Questões de Farmácia do ano 2008

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O exame de urina fornece uma ampla variedade de informações importantes para o diagnóstico de distúrbios funcionais e estruturais dos rins e do trato urinário inferior. Considere o seguinte resultado de EAS: densidade = 1,04; pH 7,3; proteínas (!); glicosúria (!); nitrito (++); esterase leucocitária (++); sangue (++), sedimentoscopia = 30 hemácias por campo; presença de leucócitos e de cilindros hemáticos. Com base nesse resultado de EAS, julgue os itens seguintes.

De acordo com os dados apresentados, é possível que o paciente tenha cristais de fosfato amoníaco-magnesiana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir dos dados de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Caso um paciente diabético tenha realizado exame sanguíneo de hemoglobina glicada em novembro de 2008, esse teste refletirá os níveis médios de glicemia ocorridos desde junho de 2008.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema nervoso autônomo (SNA), também conhecido como sistema nervoso visceral, vegetativo ou automático, comanda as funções viscerais do organismo para mantê-lo estável frente às necessidades de adaptação aos meios internos e externos. Assinale a opção que não está relacionada ao SNA.

  • A.

    Os músculos esqueléticos são enervados pelos nervos efetores do SNA.

  • B.

    As sinapses ocorrem nos gânglios externos ao eixo cerebroespinhal.

  • C.

    Os nervos pós-ganglionares não são mielinizados.

  • D.

    No SNA, observa-se a formação de plexos periféricos extensos.

Com base na figura acima, julgue os itens seguintes.

I Nas sinapses pós-ganglionares das fibras do sistema parassimpático, correspondentes ao ponto 2 da figura, é liberado o medidor químico denominado acetilcolina.

II Nas sinapses pós-ganglionares das fibras do sistema simpático, correspondente ao ponto 4 da figura, o medidor químico liberado é a noradrenalina.

III A noradrenalina liga-se aos receptores conhecidos como nicotínicos.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • B.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • C.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

Todas as sensações, sentimentos e pensamentos HUMANOS, assim como aprendizagem e memória, só ocorrem devido ao processo de comunicação entre as células nervosas. O processo químico de interação entre os neurônios e entre os neurônios e as células efetoras acontece na terminação do neurônio, em uma estrutura chamada sinapse. Acerca das sinapses, assinale a opção correta.

  • A.

    Os neurônios que sintetizam e liberam acetilcolina são denominados neurônios adrenérgicos.

  • B.

    Quando um potencial de ação alcança o botão terminal de um neurônio pré-sináptico, um canal de cálcio é aberto, estimulando a exocitose de vesículas pré-sinápticas que contêm os neurotransmissores.

  • C.

    Condução sináptica refere-se à propagação dos impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra.

  • D.

    Parte da norepinefrina liberada pelos neurônios pré-sinápticos é retirada da fenda sináptica após a sua reabsorção pelo neurônio pós-sinático.

A dispensação de medicamentos é o ato profissional farmacêutico, de atendimento a um paciente com necessidades e características específicas, sendo uma das últimas oportunidades de identificar, corrigir ou reduzir possíveis riscos associados à terapêutica medicamentosa. Na dispensação, o farmacêutico poderá substituir o medicamento prescrito nas seguintes situações:

  • A.

    Substituição do medicamento de referência prescrito pelo genérico correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.

  • B.

    Substituição do medicamento de referência prescrito, exclusivamente, pelo genérico correspondente e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.

  • C.

    Substituição do medicamento genérico prescrito pelo medicamento de referência correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, desde que não haja restrições expressas pelo prescritor, de próprio punho.

  • D.

    Substituição do medicamento de referência prescrito pelo genérico correspondente ou por um medicamento similar e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, independente de restrições expressas pelo prescritor.

  • E.

    Substituição do medicamento de referência prescrito exclusivamente, pelo genérico correspondente e, neste caso, deve colocar seu carimbo, no qual constam seu nome, inscrição no CRF e datar e assinar, independente de restrições expressas pelo prescritor.

Um rapaz de 18 anos, com tosse seca após um resfriado, chega à Farmácia da unidade de saúde com a seguinte receita:

Codeína 30 mg.

1 comprimido 3 vezes ao dia.

