Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um soro lipêmico apresenta turvação devido aos níveis elevados de:
Colesterol
Fosfolipídios
Triglicerídeos
HDL-colesterol
Para determinar uma glicose pós-prandial devemos colher:
uma amostra de sangue, 2 horas após o almoço.
uma amostra de sangue, 3 horas após o almoço.
uma amostra de sangue, em jejum.
cinco amostras de sangue, sendo uma em jejum.
Na gasometria, o anticoagulante utilizado é :
heparina
citrato de sódio
EDTA
fluoreto de sódio
Ética e trabalho são dimensões de ordem prática. Isto significa que se manifesta numa ação concreta, transformadora do mundo, da realidade. A exigência de ética na política, no trabalho, no direito significa a busca de qualidade de vida, passando necessariamente pela formação ética dos indivíduos e, conseqüentemente, por uma sociedade pautada por comportamentos éticos. Baseado nessas informações, marque a opção correta sobre o comportamento ético profissional correto.
Manter sigilo quanto às informações sobre os exames realizados e guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente.
O alvo de toda atenção do profissional de saúde deve ser o seu bem estar, como fator fundamental à construção da identidade e da realização pessoal.
Revelar fatos sigilosos de que tenham conhecimento no exercício de suas atividades, fundamentados na liberdade, na dignidade e na igualdade entre os homens.
Alterar resultados de exames por ordem superior por respeito a disciplina e subordinação que deve existir num ambiente de trabalho.
A toxicologia estuda os efeitos tóxicos das substâncias químicas ao interagirem com o organismo vivo. Com base nos princípios da toxicologia, marque a opção verdadeira:
Dependendo das condições de exposição, toda substância química pode agir como toxicante.
Para fins didáticos, a intoxicação é dividida nas seguintes fases: fase toxicocinética, fase toxicodinâmica e fase clínica.
A toxicologia experimental é uma área de conhecimento da toxicologia que trata da detecção do agente químico.
A toxicidade de um agente químico se traduz através de sinais e sintomas clínicos.
Analise as afirmativas abaixo:
I - O efeito exacerbado é aquele que ocorre em tecidos com difícil capacidade de regeneração.
II - Os carcinógenos produzem efeito tóxico do tipo retardado.
III - Uma reação só pode ser denominada alérgica quando é determinada geneticamente.
IV - A reação de hiporreatividade requer doses mais altas que as usuais para um efeito qualitativamente igual ao normal.
V - O efeito tóxico local requer a absorção e distribuição do toxicante.
São corretas as afirmativas:
I, III e V
II e IV
II, III e V
II, IV e V
Leia as alternativas abaixo e marque a opção correta:
Um dos parâmetros utilizados para expressar o grau de toxicidade crônica das substâncias químicas é a DL50.
A natureza dos efeitos tóxicos produzidos por um certo agente químico independe da freqüência e duração da exposição.
Com base nos valores de DL50 , as substâncias que necessitam de altas doses para produzir o efeito tóxico são classificados como altamente tóxicos.
A DL50 possibilita saber se um toxicante é absorvido com a mesma eficiência por diferentes vias de administração.
A administração de duas ou mais substâncias leva a interações químicas. Analise as afirmativas relacionadas ao assunto e marque a opção verdadeira:
A interação entre duas substâncias com mecanismos de ação iguais, resulta em uma soma de efeitos produzidos por cada uma delas, levando a um efeito aditivo.
O tetracloreto de carbono e etanol são hepatotóxicos, mas, juntos, um bloqueia a ação do outro, produzindo uma anulação do efeito hepatotóxico.
Sinergismo acontece quando uma determinada substância não tem efeito tóxico num certo órgão ou sistema, mas quando administrada junto a outra substância química com toxicidade específica em determinado órgão, torna a última muito menos tóxica.
Potenciação acontece quando o efeito combinado das duas substâncias é igual ou superior soma matemática dos efeitos que cada uma delas produz quando administradas separadamente.
O antagonismo é a base do tratamento nas intoxicações agudas. Analise as afirmativas abaixo:
I - O antagonismo acontece quando duas substâncias administradas juntas, uma interfere na ação da outra.
II - Uma intoxicação por barbitúrico leva a hipotensão, a qual pode ser revertida pelo uso de adrenalina. Esta interação chama-se funcional.
III - O uso de dimercaprol numa intoxicação por metais leva a produtos menos tóxicos, e esta interação chama-se antagonismo químico.
IV - Numa intoxicação por monóxido de carbono, há formação de carboxihemoglobina quando interage com a hemoglobina. A administração de oxigênio é a base do tratamento, uma vez que há uma competição com o monóxido de carbono pelo mesmo sítio de ligação da hemoglobina.
V - Um antagonismo toxicocinético acontece com a interação de um indutor enzimático com um inseticida organofosforado. Nesta interação observa-se um efeito tóxico maior produzido pelo inseticida.
Estão corretas:
Apenas I e III
Apenas I e IV
Apenas II e V
Todas
.Com relação à Toxicocinética, analise as questões abaixo:
I - Absorção é a passagem de substâncias químicas do local de contato para a circulação sanguínea.
II - A intensidade e duração do efeito tóxico dependem da concentração do agente tóxico alcançada nos sítios de ação.
III - A distribuição do toxicante ocorre inicialmente nos órgãos altamente irrigados; logo, aqueles pouco irrigados nunca sofrem efeitos tóxicos.
IV - A pele é relativamente impermeável à maioria dos íons bem como às soluções aquosas; entretanto é permeável a grande número de toxicantes sólidos, líquidos e gasosos.
V - A camada da pele limitante da velocidade de absorção dos toxicantes é a derme.
Estão corretas:
I, III e V
I, II e III
I, III e V
I, II e IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...