Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um médico de uma unidade hospitalar prescreve que 1500 unidades de heparina sejam administradas por hora, por infusão intravenosa, durante 24 horas. A farmácia providenciou bolsas contendo 50 000 unidades de heparina em 500 ml de solução. Quantos ml serão utilizados dessa preparação, para 24 horas, e quantos ml por hora devem ser infundidos?
360 ml e 20 ml/hora;
360 ml e 15 ml/hora;
36 ml e 1,5 ml/hora;
694 ml e 28 ml/hora;
69 ml e 3 ml/hora.
Em relação teste de Coombs é possível afirmar que:
Para realizar o teste de Coombs direto é necessário preparar uma solução salina a 5% das hemácias a serem testadas.
O teste de Coombs direto não é útil no diagnóstico de doenças auto-imunes.
No teste de Coombs indireto a incubação em banho-maria deve ser feita a 37° C de 15 a 45 minutos.
Não tem indicação nos exames de rotina de pré - natal.
Pacientes fazendo uso de diuréticos de alça devem ser alertados para aumentar a ingestão de alimentos ricos em:
Cloro.
Potássio.
Gorduras insaturadas.
Vitamina C.
Em relação ao exame de VHS é incorreto afirmar que:
É útil como marcador inespecífico para diversas doenças.
Apresenta alta sensibilidade.
Valores de VHS altos por períodos prolongados podem ser causados por inflamação localizada ou câncer.
Em quadros de anemia e gestação o VHS se apresenta com baixos valores.
Em relação ao exame PCR assinale a alternativa correta:
Assim como o exame de VHS é altamente específico.
É útil para avaliar o risco cardiovascular.
Pessoas com níveis de PCR persistentemente abaixo de 0,3 mg/dL (3mg/L) apresentam maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares como infarto e AVC.
Em indivíduos sadios sua concentração é alta.
Com relação ao Diabetes, conforme a Associação Americana de Diabetes e endossado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, assinale a alternativa INCORRETA:
Os valores de Glicemia para o diagnóstico são: Normal: glicemia de jejum entre 70 mg/dl e 99 mg/dl e inferior a 140 mg/dl 2 horas após sobrecarga de glicose. Intolerância à glicose: glicemia de jejum entre 100 a 125 mg/dl. Diabetes: 2 amostras colhidas em dias diferentes com resultado igual ou acima de 126 mg/dl ou quando a glicemia aleatória estiver igual ou acima de 200 mg/ dl na presença de sintomas. Teste de tolerância à glicose aos 120 minutos igual ou acima de 200 mg/dl.
O exame de Hemoglobina Glicada (A1C) é capaz de resumir se o controle glicêmico foi eficaz, ou não, num período anterior de 60 a 90 dias. Como consenso, o valor de A1C mantido abaixo de 7% promove proteção contra o surgimento e a progressão das complicações microvasculares do diabetes, como retinopatia, nefropatia e neuropatia.
A cetonúria serve para indicar a presença de descompensação do Diabetes e é um sinal de alarme de que a situação metabólica está fora de controle. Pode ser evidenciada em pacientes virgens de tratamento, naqueles que eventualmente tenham interrompido o tratamento insulínico, ou pela presença de alguma intercorrência orgânica grave, como uma infecção grave, por exemplo.
A dosagem da Frutosamina é capaz de apresentar o controle glicêmico das últimas 4 a 6 semanas. Pode ser útil para a avaliação de alterações do controle de diabetes em intervalos menores, para julgar a eficácia de mudança terapêutica, assim como no acompanhamento de gestantes com diabetes. Este exame, entretanto, não deve ser realizado em pacientes portadores de hemoglobinopatias e na presença de anemia.
O diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireoide. Já o diabetes Tipo 2 (DM2) possui um fator hereditário maior que no DM1, e há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. Por muitas razões, as células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. Esta é uma anomalia chamada de resistência insulínica.
Sobre a infecção pelo HIV, afirma-se:
- Com relação aos métodos de detecção, consideram- -se os sorológicos como indiretos e a detecção de antígenos ou ácidos nucleicos do HIV e a cultura viral como métodos diretos.
- Na prática clínica, a imunofluorescência indireta, também conhecida como ensaio de imunoadsorção ligado à enzima, é utilizada na confirmação sorológica por sua facilidade de automação, custo relativamente baixo e sensibilidade e especificidade elevadas.
- Os métodos de ELISA e o Western blot avaliam a produção de anticorpos contra o HIV. Caso o resultado seja negativo, o paciente deve repetir novamente a sorologia anti-HIV 6 meses após o último episódio de contato de risco.
- O Western-blot é considerado padrão ouro para confirmação do resultado na etapa de triagem por detectar anticorpos específicos do vírus, e a contagem de células CD4 em sangue periférico mede a imunocompetência celular, sendo útil no acompanhamento de soropositivos.
- Os testes de amplificação do genoma do vírus constituem- se em análise quantitativa da carga viral por técnicas baseadas na amplificação de seus ácidos nucleicos, amplificação de DNA em cadeia ramificada e amplificação sequencial de ácidos nucleicos. Têm alta sensibilidade, permitindo o acompanhamento da resposta à terapêutica antirretroviral.
Quantas afirmações estão corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
O teste da velocidade de sedimentação das hemácias (VHS) tem sido empregado no diagnóstico de ampla variedade de condições clínicas, na predição e na avaliação da gravidade de doenças e até como um índice geral de saúde, quando seus valores estão dentro da faixa de normalidade. É um teste inespecífico na documentação de processo inflamatório, infeccioso ou neoplásico, servindo também para inferência de sua intensidade e, considerando-se as limitações, da resposta à terapêutica. Diante disso, associe as colunas:
1) Condições associadas a aumento do VHS
2) Condições que dificultam o aumento do VHS
a. Artrite reumatoide
b. Insuficiência renal crônica
c. Mieloma múltiplo
d. Hipofibrinogenemia
e. Anemia falciforme
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
a-2, b-2; c-1; d-2; e-2
a-2, b-1; c-1; d-2; e-2
a-1, b-1; c-2; d-1; e-1
a-1, b-1; c-1; d-2; e-2
a-1, b-1; c-2; d-2; e-2
No que se refere a aquisições de medicamentos, assinale a alternativa INCORRETA:
Os preços dos medicamentos tendem a reduzir conforme o volume da compra efetuada.
A formação de consórcios intermunicipais, em âmbito regional ou estadual, também é outra estratégia de gestão a ser considerada e definida, pois pode permitir aos municípios menores usufruir do poder de compra e da infraestrutura administrativa proporcionada por essa forma de organização.
A opção por realizar contratos de compra com volume menor, com prazo determinado e entregas parceladas costuma apresentar vantagens como regularidade no abastecimento, redução dos estoques e nos custos de armazenamento, garantia de medicamentos com prazos de validade favoráveis e execução financeira planejada e gradual.
A definição de como comprar não se restringe à definição legal da modalidade de aquisição, mas deve levar em conta outros fatores de planejamento e estratégia pertinentes à Gestão da Assistência Farmacêutica.
De acordo com o regulamento técnico que institui as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia, assinale a alternativa CORRETA:
A Denominação Comum Brasileira é quando um fármaco ou princípio ativo é aprovado pelo OMS (Organização Mundial da Saúde).
A Denominação Comum Internacional é quando o fármaco ou princípio farmacologicamente ativo é aprovado pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária.
A Dinamização é o fracionamento da forma farmacêutica na quantidade correspondente à dose posológica, preservadas suas características de qualidade e rastreabilidade.
Dialisato é a solução obtida após diluição do CPHD, na proporção adequada para uso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...