Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Portaria no 176 MS, de 08.03.1999, refere-se
ao estabelecimento de critérios e requisitos para a qualificação dos municípios e estados, ao incentivo à Assistência Farmacêutica e à definição de valores a serem transferidos.
à regulamentação da participação de Conselheiros Federais e Representantes Regionais nos encontros de entidades profissionais farmacêuticas.
à regulamentação de instituição de normas para Licitações e Contratos da Administração Pública e dá outras providências.
ao controle sanitário a que ficam sujeitos a medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, e dá outras providências.
a prerrogativas sobre o exercício da responsabilidade técnica em estabelecimentos farmacêuticos homeopáticos.
A determinação de um analítico em qualquer amostra biológica, se baseia primeiramente na reação do analítico que se deseja medir, qualitativa ou quantitativamente, com um ou mais reagentes, visando à formação de um produto, que pode ser identificado visualmente ou medido através de um equipamento. As partículas de látex tem a função de mostrar visualmente a reação ocorrida, que se manifesta pela presença ou ausência de reação do tipo:
Precipitação
Aglutinação.
Colorimétrica
Ultravioleta
Farmacologia é definido como o estudo das ações e efeitos produzidos pelas drogas quando interagem com o organismo. Os fármacos são utilizados para o tratamento de doenças. Analise as afirmativas relacionadas ao uso de medicamentos: I Exemplos de medicamentos utilizados para bloqueio temporário de uma função normal são: anestésicos gerais e locais e anticoncepcionais. II Os antibióticos são utilizados para profilaxia. III Para a correção de uma função orgânica desregulada são utilizados: cardiotônicos na insuficiência da suprarrenal, hidrocortisona na insuficiência cardíaca congestiva e insulina no diabetes. Estão CORRETAS as afirmativas:
Assinale a alternativa que contém a definição de Medicamento Bioequivalente.
É o que apresenta, na sua composição, ao menos um fármaco ativo que tenha sido objeto de patente, mesmo já extinta, por parte da empresa responsável por desenvolvimento e introdução no mercado do país de origem.
São equivalentes farmacêuticos que, ao serem administrados na mesma dose molar e nas mesmas condições experimentais, não apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação à biodisponibilidade.
É um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
É aquele que contém os mesmos princípios ativos, mesma concentração, forma farmacêutica e via de administração, não necessitando, assim, de provas para a comprovação de equivalência.
É todo e qualquer produto farmacêutico elaborado dentro de padrões rígidos de qualidade, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
Em 100mL de uma solução de 12mols/L de ácido clorídrico (massa molar = 36,5g/mol) existem:
43,8g de HCl
44,5g de HCl
46,8g de HCl
48,6g de HCl
Em geral o KMnO4 (Permanganato Potássio) é usado na proporção de 1: 20.000ml, ou seja, um grama (ou 1.000mg) de KMnO4 para 20.000ml de solvente (água). Então, para prepararmos um litro de uma solução de KMnO4 a 1:20.000 sabendo que o comprimido é de 100mg, devemos utilizar:
São medicamentos isentos de testes de bioequivalência:
todos os medicamentos de uso oral.
os medicamentos para uso tópico não sistêmico.
os medicamentos de uso oral com fármacos absorvíveis em qualquer concentração.
os medicamentos de uso oral na forma farmacêutica de comprimidos.
os medicamentos cujos fármacos apresentem alta solubilidade e baixa permeabilidade.
Os quaternários de amônio usados em desinfetantes são inativados por
Proteínas
Esporos bacterianos.
Vírus hidrofílicos.
Micobactérias
Compreende-se por assistência farmacêutica "o conjunto de ações e serviços com vistas a assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenham atividades de projeto, pesquisa, manipulação, produção, conservação, dispensação, distribuição, garantia e controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica de me- dicamentos e produtos farmacêuticos". Com relação às disposições sobre a assistência farmacêutica em farmácias e drogarias, esse texto refere-se à
Lei no 5.991/73.
Resolução no 357/01 do CFF.
Lei no 9.787/99.
Resolução no 308/97 do CFF.
Resolução no 292/96 do CFF.
Marque a opção verdadeira.
Áreas semicríticas são todas as áreas ocupadas por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
Áreas não-críticas são todas as áreas hospitalares ocupadas por pacientes de doenças infecciosas.
Artigos críticos são aqueles que entram em contato apenas com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras.
Artigos semicríticos são todos aqueles que penetram através da pele e mucosas, atingindo os tecidos subepiteliais, e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...