Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.
A fração do fármaco inalterado que chega à circulação sistêmica após a sua administração por qualquer via é definida como biodisponibilidade.
A demanda por medicamentos é incentivada pelas diversas propagandas, levando, em alguns casos, ao uso desnecessário de medicamentos e ao estímulo à automedicação. Várias medidas adotadas pelo Ministério da Saúde visam estimular o uso racional dos medicamentos. Assinale a opção incorreta acerca do uso racional de medicamentos.
O uso racional de medicamentos dá ênfase especial ao processo educativo dos usuários sobre os riscos de interrupção ou troca da medicação prescrita.
Na conscientização do uso racional de medicamentos, são previstos controles da propaganda de produtos farmacêuticos.
O uso racional de medicamentos reforça a necessidade da receita médica, com destaque para a importância da adesão do paciente ao tratamento durante todo o período.
O estímulo à utilização de medicamentos genéricos reforça as diretrizes do uso racional de medicamentos.
A farmacovigilância contribui com o uso racional de medicamentos por meio de várias medidas, que não incluem o incentivo aos estudos sobre a utilização e o desenvolvimento de medicamentos, por não fazer parte de seus objetivos.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A Política Nacional de Medicamentos (PNM), editada pela Portaria Ministerial n.º 3.916/1998, apresenta prioridades que configuram as bases para se alcançar o propósito dessa política. Acerca da organização das atividades de vigilância sanitária de medicamentos, que é uma das prioridades descritas na referida portaria, assinale a opção incorreta.
A Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde é responsável pela coordenação e pelo monitoramento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, em articulação com estados e municípios.
As ações da vigilância sanitária foram definidas junto com a criação da respectiva secretaria e são fundamentadas em manuais técnico-normativos que são considerados definitivos.
O treinamento do pessoal que realiza as atividades deve ser periódico, com a finalidade de incorporar os recentes avanços tecnológicos do setor, inclusive os da informatização do sistema de vigilância sanitária.
O aprimoramento do desenvolvimento das ações da vigilância sanitária tem como ponto importante a consolidação da informação.
A consolidação do sistema de informatização da vigilância sanitária deve compreender, entre outros, os produtos registrados, com sua composição, indicações principais e formas de comercialização.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.
O efeito do metabolismo de primeira passagem hepática é um dos responsáveis pela redução da biodisponibilidade de fármacos. Esse efeito pode ser evitado, em grande parte, pelo uso de comprimidos sublinguais
O uso desnecessário, assim como a utilização de fármacos em situações contra-indicadas, expõe pacientes a riscos de reações adversas a medicamentos (RAM) e intoxicações medicamentosas, constituindo, portanto, causa de morbidade e, inclusive, de mortalidade. Assinale a opção incorreta a respeito da RAM.
Evento adverso é um acontecimento de importância médica que ocorre durante uma terapia medicamentosa e tem relação causal direta com o medicamento.
Qualquer efeito nocivo, não-intencional e indesejado de uma droga observado com doses terapêuticas habituais em seres humanos para fins de tratamento, profilaxia ou diagnóstico é considerado reação adversa ao medicamento.
Uma reação cuja natureza, severidade ou desfecho não é consistente com a informação descrita na bula do medicamento é considerada reação adversa inesperada.
A reação adversa é considerada grave quando resulta em morte, ameaça à vida, incapacidade significante ou permanente, anomalia congênita ou hospitalização ou quando prolonga uma hospitalização preexistente.
Pacientes com patologias associadas possuem maior probabilidade de apresentar RAM devido à possibilidade de potencialização da ação dos medicamentos individualmente.
A talidomida começou a ser comercializada em 1957 e em pouco tempo foi relacionada a uma anomalia que causava graves malformações congênitas em recém-nascidos de mulheres que utilizaram este medicamento durante a gravidez. Assinale a opção correta sobre a farmacovigilância, cujas atividades foram fortalecidas após esse incidente.
Para a Organização Mundial de Saúde, a farmacovigilância é uma ciência cujas atividades estão relacionadas a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos.
As notificações realizadas pela farmacovigilância são sempre baseadas em eventos já confirmados pelos profissionais de saúde que participam dos programas de vigilância aos medicamentos.
As reações adversas notificadas pela farmacovigilância confirmam os dados apresentados durante os ensaios pré-clínicos.
Os alertas da ANVISA a respeito das reações adversas de um medicamento são realizados apenas pelos órgãos dos governos municipais.
As notificações sobre os efeitos adversos dos medicamentos são feitas por meio de relatos de casos elaborados pelo profissional de saúde e não obedecem a um padrão preestabelecido pela ANVISA.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da assistência farmacêutica, assinale a opção incorreta.
A finalidade da assistência farmacêutica é contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de ações que aumentem a saúde dos usuários do sistema de saúde.
O objetivo da assistência farmacêutica é apoiar as ações de saúde, promovendo o acesso aos medicamentos essenciais.
A assistência farmacêutica é parte integrante da PNM.
Os procedimentos utilizados pela assistência farmacêutica devem ser exclusivamente de natureza técnica.
A assistência farmacêutica deve considerar as diferenças regionais na implementação de prevenção e tratamento das doenças.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A aplicação dos princípios da farmacocinética e da farmacodinâmica no atendimento ao paciente é fundamental para se obter aumento do benefício terapêutico e redução da toxicidade dos medicamentos. Julgue os itens que se seguem, acerca desses princípios.
O coeficiente de partição lipídio/água de um fármaco determina o grau de facilidade com que uma molécula se desloca entre os meios aquoso e lipídico. As drogas lipossolúveis atravessam mais facilmente as barreiras lipídicas devido ao seu alto grau de ionização, que lhes confere a polaridade necessária para se deslocarem entre os lipídios celulares.
Acerca de antimicrobianos, julgue os seguintes itens.
Aminoglicosídeos são reconhecidamente ototóxicos e nefrotóxicos. Esses efeitos adversos tendem a acontecer com maior freqüência quando o tratamento é mantido por mais de 5 dias, quando são administradas doses com baixo índice terapêutico e em pacientes com insuficiência renal.
Assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
É vedado ao farmacêutico interagir com o profissional responsável pela prescrição, para garantir o sigilo e a segurança e não interferir na terapêutica farmacológica.
É facultado ao farmacêutico anunciar produtos farmacêuticos e processos, ainda que isso possa eventualmente induzir o uso indiscriminado de medicamentos.
O farmacêutico pode exercer a assistência farmacêutica, porém não pode fornecer informações ao usuário dos serviços.
A dimensão ética da profissão farmacêutica deve estar determinada, em todos os seus atos, em benefício do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza.
Em casos excepcionais, é permitida a utilização do nome de farmacêutico por estabelecimento ou instituição ligados ao comércio de drogas, ainda que esse profissional não exerça formalmente essa função nesse estabelecimento ou nessa instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...