Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
Na maioria das vezes, a doença hemolítica do recém-nascido é provocada pela imunização materna ao antígeno D, presente nas hemácias fetais.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
Em caso de doença hemolítica em recém-nascidos, o hemograma revela anemia com eritrócitos circulantes em grande número.
Com relação à hematologia, julgue os itens de 79 a 86.
A eliptocitose hereditária é causada por defeitos nas interações horizontais entre as proteínas formadoras da membrana eritrocitária.
Com relação ao diagnóstico das infecções por protozoários e helmintos, julgue os itens de 93 a 98.
Para o diagnóstico da esquistossomose, utiliza-se o exame parasitológico de fezes, com preferência pelo método Kato-Katz, que permite a determinação da quantidade de ovos por grama de fezes.
Existem algumas associações de antimicrobianos que levam a um aumento da eficácia no tratamento de algumas infecções como, por exemplo, o uso conjunto de drogas do grupo das penicilinas e aminoglicosídios. A justificativa para essa utilização conjunta é:
os dois grupos de droga apresentam a capacidade de inibição da parede celular e dessa forma há um sinergismo entre ambos. Essa associação é importante para o tratamento de infecções por anaeróbios, ação potencializada pelo aminoglicosídio, um grupo potente como anaerobicida;
os grupos inibem a síntese protéica bacteriana e dessa forma levam a um efeito sinérgico. Essa associação é importante não só porque aumenta o espectro de ação, mas ainda pode diminuir o risco de nefrotoxicidade e ototoxicidade;
a associação entre esses dois grupos leva a um aumento do espectro, pois, as duas drogas associadas provocam uma inibição da replicação do DNA bacteriano e dessa forma levam a morte do microorganismo;
a associação entre esses dois grupos leva a um aumento da concentração plasmática do aminoglicosídio e dessa forma há uma maior inibição da síntese protéica aumentando o efeito bactericida;
a explicação mais aceita para o sinergismo entre esses dois grupos de antimicrobianos é que a inibição da síntese da parede celular aumenta a entrada dos aminoglicosídios nas bactérias.
A respeito dos antimicrobianos, julgue os próximos itens.
A tetraciclina pode ser administrada com leite porque não há evidência clínica de interação medicamentosa entre tais elementos.
Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.
O diminidrinato deve ser utilizado com cautela durante a amamentação porque diminui a quantidade de leite.
No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue os próximos itens.
As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos.
Em relação à farmacocinética, julgue os itens a seguir.
Fármacos que apresentam como efeito adverso náusea e vômito devem ser administrados com alimento para diminuir o desconforto gastrintestinal, como, por exemplo, anti-inflamatórios não esteroidais, fluoxetina e metoclopramida.
De acordo com o Suplemento de Saúde da PNAD 2008, a prevalência de hipertensão na população idosa está em torno de 54%. O idoso pode apresentar diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular e ainda outras doenças crônicas associadas. Julgue os itens a seguir, em relação ao tratamento dessas doenças e a aspectos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e interação medicamentosa.
A furosemida, diurético de alça, pode ter a sua efetividade diminuída quando administrada concomitantemente aos antiálgicos, inibidores seletivos ou não seletivos de cicloxigenase, podendo ocasionar aumento da pressão arterial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...