Lista completa de Questões de Ética da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não basta ser apenas morais, apegados a valores das tradições. Isso nos faria moralistas e tradicionalistas, fechados sobre nosso sistema de valores. Cumpre também sermos abertos a valores que ultrapassam aqueles do sistema tradicional ou de alguma cultura determinada. Leonardo Boff, refere-se à:
Referente à ética, analise as afirmativas abaixo:
I. Ética é simplesmente agir padronizado, tratando com educação as pessoas de boa conduta e punindo as pessoas de má conduta. II. A empatia é um exemplo de atitude baseada na ética. III. Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe são exemplos de ética no exercício profissional. IV. A consciência ética no trabalho deve ser exercitada plenamente. A alternativa correta é:É exemplo de princípio que NÃO deve ser considerado quando se tem por objetivo ser eficaz no relacionamento com pessoas:
Quanto à forma correta de se comportar no ambiente de trabalho, assinale a alternativa verdadeira:
Sobre a importância da conduta ética no trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade quanto da própria organização, são essenciais para o alcance da excelência profissional.
II. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos dispensáveis nas organizações.
III. Aplicada no mundo do trabalho, a ética é o conjunto de princípios que devem ser colocados em prática no ambiente profissional. São exemplos de ética no exercício profissional: ter atitudes de individualismo e oportunismo no trabalho em equipe.
IV. A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento e confiabilidade.
Assinale a alternativa correta:
Pode-se afirmar que a ética profissional:
constitui-se de um conjunto de regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras de um estado, normalmente embasada por leis onde determinada população e seus delegados vivem.
estuda e regulamenta o relacionamento da empresa com sua clientela visando ao atendimento de interesses individuais em detrimento do bem estar social.
estuda e regulamenta o relacionamento do profissional com sua clientela visando à dignidade humana e o bem estar social.
é o estabelecimento passivo de regras que são assumidas pelas pessoas independente das fronteiras geográficas e garantem uma identidade moral comum que servem como referencial tácito.
Caravantes (2002) em O ser total: talentos humanos para o novo milênio escreve: "[...] a economia de mercado e o sistema econômico em que vivemos como que alijaram valores fundamentais ao convívio social: o bom cedeu lugar ao útil; o correto, ao funcional; o futuro, ao imediatismo; e o social, ao individualismo exacerbado. Nesse contexto, há uma verdadeira inversão valorativa [...]. Antes que alguma mudança venha a ocorrer, há que se repensar valores e atitudes hoje prevalecentes, permitindo que o útil venha a se subordinar ao bom; a especulação desenfreada ao trabalho honesto e sério; o personalismo ao social; a racionalidade funcional à substantiva".
Em função do texto acima, a afirmação do autor tem por base:
a degradação das relações internacionais em detrimento ao processo conhecido por Guerra Fria.
a importância da economia de escala.
a importância da ética na atualidade.
o pensamento econômico evidenciado no pós-guerra em função do plano Marshall.
Assinale a única alternativa que NÃO caracteriza uma falta contra a ética do trabalho da Telefonista:
Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, mantendo o espírito de equipe e observando as normas administrativas da empresa.
Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, adotando conduta egoísta na transmissão de experiências e conhecimentos.
Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento técnico e comportamental, fomentando a discórdia entre os colegas de trabalho.
Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, fazendo declarações que constituam perigo de divulgação.
Ética - Ética na Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A realização de pesquisas que envolvem levantamento de dados traz para nossa reflexão a questão do Sigilo Estatístico. Sob a ótica legal no Brasil, foram criados Leis, Decretos e Decretos-Lei sobre a Estatística no Brasil, a criação do IBGE, o Plano Nacional de Estatística, entre outros. Sob a questão ética destacam-se:
I. A "Declaração sobre a Ética Profissional" elaborada pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI), entidade da qual o IBGE é membro ex-ofício, que estabelece: "Os Estatísticos deverão adotar medidas apropriadas para impedir que seus dados sejam publicados ou divulgados por qualquer outro meio ou forma que possibilite a descoberta ou inferência da identidade de qualquer indivíduo."
II. O Código de Ética Profissional do Estatístico no Brasil, Resolução n° 58 de 06/10/76 do Conselho Federal de Estatística - CONFE tem por objetivo "fixar normas de procedimento do Estatístico, quando no exercício de sua profissão, regulando-lhe as relações com a própria classe, com os poderes públicos e com a sociedade."
III. O Código de Ética Profissional do Estatístico no Brasil, Resolução n° 58 de 06/10/76 do Conselho Federal de Estatística – CONFE estabelece: "... no exercício de suas funções, é dever precípuo do estatístico guardar sigilo dos assuntos que lhe chegarem ao conhecimento em razão de seus deveres profissionais."
Considerando o acima exposto e que você – como Estatístico – faz parte da equipe que realiza um levantamento de dados, pode-se afirmar que a questão da Preservação da Privacidade do Informante é de responsabilidade:
somente do profissional estatístico.
do próprio informante.
somente do coordenador da pesquisa.
de todos os envolvidos em uma pesquisa.
Ética - Ética na Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
"Ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão". A sua imagem, e consequentemente a da instituição a qual você representa, será influenciada principalmente pela aparência e vestimenta. Sabendo disso, com relação à vestimenta é correto afirmar:
a vestimenta ideal é aquela que atenda as expectativas do interlocutor sem agredir os seus conceitos de apresentação pessoal. Sempre que possível, investigue antecipadamente os costumes locais, use de descrição e "bom senso".
a vestimenta ideal é aquela que tem relação direta com seu estilo de vida, esporte que pratica ou que revele sua personalidade, independente dos costumes da instituição.
a vestimenta ideal atende a sua rotina diária após o expediente de forma a ajustar-se com o seu compromisso posterior a fim de que sua vida particular não seja prejudicada pela sua vida profissional.
camiseta e bermuda, desde que limpos e passados combinam em qualquer ambiente uma vez que não se deve viver de aparências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...