Questões de Farmácia

Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fármaco indicado para a profilaxia da malária, em que a resistência à cloroquina não é relatada, para o tratamento da malária não complicada (causada por Plasmodium falciparum, P. malariae, P. ovale ou P. vivax), lúpus eritematoso discoide crônico, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide aguda e crônica, e vem sendo utilizado empiricamente para o tratamento da COVID-19 apesar de não haver nenhum estudo clínico que comprove a sua ação.

    A) Complexo vitamínico com zinco.

    B) Ivermectina.

    C) Azitromicina.

    D) Hidroxicloroquina.

    E) Dexametasona.

Os diuréticos são fármacos que aumentam a taxa de fluxo de urina. Os usados na clínica também aumentam a taxa de excreção de Na+ - (natriurese) e de um ânion que o acompanha, em geral Cl. A maioria das aplicações clínicas dos diuréticos é direcionada para reduzir o volume de fluido extracelular ao reduzir o teor total de NaCl no corpo. Fonte: Adaptato de Hilal-Dandan R, Brunton LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. Capítulo 25 Regulação da função renal e do volume vascular – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Associe a imagem do néfron com o correto local de ação dos fármacos diuréticos

( ) Furosemida. ( ) Hidroclorotiazida. ( ) Acetazolamida. ( ) Espironolactona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação.

    A) 2, 3, 1 e 4.

    B) 4, 1, 3 e 2.

    C) 3, 1, 2 e 4.

    D) 4, 3, 1 e 2.

    E) 2, 1, 3 e 4.

A documentação é parte integrante do processo magistral, pois tem a dupla finalidade de orientar cada procedimento, bem como possibilitar a comprovação de todos os atos executados. Dessa forma, permite a rastreabilidade dos processos com o intuito de aprimoramento contínuo. Fonte: Guia prático do farmacêutico magistral / Conselho Federal de Farmácia – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017. 16 p.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro os documentos que regem as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia.
I- A autoinspeção é o instrumento de avalição de conformidade documental e operacional da farmácia. Deve ser executada no mínimo anualmente, tendo como base o roteiro de inspeção definido na RDC nº 67/2007. II- O Procedimento Operacional Padrão (POP) é a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando protegê-la de possíveis processos na justiça por um erro na manipulação de um medicamento. III- Os Manuais de Boas Práticas são os guias que determinam as políticas da farmácia relacionadas a questões éticas, técnicas e operacionais. IV- O registo de reclamações dos usuários deve ser realizado em ficha ou livros (modelo escolhido pelo farmacêutico) com o objetivo de possibilitar uma investigação interna e concluir sobre o ocorrido em relação ao procedimento a ser adotado.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    A) II, III e IV.

    B) I e II.

    C) I e IV.

    D) I, III e IV.

    E) II e III.

O método de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) oferece um método sistemático para selecionar misturas de agentes emulsificantes (tensoativos), a fim de produzir emulsões fisicamente estáveis. Fonte: Aulton, M. E. e Taylor, L. M. G. Aulton - Delineamento de formas farmacêuticas. 4 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 27 – Emulsões e cremes. 2016.
Analise a tabela de tensoativos e valores de EHL
Tensoativo Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) Span ® 85 1,8
Span ® 20 8,6 Brij® 98 12,0 Tween ® 80 15,0 Tween ® 20 16,7
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) O Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    B) O Tween® 80 forma uma emulsão do tipo A/O.

    C) Uma emulsão formada pela mistura de 80% de Tween® 20 e 20% de Span® 85 forma uma emulsão do tipo O/A.

    D) Para formar uma emulsão com EHL15, podemos utilizar a mistura de Span® 85 e Brij® 98.

    E) Uma emulsão formada pela mistura de 50% de Span® 85 e 50% de Brij® 98 apresenta características hidrofílicas.

Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou mucosas. Sobre as bases que compõem essas formas farmacêuticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A vaselina é uma base hidrofóbica composta por uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos derivados do petróleo. ( ) A lanolina é uma base hidrofílica obtida da lã de ovelha, que para ser utilizada como insumo farmacêutico precisa ser purificada, ou seja, limpa, desodorizada e descolorida. ( ) Bases removíveis pela água são emulsões do tipo A/O semelhantes a cremes, que, devido à sua fase externa aquosa, são facilmente retiradas da pele com água.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, F e V.

    B) V, F e F.

    C) V, F e V.

    D) F, V e V.

    E) V, V e F.

Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

    A) sustentada, no intestino, esôfago

    B) prolongada, pela saliva, estômago

    C) retardada, pelo ácido gástrico, intestino

    D) prolongada, pela saliva, intestino

    E) retardada, pelo ácido gástrico, estômago

Para formas farmacêuticas administradas oralmente, a ação prolongada do fármaco é alcançada ao afetar a velocidade na qual ele é liberado a partir da forma farmacêutica e/ou tornar mais lento o trânsito da mesma ao longo do trato gastrintestinal. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 9 – Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Associe a coluna da esquerda com a da direita, tendo como parâmetro a tecnologia de liberação prolongada para formas farmacêuticas orais.
TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
1. Micropartículas. 2. Sistemas de múltiplos comprimidos. 3. Sistemas matriciais hidrofílicos. 4. Formação de complexos. 5. Bomba osmótica.
CONCEITO
( ) Sistema OROS desenvolvido pela Alza®, em que é composto de um núcleo circundado por uma membrana semipermeável contendo um orifício de 0,4 mm de diâmetro, produzido por laser. O núcleo possui duas camadas, uma contendo o fármaco e outra um agente polimérico (camada propulsora). ( ) A substância ativa é combinada com excipientes em grânulos que lentamente sofrem erosão nos fluidos corporais, liberando de forma progressiva o fármaco para absorção. ( ) Sistema em que o fármaco é incorporado ou revestido por polímeros, formando microesferas ou microcápsulas. ( ) Algumas substâncias ativas, quando quimicamente combinadas com determinados compostos químicos, formam produtos que podem ser pouco solúveis nos fluidos do corpo, dependendo do pH do meio. A velocidade de liberação lenta proporciona a liberação prolongada do fármaco. ( ) Pequenos comprimidos esféricos apresentando de 3 a 4 mm de diâmetro podem ser preparados para apresentarem características diferentes de liberação do fármaco. Eles podem ser colocados em invólucros de gelatina para proporcionar o perfil de liberação desejado.
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA da associação.

    A) 5, 3, 1, 4 e 2.

    B) 4, 1, 5, 2 e 3.

    C) 2, 4, 3, 1 e 5.

    D) 5, 3, 1, 2 e 4.

    E) 5, 2, 1, 4 e 3.

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. Sobre a doença e seu agente etiológico, considere a alternativa correta:

    A) O principal reservatório do fungo é a água não tratada, não clorada.

    B) Em pacientes imunocompetentes, observa-se meningoencefalite de forma aguda ou crônica, com dor nos olhos e na cabeça, usualmente sem febre ou com quadro febril pouco expressivo, que evolui para dor de cabeça intensa e presença de sinais mais graves, como estrabismo, paralisia facial e cegueira total ou parcial.

    C) O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de roedores.

    D) A variante C. gattii, de caráter oportunista, representa a principal causa de meningoencefalite e morte em indivíduos com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids).

    E) A variante C. neoformans, acomete crianças e jovens sem evidência de imunodepressão aparente, sendo de comportamento endêmico ou focal nas zonas tropicais e subtropicais, especialmente, nas regiões Norte (Amazônia) e Nordeste do Brasil, incluído o semiárido, e, esporadicamente, nas demais regiões brasileiras.

Suspeitas de inefetividade terapêutica (SIT) ocorrem quando medicamentos não apresentam os efeitos que se esperam deles (Anvisa, 2008). Sobre as notificações de suspeita de inefetividade dos fármacos, analise os itens, abaixo:


I - A inefetividade pode ocorrer por redução ou por ausência do efeito esperado. Isso pode ocorrer por problemas com a qualidade do medicamento, interações medicamentosas, uso inadequado, resistência ou tolerância do paciente ao medicamento.


II - As notificações de suspeitas de inefetividade terapêutica são as mais complexas de ser investigadas, pois diversos são os fatores que podem influenciar a efetividade de um medicamento.


III - Na prática, há casos em que não se consegue comprovar a inefetividade do medicamento, já que, na maior parte das vezes, os laudos de controle de qualidade demonstram que o teor de princípio ativo está abaixo dos parâmetros estabelecidos, oficialmente.


Está incorreto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

Uma das contraindicações absolutas para qualquer tipo de suporte nutricional por via enteral ou parenteral a dosagem de Lactato Sérico:

    A) Maior que 1 mmol/L.

    B) Maior que 3 mmol/L.

    C) Menor que 0,4 mmol/L.

    D) Menor que 1 mmol/L.

    E) Menor que 3 mmol/L.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...