Lista completa de Questões de Farmácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A determinação do nível de "hemoglobina glicosilada" avalia:
A glicemia média das últimas duas semanas
A glicemia média das últimas dez semanas.
A glicemia média das últimas cinqüenta semanas.
A glicemia do dia anterior
Um soro turvo com camada cremosa na superfície acusa:
Hipercolesterolemia
Ausência de ácidos graxos livres.
Diminuição de triglicérides.
Excesso de quilomícrons.
Testes rápidos de gravidez medem o nível de:
Andrógenos
Gonadotrofinas coriônicas
Estrógenos
Progesterona
A água poluída pode contaminar os indivíduos com numerosos parasitas. Assinale a alternativa em que se menciona um parasita NÃO transmissível pela água.
Salmonella typhi
Balantidium coli
Trypanosoma cruzi
Entamoeba histolytica
Um doente revela quadros febris intermitentes de 72 em 72 horas. Após os acessos febris, tem suores abundantes e sua urina se torna turva pela presença de hemoglobina, revelando que houve intensa hemólise. Revela ao médico ter vindo de uma longa permanência no interior do Amazonas, em região florestal. Você pode admitir, provavelmente, que ele seja portador de:
Doença de Chagas
Hepatite viral
Malária
Cólera
O procedimento adequado para antissepsia na coleta de sangue é usar algodão umedecido com:
álcool a 70%
álcool-ácido
álcool absoluto
álcool a 96%
No exame direto usado para pesquisa de trichomonas em secreção vaginal usamos:
Água deionizada
Água destilada
Soro glicosado a 5%
Cloreto de sódio a 0,9%
Os lipídios são transportados na corrente sangüínea por:
glicoproteínas
lipoproteínas
lipoforinas
citosol
A um paciente foi prescrito um medicamento anticonvulsivante barbitúrico oral (fenobarbital), devido a problemas de crises convulsivas. Após alguns meses de tratamento, o paciente estava sentindo uma queimação no estômago (azia) e em uma conversa com o seu vizinho contou a ele o que estava sentindo. O vizinho, prontamente lhe indicou um medicamento que era tiro e queda e que ele nem precisava consultar o médico, pois ele já tomava o medicamento há algum tempo e nunca teve problemas. O medicamento indicado pelo vizinho era um antiácido, (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio), que o paciente prontamente comprou na farmácia e logo começou a tomar. Após alguns dias de tratamento com o antiácido o paciente teve uma crise convulsiva apesar de tomar regularmente o anticonvulsivante. As crises se repetiram por várias vezes nos dias seguintes, devido à associação desses medicamentos pela incompatibilidade:
farmacológica, devido ao aumento da concentração plasmática do fenobarbital, atingindo níveis tóxicos, pela ação do antiácido
química, devido à epimerização do fenobarbital no meio básico do antiácido, diminuindo a eficácia do anticonvulsivante.
química, devido ao aumento do pH causado pelo antiácido, diminuindo a absorção e o efeito terapêutico do anticonvulsivante.
química, devido à ação quelante do anticonvulsivante, resultando em quelato insolúvel com o alumínio do antiácido, não absorvível, diminuindo a eficácia do anticonvulsivante
química, devido à diminuição do pH causado pelo antiácido, diminuindo a absorção e o efeito terapêutico do anticonvulsivante
O idoso, em geral, faz uso de diversos medicamentos concomitantemente e merece ampla atenção farmacêu- tica, no que diz respeito às possíveis interações. O potencial para interações é da ordem de 100% quando o número de medicamentos prescritos é de, no mínimo, oito. Antiinflamatórios não-esteróides com anti- hipertensivos β-bloqueadores costumam ser consumi- dos por idosos e o farmacêutico deve alertá-lo porque:
ocorre competição pelos sítios receptores causan- do, conseqüentemente, antagonismo e aumento da ação do β-bloqueador
a inibição da síntese de prostaglandinas provocada pelos antiinflamatórios tende a diminuir a pressão arterial, aumentando os níveis dos anti-hipertensivos acima dos tóxicos.
a inibição da síntese de prostaglandinas provocada pelos antiinflamatórios tende a elevar a pressão arterial, reduzindo a eficácia do anti-hipertensivo.
Ocorre competição pelos sítios receptores causan- do, conseqüentemente, antagonismo entre os fármacos e redução da ação do antiinflamatório.
A inibição da síntese de prostaglandinas provocada pelo anti-hipertensivo diminui a eficácia do antiinflamatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...