Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A fase farmacocinética da ação de um fármaco inclui a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação do fármaco. Em relação à absorção, analise as seguintes afirmativas:
1. A absorção é a passagem do fármaco desde o seu sítio de administração até o plasma.
2. As moléculas neutras são mais prontamente absorvidas através das membranas do que as moléculas carregadas positiva ou negativamente.
3. O coeficiente de partição é uma propriedade que não influencia diretamente na absorção de um fármaco.
4. Na difusão passiva, a passagem do fármaco ocorre através de uma membrana que tem comportamento inerte no tocante ao fato de não participar do processo.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Farmácia - Reações Adversas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
16. Em relação aos Programas de Farmacovigilância no Hospital, afirma-se:
I. o Sistema de Âmbito Total envolve todos os pacientes assistidos e todos os medicamentos utilizados com coleta de dados prospectiva ou retrospectiva;
II. o Sistema de Âmbito Limitado é um sistema intensivo, aplicado a grupos selecionados de pacientes, mas não de medicamentos;
III. as Reações Adversas a Medicamentos (RAM) podem ser classificadas em dose-dependentes e dose-independentes. Está correto o contido em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabendo-se que a insulina U-100 contém 100 unidades por mililitro, quantos mililitros de insulina devem ser usados para obtenção 60 unidades de insulina?
60 mL.
0,6 mL
6 mL.
600 mL
6 x 10-2 .
Farmácia - Reações Adversas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em relação aos mecanismos de produção de reações adversas dos medicamentos, pode-se afirmar que
um exemplo de efeito secundário é a incidência aumentada de surdez entre pacientes com insuficiência renal tratados com aminoglicosídeos, devido a alterações funcionais que podem aumentar a concentração do fármaco no organismo.
exemplos de efeitos colaterais são o broncoespasmo produzido pelos bloqueadores β-adrenérgicos, a sonolência pelos benzodiazepínicos e as arritmias cardíacas pelos glicosídeos.
a intoxicação digitálica em pacientes com insuficiência cardíaca tratados com doses usuais de digoxina é um exemplo de idiossincrasia.
a deposição da tetraciclina em dentes e ossos, provocando redução do crescimento ósseo, é um exemplo de superdosagem relativa.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, indicando as definições utilizadas nas Boas Práticas de Fabricação para Indústria Farmacêutica.
A seqüência correta é
2, 1, 4, 3, 5, 6.
1, 2, 3, 4, 5, 6
4, 3, 2, 1, 5, 6
3, 4, 1, 2, 5, 6
2, 4, 1, 3, 5, 6
Farmácia - Reações Adversas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As reações adversas a medicamentos
I. do tipo A estão relacionadas com a dose do medicamento e desaparecem com a sua retirada;
II. do tipo B são causadas pelas características químicas e concentração do agente agressor, e não pelo efeito farmacológico do fármaco;
III. do tipo C ocorrem como conseqüência do método de administração do fármaco ou pela natureza física da preparação;
IV. do tipo D são farmacologicamente previsíveis, envolvem a interação do agressor com o hospedeiro e desaparecem com a retirada do medicamento;
V. do tipo E são farmacologicamente previsíveis e ocorrem após a suspensão do fármaco ou redução da dose.
Estão corretas as assertivas
I, II, III, IV e V.
II, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
I e V, apenas.
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando as recomendações das Boas Práticas de Fabricação para a Indústria Farmacêutica, assinale a alternativa incorreta no que concerne às áreas de armazenamento.
As áreas de armazenamento devem ser suficientemente espaçosas, possuir iluminação satisfatória.
As áreas de armazenamento devem estar dispostas e equipadas de modo a permitir que os materiais e produtos armazenados sejam colocados ordenadamente.
As áreas de armazenamento devem estar limpas e sem umidade, quando necessário.
As áreas de armazenamento devem permitir uma separação suficiente e eficaz dos materiais e produtos em quarentena dos restantes.
Os produtos muito tóxicos, psicotrópicos, entorpecentes e perigosos de qualquer natureza devem estar armazenados em recintos especiais com temperaturas abaixo de zero grau centígrado
Farmácia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos cuidados com as matérias-primas, em atendimento ao recomendado nas Boas Práticas de Fabricação para Indústria Farmacêutica, analise as seguintes afirmativas:
1. Deve ser feito inventário de todas as matérias-primas que serão empregadas em qualquer momento da fabricação dos medicamentos, declarando o fornecedor, a origem (se possível) e data da recepção, a data de análise, a data de saída do departamento de inspeção da qualidade e o último emprego na fabricação.
2. Os recipientes devem estar identificados e examinados para saber-se se não sofreram algum dano.
3. As matérias-primas aceitas ou aprovadas serão rotuladas corretamente, de forma visível e, em seguida, se for o caso, serão enviadas aos locais destinados ao seu armazenamento.
4. Todas as matérias-primas reprovadas serão identificadas com clareza e destruídas ou devolvidas ao fornecedor o quanto antes possível.
São verdadeiras as afirmativas:
1, apenas
1, 2, 3 e 4
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas
1 e 5, apenas
Na avaliação morfológica do esfregaço sangüíneo, os leucócitos apresentam alterações. Assinalar a alternativa incorreta.
Vacuolização citoplasmática.
Citólise.
Degeneração nuclear.
Granulações tóxicas.
Inclusões citoplasmáticas (corpúsculos de Dohle).
Em relação às alterações morfológicas e laboratoriais decorrentes de uma infecção por vírus Herpes, é incorreto afirmar.
O efeito citopático do vírus nas células escamosas da vulva caracteriza-se por: aumento do volume nuclear, cromatina tipo "vidro fosco", multinucleação e inclusão intranuclear.
Isolamento e identificação do vírus no líquido da vesícula.
Pesquisa de anticorpos específicos IgG-1.
Pesquisa de anticorpos IgM para os dois tipos de Herpes 1 e 2, através da técnica de imunofluorescência indireta.
O vírus (Herpes tipo 2) não dá positividade pela técnica imunoenzimática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...