Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Conforme referido no texto, o material colhido foi submetido também à cultura. Considerando os diversos aspectos dos meios de cultura e seu preparo, assinale a opção correta.
Caso seja necessário favorecer a proliferação de todos os microrganismos presentes na amostra, é correto utilizar-se um meio de cultura seletivo.
O ágar-sangue é um meio de enriquecimento freqüentemente utilizado para a cultura.
Se for necessária a obtenção de colônias puras, a partir de unidades formadoras de colônias, devem-se usar somente meios de cultura líquidos.
O controle de qualidade de meios de cultura feito pela incubação do meio sem a adição intencional de microrganismos é suficiente para a avaliação tanto de resultados falsos-positivos quanto de falsos-negativos.
O meio ágar chocolate apresenta, em sua composição, predominantemente lipídios, o que favorece o crescimento de microrganismos Gram positivos.
Farmácia - Farmacognosia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Genericamente, os medicamentos que exploram a atividade terapêutica de princípios ativos de plantas podem ser chamados de
Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.
Os componentes para essa solução devem, obrigatoriamente, ser esterilizados antes do preparo da mesma, pois não há meios de esterilização que mantenham inalteradas as características bioquímicas dessa solução.
Para o correto preparo da solução, devem ser adicionados 39,6 g de asparagina e 53,4 g de alanina a 1 L de água.
O procedimento correto de preparo da solução consiste na adição dos solutos a um volume de solvente menor que o volume final e na medição precisa do volume final da solução em balão volumétrico.
A solução de asparagina e a solução de alanina devem ser preparadas separadamente e somente misturadas ao final, para que não sofram polimerização.
O solvente a ser utilizado deve ser etanol e não, água, para se evitar a contaminação da solução.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O diagnóstico da SIDA pode ser realizado através da técnica de enzimaimunoensaio (EIA), que é, resumidamente, baseado na detecção específica de anticorpos anti-HIV por antígenos que se ligam a ambos os sítios de ligação dos anticorpos. Sabe-se ainda que, a fosfatase alcalina (FA), usada como enzima reativa, contém um ligante para conjugação com o anticorpo. Deste modo, a seqüência mais lógica do complexo formado na placa de reação, no caso de um teste de EIA positivo é:
3, 1, 4, 2
3, 4, 1, 2
1, 2, 4, 3
3, 2, 1, 4
Considerando os aspectos do lúpus eritematoso sistêmico (LES) e as diversas análises laboratoriais realizadas para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com tal doença, assinale a opção correta.
Freqüentemente, observa-se aumento de hemoglobina e de hematócrito durante a manifestação de rash cutâneo.
Devido à etiologia infecciosa da doença, é característica a presença de leucocitose.
Se for detectada uma concentração aumentada de anticorpos anti-DNA, outros testes podem ser dispensados, uma vez que esse teste é suficiente para firmar o diagnóstico de LES.
Nos exames de urinálise, pode ser observada proteinúria acima de 0,01 g/dia e(ou) cilindros mistos.
Freqüentemente, pacientes com LES apresentam resultados falsos-negativos em testes sorológicos para sífilis.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A A talassemia, normalmente, é uma anemia:
macrocítica e hipocrômica.
microcítica e com RDW elevado.
microcítica e com RDW normal.
hipercrômica e microcítica.
Quanto aos aspectos relacionados ao diagnóstico laboratorial de infecção por HIV, assinale a opção correta.
Diversos testes laboratoriais para diagnóstico de infecção por HIV detectam a presença de lipídios do envelope viral.
Testes de ELISA (enzyme linked immunosorbent assay) pesquisam anticorpos anti-HIV circulantes.
O método que utiliza fluorescência para diagnóstico de infecção por HIV detecta enzimas virais.
Um paciente portador de infecção assintomática por HIV pode receber diagnóstico por meio de testes laboratoriais que dosam a atividade da transcriptase reversa livre no plasma.
O método de detecção do HIV por PCR (polymerase chain reaction), apesar de usado para o diagnóstico, não serve para a quantificação da carga viral.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
É correto afirmar sobre a bilirrubina indireta:
É mais solúvel e facilmente é excretada na urina.
É proveniente da destruição das hemácias na anemia hemolítica.
É conjugada com o ácido glicurônico.
Está diminuída em recém-nascidos.
No referente ao teste oral de tolerância à glicose (TOTG), assinale a opção correta.
O TOTG é realizado por meio da ingestão de 75 mg de glicose, seguida de dosagens enzimáticas de AST e ALT.
O TOTG não deve ser realizado em gestantes, devido aos riscos para o feto.
Para a realização do TOTG, é correto administrarem-se 75 g ou 100 g de glicose e realizarem-se dosagens de glicose até 2 ou 3 horas após a ingestão.
Durante a realização do TOTG, as dosagens de glicose são feitas por meio de imunoensaio.
A administração concomitante de medicamentos, e destes com alimentos, se constitui, entre outros, fator capaz de determinar a adequação da resposta terapêutica desejada. Os tipos de interações são: farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Dentre as interações farmacocinéticas, aquelas que dependem, entre outros fatores, da capacidade de se ligar a proteínas plasmáticas, do fluxo sangüíneo local e do tipo de transporte para os tecidos são relativas ao processo de:
absorção.
excreção.
distribuição.
biotransformação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...