60 comprimidos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína é um fármaco antitussígeno isento de efeitos adversos graves, podendo ser utilizado por períodos prolongados.

  • B.

    O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico, para confirmar a prescrição, pois codeína é um fármaco de ação analgésica central e, portanto, ineficaz para o tratamento da tosse.

  • C.

    O farmacêutico deverá entrar em contato com o médico para confirmar a quantidade de comprimidos prescrita, pois a duração recomendada para o tratamento da tosse seca sem maiores complicações, é de, no máximo, 5 dias e, portanto, 10 a 15 comprimidos seriam suficientes.

  • D.

    O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista A2 – lista das substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais (Sujeitas a Notificação de Receita "A") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.

  • E.

    O farmacêutico deve dispensar o medicamento, pois codeína está corretamente prescrita, observando que a mesma faz parte da Lista B1 – Lista das substâncias psicotrópicas (Sujeitas a Notificação de Receita "B") –, da Portaria SVS/MS no 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações.

Um paciente de 45 anos apresenta diagnóstico de hipertensão arterial. É acompanhado na unidade de saúde, sendo tratado com atenolol 50 mg, um comprimido ao dia. Após uma crise asmática tratada na emergência, retorna à Farmácia da unidade de saúde com uma receita de salbutamol aerosol. Para este caso, o procedimento farmacêutico mais adequado é:

  • A.

    Dispensar o medicamento, orientando sobre o modo de administrar as formas farmacêuticas inaláveis e recomendando que o paciente venha fazer o controle da pressão.

  • B.

    Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo acrescente um corticosteróide como medicamento de manutenção e prevenção das crises asmáticas.

  • C.

    Conversar com o médico prescritor, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antiasmático, pois este pode induzir crises hipertensivas.

  • D.

    Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo substitua o medicamento antihipertensivo, pois bloqueadores beta-adrenérgicos podem induzir crises asmáticas, especialmente em doses elevadas.

  • E.

    Conversar com o médico da unidade de saúde que acompanha o paciente, sugerindo que o mesmo acrescente um medicamento antihipertensivo (por exemplo, enalapril), pois o salbutamol interage com o atenolol, diminuindo sua eficácia.

Sobre as ações preconizadas no chamado ciclo logístico da assistência farmacêutica, é correto afirmar:

  • A.

    O armazenamento é uma atividade primordial para garantir o abastecimento e o acesso ao medicamento, sendo recomendada a combinação dos diversos métodos (perfil epidemiológico, consumo histórico, consumo mensal médio, oferta de serviços).

  • B.

    A seleção é um processo de escolha, baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), sendo considerada a atividade mais importante, pois é a partir dela que são desenvolvidas as demais atividades.

  • C.

    A distribuição objetiva suprir necessidades de medicamentos em quantidade, qualidade e menor custo-efetividade, devendo ser realizada de acordo com a programação, objetivando manter a regularidade do abastecimento, exigindo pessoal qualificado com conhecimento da legislação vigente, especialmente aquela relacionada à licitação.

  • D.

    A programação envolve atividades de recepção, estocagem, guarda, conservação e controle de estoque de medicamentos, sendo necessários rigorosos procedimentos técnicoadministrativos com instrumentos próprios de controle e registro das informações, assegurando a conservação dos produtos e evitando perdas e desperdícios.

  • E.

    A aquisição trata do suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo adequados, devendo ser rápida, segura, eficiente, e exigir transporte adequado e seguro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando o paciente recebe medicamentos apropriados para a patologia que apresenta, em doses adequadas à suas necessidades individuais, pelo período necessário e pelo menor custo. Assinale a opção que descreve intervenções adequadas à promoção do uso racional de medicamentos.

  • A.

    A escolha do medicamento deve ser baseada na rotina do hospital ou unidade de atendimento aos pacientes.

  • B.

    O paciente deve ser esclarecido acerca da patologia, mas informações adicionais sobre os medicamentos prescritos devem ser evitadas, já que confundem o paciente e atrapalham o curso do tratamento.

  • C.

    Deve-se priorizar o uso de medicamentos essenciais selecionados por comitês de farmácia e terapêutica.

  • D.

    Deve-se enfatizar, no ensino da farmacologia dos medicamentos, a sua farmacocinética e farmacodinâmica, sendo o ensino das interações medicamentosas dispensável.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...