Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A biodiversidade amazônica se apresenta em termos superlativos, considerando-se os números de plantas, peixes, aves, mamíferos, animais marinhos, insetos e microrganismos. Aproximadamente 1% dessa biodiversidade amazônica já foi estudada do ponto de vista químico ou farmacológico. Esses estudos constituem a base das pesquisas e do desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Conhecer essa potencialidade e extrair de maneira correta os princípios ativos das plantas é o grande desafio dos próximos anos. À luz dessas informações, julgue os próximos itens, acerca da extração e identificação de atividade de princípios ativos nos vegetais.
A atividade hemolítica de extratos vegetais indica a presença de glicosídios antraquinônicos.
Os medicamentos classificados como fitoterápicos não possuem princípios ativos purificados. Para as análises dos princípios ativos presentes nesses medicamentos, são utilizadas técnicas analíticas em cromatografia. Com relação às análises cromatográficas, julgue os seguintes itens.
Na cromatografia em camada delgada, a fase estacionária é a substância polar (água) que está adsorvida na tira de papel absorvente e a fase móvel é o solvente orgânico.
Assinale a alternativa correta.
O haloperidol é um fármaco:
Assinale a alternativa correta.
O captopril é um fármaco antihipertensivo pertencente aos:
Antagonistas da enzima de conversão da angiotensina.
Para o tratamento do diabetes Mellitus, um dos seguintes medicamentos abaixo não pode ser utilizado. Assinale-o.
A digoxina é um importante glicosídio cardioativo (aumenta a atividade vagal e inibe a bomba de Na+/ K+) indicado no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva e taquiarritmias supraventriculares. Assinale a alternativa correta relacionada ao uso da digoxina.
Pacientes com insuficiência renal podem utilizar a mesma dose que os pacientes com função renal normal.
A digoxina é um fármaco isento de efeitos colaterais.
A digoxina é um fármaco com larga margem entre a sua eficácia e toxicidade.
Não existe evidência de interações farmacocinéticas ou farmacológicas no uso concomitante de digoxina com antibióticos, quinidina ou bloqueadores de canais de cálcio.
Um dos principais inconvenientes do uso clínico da digoxina consiste na estreita margem entre a sua eficácia e toxicidade. Assim sendo, é fundamental que o médico, no momento da prescrição, como o farmacêutico, quando da dispensação, expliquem detalhadamente para o paciente e seus familiares como o medicamento deve ser utilizado e a observação de aparecimento de possíveis efeitos colaterais, como arritmias cardíacas, náuseas, vômitos, diarréia, desorientação e confusão.
MARSA é a denominação atribuída às cepas de Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina e a aminoglicosídeos. Evitar a transmissão destes microrganismos entre os profissionais da área de saúde e os pacientes constitui importante desafio das comissões de infecção hospitalar. No que se refere às atividades que devem ser desenvolvidas pelos profissionais de saúde no caso de pacientes com MARSA, assinale a opção correta.
O número excessivo de visitas é considerado fator de risco associado à aquisição de MARSA em ambiente hospitalar.
O resultado negativo das culturas de secreção nasal de pacientes com suspeita de MARSA é suficiente para retirá-los do isolamento
Os antibióticos prescritos para os pacientes com MARSA devem-se basear nos resultados das culturas, para se manter o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos padronizados no hospital.
A lavagem das mãos antes e depois do contato com um paciente com MARSA exclui a necessidade de se usarem luvas.
A oxacilina é um antimicrobiano indicado no tratamento das infecções causadas pelo Staphylococcus aureus produtores de penicilinase. Com relação a esse antimicrobiano, assinale a opção correta.
A oxacilina é um antibiótico semi-sintético, derivado das penicilinas.
Esse antibiótico pode ser conservado em temperatura ambiente, ou seja, entre 10 ºC e 35 ºC.
A principal via de eliminação da oxacilina da circulação é através da excreção da bile.
A oxacilina injetável sofre metabolização de primeira passagem pelo fígado.
O efeito terapêutico de um fármaco depende, entre outros fatores, da concentração e da velocidade com que o princípio ativo atinge o local de ação, o que é influenciado pela via de administração utilizada. Atualmente, 80% dos tratamentos realizados fora do ambiente hospitalar utilizam fármacos administrados por via oral. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A administração de fármacos pela via oral apresenta os mesmos riscos que a administração pela via parenteral.
Os fármacos absorvidos pela mucosa oral, bem como os absorvidos pelo trato gastrointestinal, não sofrem metabolização de primeira passagem pelo fígado.
Todo princípio ativo liberado no trato gastrointestinal é absorvido e liberado na circulação.
A via oral é a mais utilizada na automedicação.
Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando os aspectos farmacológicos dos medicamentos que podem ter sido ministrados aos pacientes referidos no texto, assinale a opção correta.
Medicamentos administrados na forma de cápsulas não são absorvidos antes da passagem pelo cólon transverso.
Drogas lipofílicas, devido à sua facilidade em atravessar membranas, são rapidamente excretadas.
Compostos administrados por via sublingual não passam pelo fígado imediatamente após a absorção.
Uma droga hidrofílica administrada por via endovenosa terá sua concentração plasmática diminuída de forma linear ao longo do tempo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...