprodutoras, a fim de alcançar o ideal de purificação da espécie, através da eliminação dos “impuros” e dos “inferiores”.

Pode-se afirmar que ética “é o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”. Sobre o tema “Ética, organização e cidadania”, é correto afirmar que:

  • A.

    a defesa incondicional de interesses pessoais em detrimento do grupo é modelo de conduta que deve ser perseguido na vida em sociedade.

  • B.

    o comportamento ético contribui para o estabelecimento das relações do ser humano com o outro, numa convivência pacífica, a fim de evitar as vantagens desleais e as práticas que prejudiquem a sociedade em geral.

  • C.

    a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são qualidades que não devem ser observadas pelo servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele.

  • D.

    o uso do cargo ou função pelo servidor público com a finalidade de obter favorecimentos para si ou para outrem é uma prática ética.

  • E.

    é ética a conduta do servidor público de pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão.

De Houaiss, temos que ética é: “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.”

Considerando que a finalidade da gestão pública deve ser a sociedade como um todo, mas que se constrói, cotidianamente, a partir do atendimento ao cidadão pela busca da excelência no seu atendimento, há de se balancear o atendimento aos interesses coletivos e aos privados, prevalecendo sempre, em caso de conflito entre ambos, o atendimento aos primeiros, em função do princípio da supremacia do interesse público.

Nesse contexto, assinale a alternativa que contém a assertiva INCORRETA.

  • A.

    Oagente público é o guardião da ética e da moral uma vez que é ele o representante direto dos serviços da organização junto aos clientes. É ele quem pode criar, num primeiro momento, uma imagem boa ou ruim da organização que representa.

  • B.

    Os valores materiais não são os únicos a serem considerados, existem o prestígio, o respeito do público, dos clientes internos e externos (funcionários e consumidores), dos fornecedores e a confiança nos serviços prestados e nas decisões tomadas pelo agente público.

  • C.

    Nas ações cotidianas a atuação do agente público deve ser baseada nos valores universais aplicáveis a qualquer cultura, como a honestidade, a equidade, a justiça, o respeito, a liberdade de consciência, o direito à segurança e o direito de propriedade.

  • D.

    O poder gera responsabilidade sobre o seu uso e esta responsabilidade gera obrigações para todos os que se relacionam com a organização detentora do poder: clientes, funcionários, fornecedores, outras organizações e todo o ambiente no qual ela está inserida.

  • E.

    O agente público, que atende diretamente ao cliente, é o ponto de partida para o estabelecimento de objetivos, políticas, normas e padrões éticos a serem adotados pela organização no relacionamento com o ambiente no qual ela está inserida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...