Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A causa mais comum da doença hemolítica do recém-nascido está relacionada com o anti-Rh0 . Este anticorpo pertence à classe:
IgA
IgA
IgE
IgG
IgM
A temperatura média de incubação dos meios de cultura durante a realização da coprocultura é de 37 °C, porém algumas bactérias são termotolerantes e têm seu crescimento favorecido pelo aumento da temperatura. O gênero de bactérias que cresce bem a 42-43 °C, inibindo o crescimento de outras e, com isso, facilitando o seu diagnóstico, é:
Escherichia.
Proteus.
Clostridium.
Campylobacter.
Salmonella.
O diagnóstico de muitas doenças infecciosas e sistêmicas depende da detecção de antígenos e/ou anticorpos específicos na circulação ou nos tecidos, utilizando-se anticorpos monoclonais ou imunoensaios. Uma metodologia utilizada para obtenção desses anticorpos monoclonais se dá através da produção de:
granulomas.
tumores de células T.
lipossomas.
mieloma múltiplo.
hibridomas.
A presença de porfobilinogênio na urina pode ter significado clínico e ser indicativa de um quadro de porfiria. Para diferenciação de urobilinogênio de porfobilinogênio devese usar o Método:
Watson-Schwartz
Rothera.
Griess.
Benedict.
Dubin-Johnson.
Três tubos contendo líquido cefalorraquidiano, numerados seqüencialmente como 1, 2 e 3, de acordo com a ordem da coleta, foram encaminhados ao laboratório. Para que sejam corretamente processados, o tubo de no 2 deverá ser encaminhado ao Setor de:
Bioquímica.
Microbiologia.
Hematologia.
Imunologia.
Citoquímica
O Método de Baermann-Moraes é um método eletivo para pesquisa de larvas de nematóides graças à propriedade de termoidrotropismo por elas apresentada. Um dos critérios utilizados para rejeição das amostras para serem submetidas ao referido método é:
presença de muco nas fezes.
utilização de amostras diarréicas ou liqüefeitas
uso de medicamentos imunossupressores.
não-realização de jejum completo por 12 horas.
Uma pesquisa laboratorial de anticorpos foi realizada através da incubação de soro, primeiramente, com o antígeno específico fixado em uma fase sólida e, em seguida, com antiimunoglobulina ligada a uma enzima e com um substrato cromogênico específico. Esta pesquisa utilizou o método:
Western-Blot.
VDRL.
ELISA.
hemaglutinação.
eletroforese.
Em um meio de cultura sólido, é semeado um material proveniente de um furúnculo, revelando na bacterioscopia célula esférica sob forma de cachos irregulares, positiva para coloração de Gram. Esta morfologia é típica de:
estreptococos.
enterococos.
estafilococos.
criptococos.
gonococos.
Paciente com quadro de onicomicose extensa é submetido a uma raspagem no local infectado. Um dos meios de cultura em que este material retirado deve ser semeado é o:
Löflfer.
MacConkey.
Dubos.
Kauffmann.
Sabouraud.
Cepas de Streptococcus pyogenes podem produzir toxinas conhecidas como estreptolisinas ou hemolisinas. Somente a estreptolisina O é capaz de induzir a produção de anticorpos específicos, a antiestreptolisina O (ASLO). A técnica de Rantz e Randall, utilizada para a detecção desses anticorpos, constitui uma reação de:
hemaglutinação.
precipitação.
imunofluorescência.
fixação
inibição de hemólise.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...