Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne à farmacocinética, julgue os próximos itens.
Qualquer fator que acelera o esvaziamento gástrico pode diminuir a velocidade de absorção de um fármaco.
Acerca das atividades de manipulação de fórmulas magistrais, oficinais e medicamentosas, julgue os itens subsequentes.
A farmácia que pretende manipular substâncias de baixo índice terapêutico, em qualquer uma das formas farmacêuticas de uso interno, deve solicitar inspeção à vigilância sanitária local.
No que concerne à farmacocinética, julgue os próximos itens.
O anestésico intravenoso tiopental é um exemplo de fármaco que se acumula nos tecidos, devido a sua baixa lipossolubilidade.
Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a seguir.
A fórmula oficinal caracteriza-se por ser preparada a partir de uma prescrição médica, destinada a um paciente individualizado.
Assinale a única alternativa correspondente à seqüência CORRETA de aplicação de camadas durante o processo de drageificação:
adição de xarope simples corados ou não/ camada isolante/ camada elástica/ camada alisante/ polimento.
camada alisante/ camada elástica/ adição de xarope simples corados ou não/ polimento/ camada isolante.
camada isolante/ camada elástica/ camada alisante/ adição de xaropes simples corados ou não/ polimento.
camada elástica/ camada alisante/ adição de xaropes simples corados ou não/ polimento/ camada isolante.
adição de xarope simples corados ou não/ camada isolante/ camada alisante/ camada elástica/ polimento.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é responsável pelo desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos em um hospital visando assegurar resultados clínicos ótimos e um risco potencial mínimo. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a uma atividade da CFT:
estabelecer normas e procedimentos relacionados à seleção, distribuição, produção, utilização e administração de fármacos e agentes diagnósticos.
padronizar, promover e avaliar o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos no hospital.
coordenar avaliações clínicas e estudos de consumo de medicamentos em pesquisa ou recém-lançados.
avaliar periodicamente o arsenal terapêutico disponível, promovendo alterações segundo critérios de eficácia, eficiência clínica e custo.
incentivar a ação dos representantes da indústria farmacêutica no hospital de modo a facilitar o acesso do corpo clínico a medicamentos de última geração, especialmente no caso de antibióticos.
Assinale a alternativa correspondente ao sistema de distribuição de medicamentos em que o medicamento é dispensado por paciente, geralmente para um período de 24 horas:
individualizado.
dose unitária.
coletivo
combinado.
personalizado.
Sobre a prescrição e dispensação de medicamentos genéricos, classifique as alternativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e, a seguir, marque a única alternativa correspondente à seqüência CORRETA:
1 - Para a prescrição de medicamentos no âmbito do SUS, o prescritor responsável adotará obrigatoriamente a DCB, DCI ou, na sua inexistência, o nome comercial. ( )
2 - Ao realizar a substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente, o profissional farmacêutico deverá indicar a substituição realizada na prescrição, apondo seu carimbo com nome, seu número de inscrição no CRF, datar e assinar. ( )
3 - Caso o profissional prescritor decida pela não-intercambialidade de sua prescrição, deverá fazê-lo de forma escrita de próprio punho ou aposição de etiqueta impressa ou carimbo que tornem a sua manifestação legível, clara e inequívoca. ( )
4 - O profissional farmacêutico sempre poderá substituir o medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente. ( )
5 - A prescrição de medicamentos nos serviços privados de saúde poderá ser realizada pelo nome genérico ou comercial, a critério do profissional responsável pela prescrição. ( )
V-V-V-F-F
F-V-F-F-V
F-F-V-F-V
F-F-V-V-V
V-F-V-V-F
Farmácia - Administração de Medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A infecção hospitalar é conceituada como qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar. Todos os hospitais brasileiros devem possuir um programa de controle das infecções hospitalares (PCIH), cujas diretrizes e normas de execução são definidas pelo Ministério da Saúde. Entre as principais infecções hospitalares descritas, está a infecção da ferida cirúrgica, e a profilaxia antimicrobiana é um instrumento importante na prevenção da infecção da ferida operatória. A respeito do controle da infecção hospitalar e da profilaxia antimicrobiana, julgue os itens a seguir.
São exemplos de vias de administração parenteral e enteral as vias intradérmica e intramuscular, respectivamente.
De acordo com o anexo I do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, o instrumento de referência para definição das listas de medicamentos a serem utilizados pelo sistema penitenciário estadual deverá ser:
a relação de medicamentos genéricos registrados e periodicamente atualizados pela ANVISA.
a relação nacional de medicamentos essencias Rename.
a relação de medicamentos constantes da padronização dos laboratórios oficiais.
a relação de medicamentos padronizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de cada unidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...