Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o uso de antimicrobianos assinale a alternativa correta:
O uso racional de antimibrobianos envolve questões como indicação, dosagem, via de administração, e duração de um esquema terapêutico ou profilático.
O uso racional de antimicrobianos tem o objetivo de propiciar o sucesso clínico com mínima toxicidade para o paciente e reduzindo impacto sobre resistência bacteriana.
De maneira geral um programa de uso racional de antimicrobiano pode ser definido como qualquer ação destinada a racionalizar a prescrição destas drogas.
Também fazem parte dos objetivos de um programa de controle e uso racional de antimicrobianos: alcançar o melhor resultado terapêutico e minimizar os efeitos colaterais, propiciando um ambiente de maior segurança para os pacientes.
Todas as alternativas estão corretas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Notificação negativa: é a notificação da ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
Notificação negativa: é a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
Notificação negativa: é a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área devem realizar os diagnósticos dos agravos.
Notificação positiva: é a notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde. Indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas para a ocorrência de tais eventos.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com relação à eliminação dos fármacos, é correto afirmar que
o processo de biotransformação é catalisado por enzimas para diminuir o tempo de reação e aumentar o tempo de meia-vida do fármaco.
diversas subfamílias de enzimas do sistema microssomal hepático envolvidas na biotransformação de fármacos podem ser inibidas e/ou induzidas pelo próprio fármaco ou por outras substâncias presentes no meio ambiente/ no organismo.
fármacos que sofrem ciclo enterohepático apresentam meia-vida curta por serem eficientemente excretados pelos rins.
as reações de fase II (conjugação) aumentam a lipossolubilidade dos produtos intermediários de biotransformação do fármaco e, consequentemente, a atividade farmacológica do pró-fármaco.
após dez a doze meias-vidas considera-se que mais de 97% do fármaco tenha sido eliminado do organismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Para a adequada elaboração do PCIH, os farmacêuticos deverão assumir e assessorar a execução das ações de controle de infecção hospitalar em hospitais com mais de 50 leitos.
Os membros da CCIH serão de dois tipos: pesquisadores e colaboradores das áreas administrativas e alguns serviços específicos de saúde.
O PCIH é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
O presidente ou coordenador da CCIH será sempre o membro mais antigo.
Não cabe ao ACCIH realizar controle sistemático da prescrição de antimicrobianos.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quanto à estabilidade de medicamentos, analise as afirmações apresentadas a seguir.
I. A fotólise é um mecanismo de degradação de fármacos. Entre os fármacos mais suscetíveis à fotodegradação, incluem-se: cisplatina, furosemida e nitroprussiato de sódio.
II. A anfotericina B forma complexo pouco solúvel com o álcool benzílico utilizado como bacteriostático na água para preparação de injetáveis.
III. A alteração de cor em uma mistura intravenosa implica necessariamente em incompatibilidade entre o fármaco e o solvente, ou degradação química do princípio ativo, como ocorre com a aminofilina em glicose a 5%.
IV. O cloranfenicol, em função de sua estrutura molecular, não sofre fotólise.
Está correto, apenas, o contido em
I e II.
I, III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Considerando os conceitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, assinale a alternativa CORRETA sobre farmacovigilância.
Avaliação da causalidade: compreende a avaliação da probabilidade de que um evento adverso seja consequência do uso do medicamento, quando se refere a um caso individual.
Intoxicação medicamentosa: resposta farmacológica, toxicológica, clínica ou laboratorial causada pela combinação do medicamento com outros medicamentos. Também pode decorrer da interação do medicamento com alimentos, substâncias químicas ou doenças. Os resultados de exames laboratoriais podem ter sua confiabilidade afetada por sua interação com medicamentos. A interação medicamentosa pode resultar em um aumento ou diminuição da efetividade terapêutica ou ainda no aparecimento de novos efeitos adversos.
Interação medicamentosa: resposta nociva decorrente do uso, intencional ou não, de um medicamento em doses superiores àquelas usualmente empregadas para profilaxia, diagnóstico, tratamento, ou para modificação de funções fisiológicas.
Plano de minimização de risco: corresponde à possibilidade de ocorrência de suspeita de reação adversa que seja esperada/descrita (previsível) ou não (imprevisível), de acordo com as informações constantes na bula. Alguns autores denominam expectativa.
A absorção e distribuição dos fármacos é influenciada por características físico-químicas e influenciadas pelo pH. Analise as alternativas abaixo, e assinale a INCORRETA:
A maioria dos fármacos são ácidos fracos ou bases fracas, tanto na forma ionizada como não ionizada, e a constante de dissociação das duas formas são determinadas pela Equação de Handerson-Hasselbalch.
A espécie ionizada apresenta uma solubilidade lipídica muito baixa, dificultando a difusão através da membrana, exceto onde exista um mecanismo especifico de transporte.
O aumento do pH do plasma faz com que ácidos fracos sejam extraídos do SNC para o plasma.
A alcalinização da urina aumenta a eliminação de bases fracas e diminui de ácidos fracos.
A ionização afeta não apenas a velocidade com a qual os fármacos atravessam as membranas, mas também a distribuição de equilíbrio das moléculas dos fármacos entre compartimentos aquosos, se houver uma diferença de pH entre eles.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O câncer surge de uma série de alterações genéticas e epigenéticas. Os agentes antineoplásicos são em sua maioria antiproliferativos. Com relação a esses fármacos, pode-se dizer que
afetam lentamente as células normais.
inibem rapidamente a angiogênese.
controlam prontamente a metástase.
inibem o processo de apoptose.
retardam a cicatrização de feridas.
Assinale a alternativa CORRETA, segundo Berham G Katzung, 2010.
A doença hepática aumenta a depuração e prolonga a meia-vida de alguns fármacos.
A depuração da creatinina é um indicador quantitativo útil da função renal.
A sensibilidade do órgão-alvo à concentração do fármaco é refletida pela concentração necessária para produzir até 5% do efeito máximo a EC5.
A depuração é rapidamente estimada a partir da ligação proteica.
A diminuição da função renal com a idade depende da diminuição da produção de creatinina.
Farmácia - Farmacologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dentre os antineoplásicos citotóxicos, é correto afirmar que
os agentes alquilantes, como a mostarda nitrogenada, são altamente reativos, ligando-se covalentemente ao DNA e impedindo, assim, a sua replicação.
o metotrexato, antagonista do folato, apresenta elevada lipossolubilidade, atravessando facilmente a barreira hematencefálica.
os antibióticos antitumorais, como a doxorrubicina, produzem seus efeitos principalmente por meio de uma ação direta sobre o RNA e ação indireta sobre o DNA.
a vincristina inibe a proliferação celular ligando-se à Topoisomerase I que ocorre em níveis elevados durante todo o ciclo celular.
o etoposídeo liga-se à tubulina, inibindo a formação do fuso mitótico nas células em divisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...