Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os materiais mais comumente pedidos para análise clínica são fezes, urina, sangue e expectoração. A maioria, fora o sangue, pode ser colhido em casa e permanece aos cuidados do paciente até a data de entrega para o laboratório que for analisar o material. Os exames mais pedidos são: hemograma, bioquímica do sangue, hemostasia, imunologia e os exames parasitológicos. Assinale a alternativa correta sobre o recolhimento desses materiais e suas análises:
Considerando dois possíveis arranjos moleculares de um fármaco x no estado sólido, conforme representados de maneira esquemática nas figuras A e B, em que a forma B é mais estável, julgue os itens subsecutivos.
Caso o fármaco x fosse usado no preparo de uma cápsula de uso oral, o início do efeito terapêutico seria mais rápido com a utilização do sólido representado no arranjo B.Com relação aos corantes hematológicos, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.
I - Na coloração de May-Grunwald-Giemsa, a coloração excessivamente azul pode ser devido ao esfregaço estar muito espesso ou ao tempo de coloração prolongado.
II - Uma coloração excessivamente rosa pode ser devido ao pH do corante muito ácido ou pela lavagem por tempo prolongado.
III - O aparecimento de precipitados no esfregaço pode ser decorrente do uso de lâminas que não foram limpas ou filtração inadequada do corante.
IV - Os núcleos são corados por corantes básicos e, por conseguinte, denominados basofílicos.
Marque a alternativa CORRETA:
Farmácia - Metodologia Científica na Investigação Clínica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Apesar de ser a única cura de inúmeras doenças, sabemos que o uso inadequado ou desnecessário dos antibióticos estimula bactérias mais resistentes e, incrivelmente, nenhuma nova classe de antibióticos surgiu nos últimos 20 anos. Recentemente, a Klebisiella pneumoniae carbapenemase (KPC) chamada de superbactéria, foi responsável por grandes surtos em diversos hospitais brasileiros, apresentando resistência concomitante a quase todos os agentes antimicrobianos testados e gerando altas taxas de mortalidade, particularmente entre pacientes muito debilitados, expostos a procedimentos invasivos e com tempo de hospitalização prolongado. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A existência de surtos somente ocorre pela falha na identificação fenotípica da KPC e de outros membros da família Enterobacteriaceae.
II. A mutação genética, que confere resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) está diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. A detecção desse gene mutante (bla KPC) somente é possível por técnicas de biologia molecular a partir de colônias bacterianas, um exame rápido (5-6 horas), porém exige equipamentos e conhecimentos especializados, por isso, ainda não disponíveis nos laboratórios de rotinas.
III. O tipo de exame solicitado irá depender do local acometido pela bactéria. Exame de urina I, urinocultura em casos de infecções do trato urinário, e antibiograma, onde o patógeno será semeado e serão dispensados os discos de papel filtro com antimicrobianos em concentrações fixas. Após incubação de 18h a 24h a 35 graus, é realizado a medição dos halos de acordo com os critérios estabelecidos por CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) para a bactéria pesquisada.
IV. Além das corretas interpretações dos exames de culturas de urina e sangue, também é necessário interpretar o hemograma, sendo a presença de leucócitos polimorfonucleares, um bom indicador de infecção bacteriana.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando dois possíveis arranjos moleculares de um fármaco x no estado sólido, conforme representados de maneira esquemática nas figuras A e B, em que a forma B é mais estável, julgue os itens subsecutivos.
O fármaco x é um sólido amorfo.A base dos testes clínicos da coagulação é a utilização de ensaios funcionais que verificam a velocidade de formação do coágulo. Qualquer defeito ao longo da via de formação do coágulo dará um resultado anormal. Marque a alternativa que apresenta o exame laboratorial que, quando prolongado, pode indicar um defeito na via extrínseca da coagulação:
Considerando dois possíveis arranjos moleculares de um fármaco x no estado sólido, conforme representados de maneira esquemática nas figuras A e B, em que a forma B é mais estável, julgue os itens subsecutivos.
O ponto de fusão do fármaco x independe do arranjo molecular, por isso A e B têm o mesmo ponto de fusão.De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. A água ultrapurificada apresenta baixa concentração iônica, baixa carga microbiana e baixo nível de carbono orgânico total, razão por que deve ser utilizada no momento em que é produzida ou no mesmo dia da coleta.
De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. Como a água utilizada na produção de medicamentos injetáveis não pode conter endotoxinas e deve apresentar contagem total de bactérias < 1 UFC/100 mL, essa água deve passar por testes mais rigorosos que aqueles realizados com a água ultrapurificada.
De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. A água utilizada na destilação, processo de purificação de primeira escolha da água para a produção de medicamentos injetáveis, deve ser, no mínimo, potável e, em geral, necessitará ser tratada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...