Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A regulamentação atual que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde é a RDC n.º 306/2004. Acerca dessa RDC, julgue os itens subsequentes.
O transporte de resíduos deve ser realizado de acordo com o roteiro previamente definido e em horários não coincidentes com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas ou de atividades. Todos os tipos de resíduos devem ser transportados de uma só vez, separados apenas pelos recipientes apropriados e em grupos, a fim de evitar o trânsito de resíduos em vários horários.
A alternativa que menciona o principal órgão relacionado à eliminação de fármacos e seus metabólitos é:
pâncreas
vesícula
fígado
rim
pele
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A pilocarpina, droga parassimpatomimética, é um agonista dos receptores muscarínicos, comumente utilizada em pacientes com glaucoma agudo.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
São marcadores imunológicos da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) o antígeno de superfície (HBsAg) e o antígeno "e" (HBeAg).
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Os receptores muscarínicos, classificados em cinco tipos, do M1 ao M5, são típicos receptores acoplados à proteína G que ativam a via fosfato de inositol para reduzir os níveis intracelulares de AMP cíclico.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
Os marcadores sorológicos da infecção pelo VHB utilizados rotineiramente são os anticorpos específicos contra o antígeno do core (anti-HBc), o AgPré-S1/anti-Pré-S1 e o AgPré-S2/anti-Pré-S2.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Em doses baixas, tanto a atropina como o metonitrato de atropina causam bradicardia paradoxal em seres humanos, provavelmente em decorrência da sua ação no sistema nervoso central.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A toxina botulínica é capaz de inibir a liberação de acetilcolina por um impulso nervoso através da clivagem de proteínas específicas envolvidas na exocitose das vesículas que contêm a acetilcolina, causando um bloqueio de longa duração da função sináptica.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...